Livro
apócrifo de João, João de acordo com Peshita e detalhes
filosóficos em Evangelho de João
“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo
era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram
feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens; a luz resplandece
nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela”. (João 1:
1-5 – João Ferreira de Almeida)
“NO PRINCÍPIO ERA O MENRAH, e o Menrah estava com 'Elo(rr)him(i).
Ele estava no princípio com 'Elo(rr)him(i). Todas as coisas foram
feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a
vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas,
e as trevas não o compreendem”. (Idem, Torá Peshita)
“Nada do Todo existe antes Dele. Ele é suficiente para si próprio
em sua luz perfeita. Porque a perfeição é majestosa. Ele é mente
pura imensurável. Ele é um aeon doador-de-aeon. Ele é vida
doadora-de-vida. Ele é uma bem-aventurança
doadora-de-bem-aventurança. Ele é sabedoria doadora-de-sabedoria.
Ele é bondade doadora-de-bondade. Ele é piedade e redenção
doadores-de-piedade. Ele é graça doadora-de-graça, não porque ele
as tem, mas porque Ele doa a luz imensurável e incompreensível”.
(Evangelho Secreto de João)
Chegamos
a um momento muito significativo de nosso ano. As festas de São João
nos fazem relembrar de João, o discípulo preferido de Yeshua
(Jesus), e também nos faz buscar mais a sabedoria do discípulo que
leva ao mestre. Isso em muito nos revela mistério em primeiro
capítulo de Evangelho de João, mas que ainda mais nos faz pensar em
outras fontes. Termos ali se revelam altamente reflexivos e
filosóficos, e ainda mais quando descobrimos que há um Livro
Apócrifo de João (Livro
Secreto de João), onde nos
é revelado já em preâmbulo que se tratam de coisas ensinada pelo
mestre sobre os mistérios e as coisas escondidas no silêncio.
Ademais, vemos a tradução
um pouco menos influenciada, que é a Peshita, e percebemos alguma
diferença já no início de Evangelho de João, ali chamado de
Yochanam.
Isso tudo somado a gnose e cabala presentes nesse livro, que são
claras já pelo seu estilo, diferenciado de outros evangelhos. Também
Huberto Rohden, em sua versão do Novo Testamento, mostra os aspectos
filosóficos, de alguns termos, como do Logos presente no livro.
Então,
João era filho de Zebedeu e de Salomé (apesar
do referido na festa ser de Zacarias...),
esta parente da mãe de Jesus. Irmão de Tiago Maior, nascido em
Betsaida, filho de pescador e sobre o lago de Genesaré exercia
também profissão de pescador. João foi o mestre moribundo indicado
por Maria, mãe de Jesus, e seguiu o mestre de início juntamente com
André. João continuou a evangelizar mesmo após ascensão do
mestre, e formou discípulos, como Bispo Papias, Inácio de Antioquia
e Policarpo de Esmirna (ROHDEN, 2006, p.220). Mas João ganha
destaque no gnosticismo, e já tratei dele em artigos outros e num
sentido mais místico, bem como estes presentes em meus livros. Fato
é que além das diferenças de traduções de diversas Bíblias, a
diferença de tratamento com relação ao Verbo ali descrito, bem
como a certos detalhes sobre o próprio messias, Yeshua,
merecem mais reflexão. Segundo
Rohden, a expressão Logos significa Eterna Sabedoria, e é
encontrada também na filosofia grega, em Heráclito de Éfeso e em
Filo de Alexandria, com significado de Razão Cósmica.
Já
sobre o livro apócrifo de João, este tem muito a ensinar, ainda
mais sobre a Criação. Lá são revelados detalhes que acrescentam
sobre Adão e Eva, sobre a criação do corpo do homem e detalhes
sobre anjos e auxiliares, chamados de poderes e governos. Lá o líder
é o Yaldabaoth,
chefe dos arcontes, e assim o homem teve algo a partilhar de certa
inimizade espiritual, o que acabou na questão da queda e de um corpo
que o levaria a se afastas do Pai-Mãe, de Deus. Então,
ali no evangelho secreto de João se fala em Aeon,
que parece ser um termo que designa Era, como uma parte temporal ou
uma fase da existência, onde a energia é governada por determinado
padrão. Outro detalhe são os números cabalísticos, como o 7, o
12 e mesmo o 10, que parecem se referir a grupos de anjos ou
espíritos responsáveis pela criação do corpo do homem, e também
por sua queda, e que são depois referidos como anjos que tiveram
relações com as mulheres, e sob a liderança do arconte Yaldabaoth.
Detalhe interessante que a
serpente é descrita como um grupo desses arcontes, que seduz o Adão.
Diz que as árvores deles são o ateísmo etc. Fato
é que João tem de ser lembrado como mais do que uma festa, bombas,
caipiras, fogueira
ou quentão.
Fontes
-Bíblia
versão João Ferreira de Almeida, em ebook microsoft reader
-
Torá Hebraica Peshita, editora Gregory
-
Novo Testamento, tradução de Huberto Rohden, editora Martin Claret
-
Apócrifos III, Evangelhos, tradução de Gabriel Zanata, editora
Clube de Autores
Gostei muito do texto! Conteúdo coeso e interessante, principalmente para quem busca conhecer mais sobre João.
ResponderExcluirMuito bom amor
ExcluirBoa tarde amiga. Seja bem vinda e volte sempre a me ler e comentar. Esteja com Deus
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