Sejam bem vindos ao site sobre a Bíblia do ponto de vista místico e esotérico

Informações a respeito de cabala cristã, martinismo, arqueologia bíblica, interpretações, textos místicos e assuntos relacionados



sábado, 29 de novembro de 2014

Óleo de Samuel, sangue de Abigail, o Senhor desenhista e sete profetizas


Óleo de Samuel, sangue de Abigail, o Senhor desenhista e sete profetizas






Então Samuel tomou o vaso de azeite e ungiu-o no meio de seus irmãos, e desde aquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi.” 1 Sam 16:13 (versão João Ferreira de Almeida)


tomou o chifre de azeite e o ungiu no meio de seus irmãos, e o espírito do Eterno repousou sobre Davi daquele dia em diante” (idem, Bíblia Hebraica)


tomou o corno de óleo (…) o Espírito do Senhor apoderou-se de Davi” (idem, versão Ave Maria)


tomou o chifre de óleo (…) e o espírito de Jeová começou a tornar-se ativo em Davi” (idem, versão Testemunha de Jeová)



E bendito seja o teu conselho, e benditas seja tu, que me impediste de derramar sangues e de vingar-me hoje pela minha própria mão!” (1 Sam 25:33 – detalhe em Talmud)

 

Sucedeu que, andando ela montada num jumento, desceu pelo encoberto do monte” (1 Sam 25:20 - João Ferreira)


encosta do monte” (idem, Bíblia Hebraica)


por um caminho secreto da montanha” (idem, versão Ave maria)


parte oculta da montanha” (Talmud)


descendo o monte às escondidas” (Testemunhas de Jeová)






Mais uma vez vamos refletir sobre as diversas versões da Bíblia, de diferentes grupos e entendimentos. Também trazemos aqui uma reflexão sobre a profetiza Abigail, que é umas das 7 profetizas do Antigo Testamento, e que na sua passagem pela montanha a fim de impedir Davi de derramamento de sangue, mostra uma simbologia que apenas no Talmud parece se revelar. Também uma passagem sobre o Senhor parece revelar pelo hebraico o ato de desenhista, Dele em relação as criaturas. Abigail não escondia-se nas montanhas, mas escondia algo nela mesma, em seu corpo. Fato é que cada dia vemos mais o quanto é maravilhoso o Texto Sagrado que temos em mãos.




Samuel ungiu Davi com o espírito (Santo), e assim o sopro estava com esse último. Davi ainda teria sido ungido pelos homens de Judá e de Israel. Fato é que ao se ler as diferentes versões da Bíblia, se percebe os detalhes de tradução, de modo a refletir mais a fundo. Percebe-se que se ao traduzir chifre, ou não falar desse corno, ou em se falar de vaso, muda sobremaneira a simbologia. Porque se isso se referia ao reinado, sendo o vaso mais frágil, o reinado tende a não durar, e sendo pelo chifre, o reinado se torna duradouro. E sobre esse Espírito, fato é que parece antecipar o Messias, que significa Ungido, ou Cristo, e assim revelar mais da missão dos homens justos de Deus. Não fica muito claro pelas traduções, se isso se deu por uma possessão, por uma inspiração, uma voz, mas o termo “apoderou”parece se repetir. Apesar que a Bíblia Hebraica fala repousou, o que se torna mais sutil e tranquilizador, diferente de estar talvez cheio de Espírito Santo, como depois se vê em pentecostes. Logo em 1 Samuel 2:1 se lê: “o meu chifre está exaltado no Senhor”, e não “o meu jarro está exaltado no Senhor”. No geral aqui também se traduz meramente como “poder”, o que leva a perder esse contexto.

 
 


E nas passagens que se referem ao Senhor como “rocha”, acaba por semelhança de termos em hebraico (tsur) se falar em desenhista (tsaiar), de tal modo que podemos pensar no Criador como tal. Assim se diz no Talmud (Megulá Nikrét 14A): Mas o Santo, bendito é Ele, desenha uma figura dentro de outra figura e a dota de alento, alma, partes internas e intestino”. Assim se percebe a gestação da mulher, e ao mesmo tempo a criação ideal de um homem como Adão, feito a partir do barro, como um golem ou boneco. Já tratei do assunto ao comentar o livro Gênesis, em minha obra Bíblia e Misticismo, onde Deus teria antes criado na cabeça, em ideais, para depois materializar a Criação. Assim teria sido um desenhista, apesar de Seus desenhos, diferentes dos nossos, ganharem vida.


 
 

Já no caso de Abigail e de seu caminho oculto na montanha, para se evitar derramamento de sangue é uma referência ao seu estado Nidá, ou seja, a menstruação. Nesse estado, um sacerdote deve analisar o sangue, o que era prática, para ver se estava dentro de uma das 5 tonalidades. Em estado de Nidá, ela ficaria proibida de ter relações com o marido. E assim ele não poderia, pela Lei, julgar isso a noite, assim como não poderia julgar sobre uma pena capital (derramamento de sangue). Para tanto, a melhor tradução do capitulo 25, versículo 33, de primeiro Samuel, seria “sangues”, no plural, uma vez que se refere a duas formas de sangue, de acordo com Talmud. No mais ela não parece ter se escondido, como sugere outra tradução, e nem se preocupado com sombras das montanhas, mas ela ocultava nela mesma, em seu íntimo, esse segredo. E se tornou bendita. Uma das sete profetizas, ou seja: Sara, Miriam, Débora, Chaná, Ester e Chuledá.








quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Solver Mandamentos, Poderes de Cristo e Transmentalização dos cristãos


Solver Mandamentos, Poderes de Cristo e Transmentalização dos cristãos







Qualquer, pois, que solver um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus”. (Mat. 5:19)


Então começou ele a lançar em rosto às cidades onde se operara a maior parte dos seus poderes, o não se haverem arrependido” (Mat. 11:20)


sabei que aquele que fizer transmentalizar um pecador do erro do seu caminho salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados” (Tiago 5:20)


Transmentalizai-vos, porque é chegado o reino dos céus”. (Mat. 3:2)


Ide por todo o mundo, e proclamai o evangelho a toda criatura”. (Mar. 16:15)



O Cristo Cósmico ou o Verbo estava com Deus, e era Deus, como nos ensinou João em seu evangelho. Também a harmonia que se exige do cristão para com Jesus, o Espírito Santo e o Pai do Céu, significa muito mais do que estar inserido em uma igreja, seita ou repetir fórmulas, participar de rituais. Nem se pode ser convertido ou melhor, transmentalizado, apenas se mergulhando em um rio ou pequena piscina, senão nadadores estariam mais salvos do que cristãos. Exige sim uma verdadeira transformação do ser, uma verdadeira alquimia espiritual, que mostra o Novo Homem que disso surge, já transformado em relação a vida de pecado, não apenas para se arrepender, mas para mudar. Mero arrependimento não significa essa conversão.

Outro fator é o perfil milagreiro que se construiu ultimamente. Na verdade, os poderes que Jesus demonstrava eram para revelar o Cristo nele, a Presença Divina ou Shekiná, provando assim ser o messias profetizado pelos antigos profetas. Não se trata de algo usado indiscriminadamente, mas de provar apenas esse fator. Quem apenas acreditava vendo milagres ou poderes foi Tomé, mas esse acabou sendo, como outros discípulos, modelo de certo ceticismo ou descrença, por esse fato. Foi o “adversário” ou ego mundano que combatia Cristo, semelhante a Tiago quando duvidou do Salvador. Esses sinais ou poderes são assim auxiliares, não sendo apenas por isso Jesus, o Machiah (Messias), mas por sua libertação do pecado. São, deste modo, fenômenos naturais, que envolvem leis cósmicas ainda não conhecidas por nossa ciência, mas que demonstraram a Presença Divina. Então, como disse Jesus, “felizes os que têm fé sem ver”.

Maria teria concebido pelo Sopro Divino, o que muitas vezes é traduzido como Espírito Santo. Uma concepção astral e pura, mas que acabou gerando um ser carnal, apesar do divino estar nele. José estava assim presente, em mesmo corpo astral, ambos, ele e Maria, avisados pelo anjo Gabriel, que cuidou da santa concepção. Mas também foi gerada a carne de Jesus, o que mostrou ser ele da linhagem de Davi, assim cumprindo profecias sobre o messias. O Cristo Cósmico estava em Jesus, e o transformou, sendo a plenitude na transfiguração.
 
 

E a passagem de Mateus onde se diz ou traduz “violar um desses mandamentos”, na verdade em grego está iyein, que em latim fica solvere. Assim, significa solucionar. Deve o cristão solucionar os mandamentos, pois o menor se torna o maior, e menores eram chamados os que se iniciavam cristãos. Os mandamentos foram assim interpretados com uma transformação, com uma santificação, que já guarda a lei no coração, e que ama o próximo como a si mesmo e a Deus sobre todas as coisas. Sendo cristão, não há de se falar em todas as regras da antiga aliança, mas de uma transmentalização, no dizer de Huberto Rohden. Assim o Cristo em nós se manifesta, e a antiga natureza está superada, juntamente com seu pecado.

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Augúrios de Gideão, Eliezer e José bem como A avareza combatida na Bíblia


Augúrios de Gideão, Eliezer e José bem como A avareza combatida na Bíblia



 

“Até a cegonha pelo ar reconhece a estação, e as rolas e as andorinhas são fiéis à migração. O meu povo, porém, não conhece a lei do Senhor”. (Jer. 8:7)

 
“A taça que roubastes é aquela em que bebe o meu senhor e da qual se serve para as suas adivinhações.” (Gên. 44:5)

 
“Que é isto que fizestes? Não sabieis que sou um homem dotado da faculdade de adivinhar?” (Gên. 44:15)


“O poderoso, e o homem de guerra, o juiz, e o profeta, e o adivinho, e o ancião” Isaías 3:2


“provai-me por um sinal que sois vós que me falais” (Juí. 6:17)







Muitos homens santos de Israel tinham o dom de adivinhar, profetizar e interpretar sonhos. O exemplo que surge primeiro é o de José, que diz aos irmãos que tema faculdade de adivinhar. Fala-se também de uma tal “taça”, que servia a tal intento. O mesmo se diga das interpretações de sonho, que foram já aqui descritas em outros artigos, referente a José. Também Gideão interpretou sonhos e recebeu sinais, uma vez que assim os pediu para o anjo do Senhor.
 
 
 

Fato é que sempre houve um conhecimento ou ciência popular, e que isso não se relacionando a deuses pagãos, não importa em maior pecado. Mesmo porque muitos profetas receberam mensagens de Deus através de seus sonhos, e que sinais foram dados, como a pomba a Noé, pomba no batismo de Jesus, abutres, gafanhotos, as pragas do Egito e tantos outros. São sinais e agouros, e ainda a Presença Divina, em atos que mostra a Sua Shekiná. Mesmo porque os próprios animais usam de fenômenos da natureza para seus atos, como a migração, a locomoção, o que modernamente se sabe que eles percebem infra sons, luz ultravioleta e magnetismo, etc.
 
 

Esses sinais mostram ao crente uma prova do extraordinário, a que prova a existência de Deus. Mesmo aquela estrala que guiou os reis até o Salvador Jesus (Yeshua), o Messias, nos prova que nem sempre observar as estrelas ou seguir a intuição, interpretar sonhos (seu pais José e Maria também receberam em sonho), e assim prova que se tem de ter cuidado em condenar todos os acontecimentos e palavras dos sábios. Mesmo porque os profetas sempre foram vistos com desconfiança por incrédulos, e não se trata apenas de no passado existir o Espírito Santo (Haiot há Kodesh), mas que esse dom ainda existe, apesar de raro.
 
 
 

Também cabe uma reflexão sobre “testemunhos” dados em diversos lugares, onde parece que importa mais o dinheiro que o encontro de Deus (IHVH) e de Jesus. O testemunho devia ser antes encontrar Jesus, do que prosperar, comprar casa e carro. Mesmo pelo contrário, o apego e excesso de dinheiro é combatido na Bíblia, sendo pecado capital, a Avareza. Na Suma Teológica de Tomás de Aquino há capítulo dedicado a tal pecado, e ainda se amplia esse para outros excessos e exageros, como a fama, e coisas que se conquista com o dinheiro. Gregório fala que avareza também é querer se “elevar sem medida”. Pode-se citar várias passagens a respeito, como: Romanos 1:29; 1 Coríntios 9:9; 2 Coríntios 9:5; Ezequiel 22:27. Pois o que vale mais são só bens espirituais, não os desse mundo. Os reinos desse mundo são do Inimigo, e quem serve apenas a esse dinheiro, na verdade louva o bezerro de ouro e Satanás, quando pensa equivocadamente estar servindo a Jesus.