Sejam bem vindos ao site sobre a Bíblia do ponto de vista místico e esotérico

Informações a respeito de cabala cristã, martinismo, arqueologia bíblica, interpretações, textos místicos e assuntos relacionados



segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Milagres, Paranormalidade e Ciências Ocultas

Milagres, Paranormalidade e Ciências Ocultas




Disse-lhe João: Mestre, vimos um homem que em teu nome expulsava demônios, e nós lho proibimos, porque não nos seguia. 39 Jesus, porém, respondeu: Não lho proibais; porque ninguém há que faça milagre em meu nome e possa logo depois falar mal de mim;40 pois quem não é contra nós, é por nós. (Marcos: 9:31-40)



         Vendo algo em TV por assinatura me despertou interesse um documentário sobre milagres, e consequente discussão de peritos e estudiosos. Vi que os casos citados foram de várias religiões, algumas até não cristãs, mas que o milagre estava sempre na certeza da opinião popular. Por outro lado, apareciam céticos e parapsicólogos contestando ou questionando os fatos, como curas e acontecimentos no mínimo paranormais, e assim delegando os fenômenos a outras origens.
         A maioria dos milagres estava em países em desenvolvimento da América Latina e se relacionavam a Igreja Católica, onde havia desde curas extraordinárias dos religiosos, até santas que choram, uma que é paranormal (de Guadalupe...), hóstias que sangram, vultos fotografados nas igrejas e assim por diante. Mesmo em outras igrejas, ou até em uma determinada xamã, leva todos os peritos a dúvidas e explicações que são dadas nas meras hipóteses, quando a fé do povo sempre tem a certeza do milagre e da intervenção de Deus.
         Porém a Igreja (Católica) hoje é cautelosa em aceitar os milagres, os fazendo em raríssimos casos. Essa parcimônia até que é justificável, haja vista o grande número de negociantes querendo receber alguma vantagem financeira com locais santos e alguns interesses secundários, que nada tem a ver com a religião. A “Defesa da causa dos santos”  acaba por analisar todos os casos, e são muitos. Muitos são reprovados, por haverem provas científicas ou se provar que a causa se deu por causas naturais. Mesmo parapsicólogos dizem ser apenas um fenômeno de telergia, uma espécie de poder da mente. Mas quem garante que Deus não opere por meios naturais, e se quiser também em sobrenaturais ou paranormais?
         As chagas vem assim sendo já colocadas como um fenômeno paranormal, sem contudo em casos levar a tratar como milagre. Esquece-se de um Francisco de assim... e revela o orgulho de juizes humanos querendo julgar a Deus e ao Cósmico, a poderes que não compreende. Fato que se ocorrem aportes, telergia, telecinesia e tantos outros fenômenos paranormais hoje estudados pela parapsicologia, mesmo assim pode haver a interação divina. Para um pensador Deus está em todos os nossos atos, e nada seria feito sem Ele. E se for assim mesmo? Perdemos assim toda a razão. Mas por que não unir a fé a razão? Por que esses céticos se digladiando com os fiéis, se todos acreditam na verdade?
         Mas uma opinião que não veio a discussão é a das ciência ocultas, que também já de longa data analisaram os milagres. O alemão Franz Bardon disse que por magia se é possível repetir todos os milagres. Há quem diga que os adeptos sempre operaram fatos extraordinários, a semelhança de Nosso Senhor Jesus, e assim ocorre de tempos em tempos na humanidade. E há ainda a ajuda de seres invisíveis, ou visíveis, como os anjos e tudo mais, o que não entra muito na discussão dos que observam os milagres. Por que não intermediários ajudando no trabalho do Senhor? E as formas-pensamento, que falou Annie Besant também podem explicar muitos dos fenômenos que ocorrem em grupos com grande fé (Igrejas?), ou mesmo de um ser objeto de sua fé no mundo invisível (egrégore?), que ganha vida própria. Isso sem falar em demônios que poderia m enganar e assim por diante.
         Fato que a fé das pessoas leva ao milagre, às vezes, e quem o faz é um Poder Superior, não descoberto ainda pela ciência. Isso não se pode vender ou comprar como querem alguns, mas é o que existe de mais sagrado, que é a prova de todas as crenças que recebem a bênção. Quando alguém se coloca no lugar de Jesus ou de Deus deve trazer muito cuidado, pois é o ego (diabo) que fala neles, quando se fazem maiores ou substitutos do Senhor. Acredito em milagres, mas sei que coisas ocorrem por poderes ocultos, que nem a ciência e nem a religião ainda talvez conheçam. Isso contudo de forma nenhuma afasta Deus, amas em verdade o coloca na presença constante naqueles que nos ajudam, anjos e outros seres. Mas sem o Senhor nada é feito.