Sejam bem vindos ao site sobre a Bíblia do ponto de vista místico e esotérico

Informações a respeito de cabala cristã, martinismo, arqueologia bíblica, interpretações, textos místicos e assuntos relacionados



sábado, 22 de fevereiro de 2014

Regras do Levítico segundo sábios a respeito de costumes, casamento, comércio e ano sabático



Regras do Levítico segundo sábios a respeito de costumes, casamento, comércio e ano sabático
 
“Não comereis coisa alguma com o sangue; não usareís de encantamentos, nem de agouros. Não cortareis o cabelo, arredondando os cantos da vossa cabeça, nem desfigurareis os cantos da vossa barba. Não profanarás a tua filha, fazendo-a prostituir-se; para que a terra não se prostitua e não se encha de maldade.”. (Lev. 19:26, 27, 29)
“Como um natural entre vós será o estrangeiro que peregrinar convosco; amá-lo-eis como a vós mesmos; pois estrangeiros fostes na terra do Egito. Eu sou o Senhor vosso Deus” “Balanças justas, pesos justos, efa justa, e justo him tereis. Eu sou o Senhor vosso Deus, que vos tirei da terra do Egito”. (Lev 19:34,36)
“Seis anos semearás a tua terra, e seis anos podarás a tua vinha, e colherás os seus frutos; mas no sétimo ano haverá sábado de descanso solene para a terra, um sábado ao Senhor; não semearás o teu campo, nem podarás a tua vinha” Lev. 25

         Vemos muitas vezes que as regras necessitam de interpretação, e que apenas sua boa interpretação que leva a efetividade. Temos assim de encontrar a razão dessas leis, sua ratio legis, de tal modo que no caso do que temos na Bíblia, não é diferente. Parece que o cerne dessas regras constantes no livro de Levítico é de separar a nação de Israel, escolhida, daqueles povos pagãos, que cultuavam outros deuses, ou melhor, da idolatria. Conhecemos essas regres especialmente pelos 10 mandamentos, apesar de que lembramos que em verdade para a humanidade, ou filhos de Noé, são 7 mandamentos, e que para judeus são 613. Isso ainda inclui a tradição oral, o Talmude e uma série de detalhes, como os ensinados pelo mestre Yehoshua (Jesus), como amar ao próximo como a si mesmo, lição já presente nos Salmos. Ademais, para judeus são duas classes de mandamentos: 1 – Mishpatim, que são os mandamentos racionais e lógicos; 2 – Juquim, que são os mandamentos oriundos da Sabedoria Divina, acima da razão.


       Sobre as regras de costumes, fala o livro de Levítico contra costumes pagãos, de modo que não seria proibido a um judeu interpretar sonhos ou usar de um poder espiritual, mas que isso já está presente na tradição mística judaica, na cabala, Zohar, midrash, Talmud etc. Assim existe sim uma tradição mística e não se confunde com a pagã, e por isso da proibição em questão, o que não significa que o judeu ou judeu messiânico tenha de se esquivar de qualquer intuição e inspiração divina. Mesmo porque os profetas previam o futuro, e assim a proibição é de se seguir costumes pagãos, como a necromancia, feitiços usando sangue para cultivo, como o citado, seguindo a regra do casamento, o que se afasta de apoiar vida promiscua de filha. Sobre o casamento, para o judeus ele não é indissolúvel ou sacramental. Apesar de que o adultério era punido severamente, até com pena de morte. O casamento é chamado pelos sábios de Kidushín, consagração. A regra do casamento vale para os filhos de Noé. Também a aparência devia ser diferente de outros povos, o que há na referência da barba e cabelo aparado. Também deve se lembrar que isso não deve ser confundido com o sacrifício animal informado na Torá-Bíblia, e nem com outros costumes ali descritos. Mas no judaísmo místico, na cabala existiam os Baal Shem, que eram também espécie de curandeiros, assim como existiu a “sorte”, pela Urim e Tumim, o que prova contra rigores de alguns, que falam ser proibida toda forma de inspiração, curandeirismo ou previsão.
 
       Ao se ler os exegetas e sábios comentaristas no Chumash (Abarbanel, Rashi, Ibn Hezra, Maimônides e outros), se percebe também que a regra referente a estrangeiros já antecipava o que Yehoshua havia feito, aceitando-se que Deus é Criador da humanidade, e que se deve segundo comentaristas, “amar o estrangeiro”. Deste modo a questão supera a noção de nacional. Não se trata de um nacionalismo. Assim a humanidade é entendida como filha de Noé. Também se fala numa regra de justiça ou equidade, de modo que se refere a balança não tenha dois pesos, ou que a moral seja dupla. Sobre o him ele é pequena medida, e a efa é a grande medida. Ser igual tanto no pequeno julgamento quanto no grande. Aqui interessante que os sábios colocam o comerciante equivalente ao juiz, de modo que ambos pesam coisas e julgam. Deve-se ser justo e não adulterar a balança. E assim o pequeno inclui o grande (him inclui efa). 
       Sobre o ano sabático, ou Iovél, há uma certa contradição dos exegetas. Uns acham que esses sétimo ano de descanso da terra, seria para se exercitar a benevolência e misericórdia com os povos (Maimônides), outros acham que se deve ter outros motivos, de interesse um que fala que seria um ano dedicado ao estudo da Torá (Ibn Hezra). Para tanto, segundo esse último seria um modo de se afastar do materialismo, do acúmulo de bens materiais. Na verdade revela o mistério do número 7, a heptada, e seu ciclo. A lição que fica que somos apenas inquilinos desse mundo, lembrando lição de Yehoshua, que somos transeuntes. Por tudo isso vemos que o Levítico tem de ser analisado se observando o contexto, e que para se evitar julgamentos temerários, se deve consultar os sábios e a tradição que envolve as mitzvot (mandamentos), a fim de não se ter balança pesada demais, e nem leve demais. E o centro é a separação de costumes pagãos, em especial que envolviam regras irracionais, imoralidades ou perversidades. Deve-se refletir a sabedoria do Criador, e as leis servem para que se busque esse objetivo.