Sejam bem vindos ao site sobre a Bíblia do ponto de vista místico e esotérico

Informações a respeito de cabala cristã, martinismo, arqueologia bíblica, interpretações, textos místicos e assuntos relacionados



sexta-feira, 6 de abril de 2012

Significado místico da Páscoa

Significado místico da Páscoa





            A ressurreição de Cristo é a manutenção da vida da Natureza, de forma que anualmente esse Verbo renova o que parecia morrer, pois tem no Cósmico sua influência de germinação, que representamos pelo ovo, origem da vida, pois o Cristo é a origem da vida, é “O Vivo”. Assim também o pão do céu e a fuga das trevas do Egito, da escravidão, nos levam errantes e transeuntes no rumo à liberdade, que apenas se encontra na “terra de leite e mel” (no Reino dos Céus). Então esse pão do céu é na verdade a Torá-Bíblia (Lei), que entregue pelo Altíssimo encaminha o homem para a alimentação de seu espírito, verdadeira alimentação. As 4 letras do Nome Santo assim estão unidas e o homem santo (tsadik) está na presença de Deus (Shekinah), e é um Cristo em formação, para por fim ter se libertado da sua cruz pessoal (matéria que aprisiona).
         Nessa época, no hemisfério norte as sementes germinam e aparecem também os frutos, e assim a vida que Cristo Cósmico difunde no mundo, revela o seu sacrifício, o sacrifício do Logos na matéria, que assim vive e revive. E o ovo está em várias cosmogonias, desde a escandinava, a hindu, egípcia e outras, revelando a origem do Universo, que hoje a ciência coloca sabiamente no ovo anterior ao Big Bang. Esse ovo é claramente símbolo além da vida, do ciclo e do retorno a vida após a transformação, que entendemos por morte. Um ciclo é revelado, e isso supera a velha linha reta, que apenas está com relação a ressurreição, mas que antes exige a reencarnação para sua devida evolução. E o ovo é chocado pela serpente, não por satanás, mas pela serpente que está na estaca (ou cruz) de Moisés, na serpente de bronze, que prefigurava Cristo.
         E o homem encontrará esse mistério no “Juízo Final”, na segunda morte, onde seu veículo grosseiro e animal é dissolvido para dar lugar ao santo veículo de consciência, pois assim está escrito que não “herda o Reino a carne”. Então por isso “não mais haverá esposos e esposas”, nem mesmo será necessária a morte. A ressurreição estará assim presente quando encontradas as “7 igrejas” e também abertos os “7 selos”, pois antes desse tempo, ou “daquele tempo” não poderá ter revelado esse mistério. Cristo morreu por todos os “vivos”, e ressuscita em toda a vida que evolui, fazendo si mesmo a presença através do Espírito Santo. E a espada (do Verbo) vem para esse tempo, somente podendo ouvir quem “tiver ouvidos para ouvir”, pois do contrário não serão reconhecidos. Morte no plano material é nascimento no plano espiritual, e vice-versa. Cristo rompeu o ciclo, quebrou o ovo, e assim teremos nós um dia que fazer.