Os essênios e a conexão José e Asafe
"Ora, vendo Pedro a este, perguntou a Jesus:
Senhor, e deste que será? Respondeu-lhe Jesus: Se eu quiser que ele fique até
que eu venha, que tens tu com isso? Segue-me tu. Divulgou-se, pois, entre os
irmãos este dito, que aquele discípulo não havia de morrer. Jesus, porém, não
disse que não morreria, mas: se eu quiser que ele fique até que eu venha, que
tens tu com isso?" (João 21:21-23)
“Tu pois, deveras reinarás sobre nós? Tu
deveras terás domínio sobre nós? Por isso ainda mais o odiavam por causa dos
seus sonhos e das suas palavras” (Gen. 37:8)
“E o rei Ezequias e os príncipes
ordenaram aos levitas que louvassem ao Senhor com as palavras de Davi, e de
Asafe, o vidente. E eles cantaram louvores com alegria, e se inclinaram e
adoraram.” II Cro. 29:30
Com a
descoberta dos manuscritos do Mar Morto, bem como com uma série de escritos de algumas
sociedades de estudos místicos, vemos que os Essênios tomaram um lugar
especial, ainda mais por sua doutrina ser bem assemelhada àquela ensinada pelo
cristianismo. O fato dos essênios serem espécie de terapeutas, cuidarem dos
enfermos, se batizarem em água, doar todos os bens aos pobres e ter uma ceia
que em muito se assemelha a santa ceia de Jesus, faz desta seita quase secreta,
um ponto focal na vida de dois mestres: o próprio Jesus e o outro, não menos
sábio, João.
Os essênios
defendiam um ponto central que aproxima do cristianismo: que é a vinda do Messias
(Mashiah), do salvador, constituindo
verdadeiro messianismo. Também esse herdeiro de Davi parecia muito com um líder
entre os essênios: o Mestre da Retidão. Características do mesmo se encontraram
em vários grandes homens da Bíblia, como José egípcio, o José pai de Jesus, bem
como em Asafe, que teria de ser herdeiro da linhagem de Sem, filho de Noé, que
seria a origem da medicina entre eles, um mestre na arte. Esse Asafe teria
escritos os Salmos 50, 73 e 83.
Fato
importante na doutrina do messias é que eles são 2: o messias sacerdotal e o
messias real. Um assim seria identificado com João, e outro com Jesus. Jesus
teria ficado com a fama e recebido toda a glória, e João teria sido esquecido. Mas
com equívoco. João nasceu e foi já enquanto bebê perseguido de morte por
Herodes, e assim sua mãe Elizabete fugiu para o deserto. Também quem teria nascido
na manjedoura teria sido João. Certa tradição teria colocado o nascimento de
Jesus em uma caverna dos essênios, espécie de hospital, de modo quase todo
esperado. Também os três magos teriam visitado João quando de seu nascimento.
Ambos seguiam a linha de um grande mestre essênio, o Mestre da Retidão, que
teria vivido 200 anos antes de Cristo.
Jesus teve
vários discursos que atestam a característica de José-Asafe ou do Mestre da Retidão,
como a afirmativa de ser transeunte. O Mestre da Retidão era um transeunte, ele
passava de cidade a cidade, sem ter local certo de morada. Também Jesus fala
que os pássaros têm ninho, mas o Filho do Homem não tem onde repousar. Parece
que os essênios se infiltraram entre os judeus e começaram o cristianismo, e
que mantiveram suas características. José foi odiado pelos irmãos e jogado em
um poço. Jesus também se dizia que um profeta é estrangeiro. Várias passagens
do Evangelho começam a mostrar a linha dessa tradição. E Asafe era uma espécie
de sábio, vidente, mago e astrônomo, e aqueles que após curados em Nome de
Jesus, eram chamados de “Asafe”. Um dos construtores do templo de Salomão era
de nome Asafe, e o próprio Salomão usava vestes brancas (semelhante a
essênio...), segundo uma obra de Josefo. Também vemos uma certa semelhança
entre nazireus e essênios. Também José de Arimatéria teria cuidado de Jesus no
momento da morte deste e ressurreição, e depois viajado muito (um
transeunte...), sem nação certa para ficar, de acordo com tradições islâmicas.
O que
parece muito clara é uma conexão com tradições islâmicas, e de judeus
cristianizados ou não, que vieram do oriente, por contato com os Cruzados, os
quais traziam consigo esses tesouros de sabedoria. José e Asafe eram por lá
muito respeitados, e em muito se assemelhavam ao comportamento essênio e do
Mestre da Retidão. Alguns se chamavam de Jesus, o que acabou se tornando boato
de Jesus chegando até a Índia e perambulando entre as nações. Fato é que o
conhecimento viajou, e que o nome José é muito comum, sendo depois
provavelmente o de Jesus Cristo também, de modo que surgindo profetas com o
mesmo apelido, acabou-se por ver neles os originais, conservando tumbas que
ainda são mostradas por arqueólogos.
Em muito
parece que os essênios continuaram numa seita chamada de “terapeutas”, e que
depois podem seus ensinamentos terem sido conservados pelos Templários. Por
isso de ordens de cavalaria cristãs terem como patrono João, porque ele era
talvez tido secretamente também como um messias. Também há escritos que falam
de um sósia sendo crucificado, e que um desses dois messias teria sobrevivido.
Fato é que pelo ferimento da lança não se sobreviveria a crucifixão, apesar de
alguns dizerem que os essênios possuíam alguns remédios milagrosos. Cuidando
medicamente daquele que teria ressuscitado, eles teriam de fugir, restando em Q’unran
aqueles vasos que foram achados com pergaminhos e tradições que viram Jesus em
outras nações do oriente, em especial em locais islâmicos, na Caxemira e até na
Índia, após a morte. Muitas vezes, isso ocorreu com o personagem profético se
chamando José, ou mesmo Jesus Cristo ou Asafe, em muito semelhante ao Mestre da
Retidão dos essênios. E José deveria ficar vivo até o retorno de Jesus, segundo
João 21:21. Assim se tornou o eterno transeunte.
Mariano Soltys: o texto bíblico se refere à mensagem joanina. Pois a sabedoria de João nada mais é do que a sabedoria do próprio Cristo traduzida num gênero literário místico e figurativo. A contribuição de João com o Apocalipse caminha na mesma direção. Pois até no campo filosófico quando se fala em Kant, Hegel ou Marx, está, na verdade, a se falar das ideias e dos escritos de Kant, Hegel ou Marx. CLÉVERSON ISRAEL MINIKOVSKY
ResponderExcluirbem legal amigo.. e sempre fica a lição dos mestres do Evangelho.;abraço
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