Sejam bem vindos ao site sobre a Bíblia do ponto de vista místico e esotérico

Informações a respeito de cabala cristã, martinismo, arqueologia bíblica, interpretações, textos místicos e assuntos relacionados



sexta-feira, 25 de março de 2016

A Páscoa e seu significado oculto


Resultado de imagem para páscoa cristã


Chegamos a mais uma Páscoa para comemorar a ressurreição de Jesus Cristo. Contudo, muitos se questionam o porquê da data ser variável. Também por falta da compreensão mística, procura-se duvidar de fatos que geram a comemoração, bem como a sua simbologia. Vemos apenas as propagandas, chocolates, ovos, coelhos, e esquecemos do grande protagonista dessa data: Cristo. Isso tudo nos leva a pensar até onde a ressurreição do Messias nos leva a transformarmos nossas vidas, a fim de que sejamos Novos Homens e Novas Mulheres, cristificados e rumo a reintegração.

A data da Páscoa varia de acordo com movimentos solares e lunares. Isso prova a dimensão cósmica do Cristo, sendo um Cristo Cósmico. Também prova que Cristo está também dentro de nós, em nosso coração, anunciado na Lei do Amor, que supera aquela antiga visão do espírito de raça e tribo, e por isso que Jesus ensinou a estrangeiros, bem como era destinado a todos os povos, diferente da antiga religião judaica. A Fraternidade estava anunciada, e um novo tempo onde o amor é a lei, e onde não mais se sacrificariam animais, a não ser aquele instinto interno do humano, que o faz se assemelhar a animosidade.
 
 
Resultado de imagem para páscoa cristã

Assim, isso presentemente se mostra no equinócio de outono, onde a energia material se reduz, e onde se dedica mais ao espiritual. A queda do raio crístico mostra que Jesus ascendeu, subiu ao Trono do Pai, se libertando da cruz da matéria, ou do materialismo. O curso atual dos acontecimentos mostra o Cristo que é ressuscitado para o Pai. A vida reduz sua manifestação, e toda a natureza reduz seu desenvolvimento. O outono está aqui e agora, modificando nossas vidas e mostrando a atividade de Cristo Cósmico.

Contudo, nossa atitude mental se torna um pouco triste, haja vista as noites estarem mais longas e o frio começar a aparecer. Diversamente, no hemisfério norte vem a primavera, e assim Cristo questiona por onde está o aguilhão da morte. Ele mata a morte. Porque é a água viva, e assim uma fonte de salvação, ainda mais no deserto do mundo. Deste modo, Cristo na primavera ressuscita os frutos, mostrando também as rosas que florescem. E todo ano se mostra esse rito da natureza para nos provar a presença do Verbo de Deus, que se mostra através de transformações também vivenciadas em seu ministério nesse mundo.
 
Resultado de imagem para páscoa cristã

A tecnologia e os laboratórios podem manipular partes exteriores da vida, nunca criar a vida. Assim é com o ovo, que é um símbolo cósmico da antiguidade, e que também está presente na cristandade. Pode-se recriar um ovo, mas não a vida que surge. A vida em si não está no domínio do homem. Mas a Cristo sim, e ele mostra que a vida se transforma, e que tudo ressurge sob o seu domínio. Assim o cordeiro é sacrificado, ou o que no céu se mostra pela constelação de Áries. E em cada um de nós existe um sacrifício para a evolução espiritual, que é daquela parte animalesca, a que hassidistas judeus chamam de yetzer hará, a alma animalesca. E pela Lei do Amor em nosso coração, podemos superar os instintos demoníacos e amar, encontrando assim em comunhão com os justos ou santos.

Por fim, devemos comemorar com gratidão a vida que nos é proporcionada, nos tornando mais fraternos e amáveis, evitando discórdias, ódio, apego material, inveja e tantos outros vícios de espírito. Subamos também nós ao Trono do Pai e percebamos a Sua presença, sendo pessoas melhores e construindo um mundo melhor, de justiça e igualdade. Que esse momento faça o Sol que descansa, brilhar no Sol interno que trafega no céu de nossa alma. Não apenas para comer chocolate, mas para adoçar a nossa existência renovada. Possamos renascer e estarmos em comunhão, para assim vivenciarmos o drama da paixão e ressurreição.