Melquisedeque,
Livro de Melquisedeque, o Messias anunciado e detalhes cabalísticos
“Tu és sacerdote
para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque”. (Heb. 5:6)
“Porque este
Melquisedeque, rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, que saiu
ao encontro de Abraão quando este regressava da matança dos reis, e
o abençoou, a quem também Abraão separou o dízimo de tudo (sendo
primeiramente, por interpretação do seu nome, rei de justiça, e
depois também rei de Salém, que é rei de paz, sem pai, sem mãe,
sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas
feito semelhante ao Filho de Deus), permanece sacerdote para sempre”.
(Heb. 7:1-3)
“De sorte que, se a
perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (pois sob este o povo
recebeu a lei), que necessidade havia ainda de que outro sacerdote se
levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e que não fosse
contado segundo a ordem de Arão?” (Heb. 7:11)
“O Libertador é o
Messias, que foi prefigurado por Melquisedeque, rei de Salém. Ele
era sacerdote do Elohim Altíssimo, e prenunciou sobre o nosso pai
Abraão”. (Livro de Melquisedeque, 27:17 - Peshita)
“Juntos, todos os
remidos serão arrebatados para a Nova Jerusalém, numa viagem
inesquecível numa viagem inesquecível que começará no primeiro
dia da festa de Sukot; Depois de sete dias de feliz ascensão,
chegarão a Cidade Santa para comemorarem, diante do trono, o oitavo
dia de festa” (Livro de Melquisedeque, 7:21 – Peshita)
Um
personagem misterioso na Bíblia sempre foi Melquisedeque. Rei
especial, sacerdote de Deus, que separava o dízimo e encontrou
Abraão. Isso era muito restrito ao que dizia
apenas a Bíblia tradicional, mas após descoberta de escritos por
arqueólogos, as informações se ampliaram. Claro que o paralelo ou
prefiguração de Cristo (Yerruá) está presente, e o mesmo código
que decifra todo esse escrito revelador: a cabala. A linguagem das
raízes e dos ramos está ali, e Melquisedec pode mesmo ser traduzido
como a doutrina cabalística, assim como em Abraão. A tradição
oral e o que foi transmitido desde a aliança com o Criador, e que
com o Messias Yerruá (Jesus) foi revelado em carne, para que todos
testemunhassem. A novidade é o Livro de
Melquisedeque, em livro de Bíblia Peshita, tradução do siríaco,
que significa versão simples.
Fato
é que o Livro de Melquisedeque parece ser o maior livro daqueles
presentes nessa Escritura, revela o Messias e comprova ainda mais
essa relação a que o Filho de Deus chama de sacerdócio segundo
ordem de Melquisedeque, bem como em livro de Hebreus. Diferente do
outro sacerdócio, esse seria designado de eterno e não mais apenas
relacionado a lei. A Graça aparece e assim justifica muita coisa.
Com o Messias anunciado e cumprido, começa uma era crística ou
messiânica, uma nova consciência, de um Novo Homem, em busca da
reintegração e da reparação. Assim, esse vaso que antes era
apenas cheio com desejo de receber, e habitante da “Nações –
desejos sem o Criador”, passa a ser integrante de “Israel –
buscador da conexão com o Criador”, independente de raça/sexo/país
etc. Nada mais importante que a conexão com o Criador, a que leva um
pouco de “desejo de doar”, a esse vaso. Assim conhece um dia uma
maior conexão, chegando ao mundo de Atzilut e estando mais envolvido
da luz de En Sof.
Um
detalhe que marquei foi a data do arrebatamento, que em Livro de
Melquisedeque pelo menos é colocada na festa das cabanas, ou Sukot.
Ali se fala na simbólica Nova Jerusalém, e
deste modo essa conexão é
revelada. Saindo do “exílio”, desde Ari, e
mais recentemente com Baal HaSulam, ou encontrando a cabala, isso tudo cada
dia fica mais possível. O Messias se aproxima de Israel (no seu
significado espiritual ou simbólico...) e se torna uma cabeça
dessa. O rei da paz está anunciado em Melquisedeque, que assim viria
ainda em Yerruá (Jesus) e
cumpriria o sacerdócio (a cabala), para a luz preencher esse vaso,
que é a alma de Adão (homem universal). O Novo Adão nos mostra
essa possibilidade, e assim um retorno a conexão, ou Gan Eden.
Na escada (de Jacó) e seus degraus, percebemos
ao pouco essa conexão com o Criador, pela
cabala, e esse é o método. A comunhão dos
santos ou justos é assim arrebatada.
Fontes
-Torah
Hebraica Peshita. Editora
Gregory
-Baal
HaSulam –
Zohar com comentário
-Michael
Laitman. Alcançando os
Mundos Superiores
-
idem, Introdução à sabedoria da cabala
-Bíblia
versão Almeida – ebook
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