Sejam bem vindos ao site sobre a Bíblia do ponto de vista místico e esotérico

Informações a respeito de cabala cristã, martinismo, arqueologia bíblica, interpretações, textos místicos e assuntos relacionados



sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Nascimento místico de Jesus

Nascimento místico de Jesus



“E, havendo eles se retirado, eis que um anjo do Senhor apareceu a José em sonho, dizendo: Levanta-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito, e ali fica até que eu te fale; porque Herodes há de procurar o menino para o matar”. “Cumpriu-se então o que fora dito pelo profeta Jeremias” (Mat. 2:13-17)


O Cristo foi encarnado do Espírito Santo e da Maria. Ele renasce como a vida renasce. Nasceu da mulher celestial, da eterna virgem e mãe natureza. Segundo meu amigo Minikovsky: “Tese de n° 08.983: Os romanos adoravam o deus Sol em 25 de dezembro, data a que se atribui o nascimento de Jesus Cristo por ser considerado a ‘Luz do Mundo’” e “Tese de n° 04.760: Deus encarnou-se numa figura estrondosamente masculina, Cristo Jesus, mas prestigiou as mulheres ao escolher ser gestado no ventre de Maria, Mãe d’Ele e Nossa Mãe”. (Summa Philosophica). Assim o Paráclito nasce no nosso coração, ou seja, quando há pureza em nosso coração. O amor aí se torna a lei. O Filho do Homem nasce em todo aquele que tem fé e renasce em si mesmo, se regenera.
Outrossim, também temos de renascer, como o Sol na aurora. O Cristo é a estrela da manhã. Uma vez que ele nasce no coração do homem, ou seja, é Cristo Interno, e o mistério está completo. Esse mesmo Senhor que está em todo o lugar, em todas as coisas. É o Logos com que foi criada a Criação, em que emanou a existência. Nasceu em Adão e renasceu com o Novo Adão. Nascerá assim, com o Novo Homem, o homem cristificado. É o modelo novo da humanidade. Nasce sobre o brilho da estrela mágica, pentagonal. Os três magos trouxeram presentes espirituais. Cristo renasce infinitamente. A natureza o vê renascido em cada solstício de inverno, sacrificando-se pela natureza e vida do mundo. Provavelmente nasceu numa capela em formato de hospital, em ritual específico, pois já era anunciado. Os essênios eram místicos, vestiam-se geralmente de branco e muitos não se casavam. Também se deve lembra que nasceu o filho do homem no solstício de inverno, vencendo as trevas na origem, influenciado pelo signo de capricórnio. “Na noite entre 24 e 25 de dezembro, o Sol, tendo começado a elevar-se vagarosamente em direção ao Equador da Terra, o signo zodiacal de Virgo, a Imaculada Virgem celestial, está no horizonte leste em toda latitude norte (pouco antes da meia-noite)” (Cristo Cósmico e Oculto). Muitos mestres teriam nascido de virgens, como Hórus, Krishna, Buda, Zoroastro etc. A data também é especial, mesmo se atribuída.
E a mãe pura o acolheu no bendito ventre. Segundo a GFB: “Toda grande alma que veio ao mundo para viver uma vida de sublime santidade, como a que se exige para a Iniciação Mística Cristã, renasceu através de pais de imaculada virgindade, que não estavam dominados pela paixão durante o ato gerador. 'O homem não colhe uvas dos abrolhos'. É uma verdade axiomática que o semelhante atrai o semelhante, e antes que qualquer um se torne um Salvador, deverá ser puro e sem pecado” e “O 'nascimento místico' de um 'construtor' é um acontecimento cósmico de grande importância” (Cristo Cósmico e Oculto). Tal construtor (tekton em grego) é o Grande Arquiteto Yeshuah, Jesus, como atestam os Martinistas. Ainda, ensinou Irene Gomez de Ruggiero: “Cada um de nós é um Cristo em embrião, e algum dia passaremos pelo nascimento místico e pela morte mística, anunciados nos Evangelhos. Algumas vezes, teremos caracteres tão imaculados que seremos credores de habitar corpos concebidos imaculadamente; e quanto mais depressa purificarmos nossas mentes, tanto mais cedo alcançaremos nossa realização. Para finalizar, isto depende unicamente da honradez de propósitos e de nossa força de Vontade” (Símbolos Bíblicos a Luz da Filosofia Rosacruz). O nascimento místico do Grande Arquiteto é a manutenção de nossa vida física e espiritual, e deveríamos ser filhos imaculados desse princípio.
E a cidade onde nasceu é naturalmente um monte, lembrando o das Oliveiras e ainda onde recebeu Moisés a Lei. Segundo teólogos, Belém era “Cidade a 777 metros de altitude. Seu nome em hebraico significa casa do pão. Situa-se a 10 quilômetros a sudoeste de Jerusalém. Possui cerca de 12000 habitantes. Nos tempos de Jesus, a cidade de Belém pertencia à região da Judéia. A cidade fica no alto de uma colina – fortaleza natural”. (Introdução a Teologia – Geografia Bíblica). Também Davi teria nascido em Belém. Miquéias profetizou que o messias nasceria em Belém. Na “casa de pão” teria nascido o verdadeiro pão do céu. 
É também o peixe, revelando a Era/Aeon dos tempos que estava inserido. Diferentemente do festival das fadas do verão, no inverno se busca mais a introspecção e espiritualidade, campos propícios para que o Cristo Cósmico e interno venha sempre a nascer dentro de nós. Renasce na ressurreição, todo o ano.  O Cristo assim nasce em nosso coração, no seio de nossa alma, de nosso amor espiritual. Mesmo disse João Paulo II: “José, pelo que sabemos do Evangelho, é homem de ação. E homem de trabalho. O Evangelho não conservou palavra alguma sua. Descreveu-lhe porém as ações: ações simples, quotidianas, que têm ao mesmo tempo significado límpido no que respeita ao cumprimento da Promessa divina na história do homem; obras cheias de profundidade espiritual e de simplicidade amadurecida” (Catequeses de João Paulo II). Também deve o homem em Cristo superar a serpente descendente (a sexualidade não casta), fazendo com que a energia não mais desça as trevas (pisando na cabeça), mas que suba através da cruz do corpo (como havia feito Moisés para livrar-se do veneno das serpentes e representa a mulher no Apocalipse), a fim de renascer ressuscitando para sempre na rosa. Como o Sol que renasce no oriente, o Cristo também ressurge simbolicamente todos os dias a fim de nos lembrar sobre a vida. Não a vida de um ou de outro, mas a origem da vida, pelo Verbo que era Deus, que fez tudo nascer.


Fontes

Summa Philosophica – Cléverson Israel Minikovsky
Crítica das Crenças – Mariano Soltys
Cristo Cósmico e Oculto – GFB, em site www.infolink.com.br/ssg/
As Doutrinas Secretas de Jesus - Harvey Spencer Lewis 
Símbolos Bíblicos a Luz da Filosofia Rosacruz – Irene Gomez de Ruggiero
Yeoschuah - Grande Arquiteto do Universo dentro da tradição Martinista – artigo em  www.sca.org.br
Catequeses proferidas pelo Papa João Paulo II – Teologia do corpo
Faculdade de Educação Teológica Fama -  Curso Livre de Teologia - Introdução a Teologia/Geografia Bíblica



Um comentário:

  1. O nascimento de Jesus me chama a atenção por ser algo grandioso no lugar anônimo e pequeno. Jesus nasceu na pequenina Belém e não na metrópole Jerusalém. Nasceu na periferia numa estrebaria emprestada. Isto mostra que o Deus de Israel, o Único Verdadeiro, usa as coisas que não são para confundir as que são, usa as coisas loucas para confundir as sábias. O maior empreendimento do mundo não poderia ter se iniciado de uma forma mais modesta. Abraço Mariano. CLÉVERSON ISRAEL MINIKOVSKY

    ResponderExcluir