Sejam bem vindos ao site sobre a Bíblia do ponto de vista místico e esotérico

Informações a respeito de cabala cristã, martinismo, arqueologia bíblica, interpretações, textos místicos e assuntos relacionados



sábado, 14 de novembro de 2015

O Monte Sinai é desprendimento do Moriá, deficiências curadas, dano moral e milagre do silêncio absoluto


 
 
“Todo o povo viu as vozes” (Ex. 20:15 – Midrash)

“vós vistes que do céu falei” (idem – Bíblia Hebraica)

“todo o povo viu o som da buzina” (Bíblia em Aramaico)

“se ele tornar a levantar-se e andar fora sobre o seu bordão, então aquele que o feriu será absolvido; somente lhe pagará o tempo perdido e fará que ele seja completamente curado”. (Ex. 20:19 – Almeida)

“deverá prover-lhe com gastos médicos” (idem, Bíblia em Aramaico)

“Guardai-vos, não subais ao monte, nem toqueis o seu termo; todo aquele que tocar o monte será morto”. (Ex. 19:12)

“E, tendo o Senhor descido sobre o monte Sinai...” (Ex. 19:20)

 
 
 
Resultado de imagem para monte Sinai e Moisés
 
Cada vez que se abre o livro da Bíblia se percebe um universo que se desvela. Porque um livro é um novo mundo, ainda mais um livro com lições espirituais. Jesus teve uma vida traçada na Bíblia, naquele messias que era esperado. Moisés foi também conhecido pelo que estava na Bíblia, e mesmo foi autor de muitos livros desta. Também lugares santos foram descritos na Bíblia, como o monte Sinai, onde teria sido entrega as Tábuas da Lei. Ademais, a Bíblia também tem regras variadas, dentre seus 613 mandamentos. E algo especial aconteceu durante a entrega dessas tábuas da lei. Fato é que a sabedoria está para quem a reconhece.

Antes de se revelar aos israelitas, para lhes entregar a Torá, Deus se revelou a todos os povos, se revelando aos descendentes de Esaú e dos Ismaelitas. Assim revela o Midrash. Mas estes anteriores não cumpriram as regras, ao passo que os israelitas disseram em unanimidade: “cumpriremos e estudaremos”. Mas as tábuas da lei foram entregues a Moisés no monte Sinai. Segundo Matthew Henry, em sua Bíblia de Estudo, chama-se Sinai chama-se Sinai pela abundância de arbustos espinhosos que o cobriam, e e era o maior de toda a cadeia de montanhas. Questão que fica, e respondida no Midrash, é de onde surgiu o monte Sinai? O Monte Sinai é um desprendimento do Monte Moriá, o monte onde Abraão ofereceu seu filho Isaac. Disse Deus que tendo em vista isso, é adequado que esse mesmo monte receba seus descendentes a Torá.
 
Resultado de imagem para monte Sinai e Moisés

Sobre passagens que se referem a ferir escravos, ou mesmo matá-los, há um detalhe muito significativo, que deveria ser estudado em cursos de Direito, onde se fala em espécie de lucros cessantes, ou o que se deixou de ganhar no trabalho, por ferimento, e em gastos médicos. Sobre os gastos médicos, a Bíblia em Aramaico é mais específica, sendo que outras falam meramente em “curado”. Trata-se de indenização completa, muito semelhante a reparação atual dada por tribunais, em nossa justiça. Mas há cinco conceitos hebraicos fundamentais nesse caso: nézek (dano), tzaar (dor física), ripui (gastos com internação, honorário, consultas médicas, médico etc), shevet (lucro cessante), e por fim, bóshet (dano moral). Então o que a tradição oral coloca de acréscimo na escrita é esse detalhe médico, com gastos dele, e o dano moral.

Sobre o povo e Deus falar a eles no monte Sinai, muitas bíblias descrevem e confirmam. Mas houve um milagre e detalhe maior não notado, que está em detalhe: o povo viu as vozes de Deus, ele literalmente viu as palavras. Houve um silêncio absoluto, e assim a superação de leis naturais. O sentido da audição foi literalmente substituído milagrosamente pelo da visão. Não se trata de mera parábola ou figura de linguagem, mas de realidade. Isso está descrito no Midrash. Também a Bíblia em Aramaico, ou Targum, fala que o povo viu o som das buzinas.
 
Resultado de imagem para monte Sinai e Moisés

E sobre os deficientes, ao sair no êxodo, o povo hebreu tinha algumas deficiências por causa dos trabalhos escravos no Egito. Pois por trabalhar com tijolos, estes caiam de alturas e acabavam por amputar uma mão ou pé. Mas vendo isso Deus, antes da entrega das tábuas da lei no Sinai, enviou anjos servidores, e disse: “Devo curar-lhes antes de que recebam a Torá”. Assim todos foram curados.




Nenhum comentário:

Postar um comentário