Sejam bem vindos ao site sobre a Bíblia do ponto de vista místico e esotérico

Informações a respeito de cabala cristã, martinismo, arqueologia bíblica, interpretações, textos místicos e assuntos relacionados



quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Os misteriosos olhos de Léia, bons atos que geram anjos, cobras no poço de José e 22 anos para sonho se realizar


Resultado de imagem para Léia e Raquel bíblia
 
 
“Os olhos de Léia eram melancólicos” (Gên. 29:17 - Midrash)



“Léia tinha os olhos enfermos” (idem, João Ferreira)



“Os olhos de Lea era ternos” (idem, Bíblia Hebraica)



“Lia tinha os olhos embaciados” (idem, Ave Maria)



“tinha os olhos tenros” (idem, Dake) (ou fracos, tímidos, suaves, atraentes, relutantes)



“meigos” (idem, Nova Pastoral)



“não tinham brilho” (idem, Novo Mundo)



“E Jacó enviou anjos à sua frente, a seu irmão Esaú” (Gên. 32:4)



“José teve um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais”. (Gên. 37:5)



“e tomando-o (José), lançaram-no na cova; mas a cova estava vazia, não havia água nela” (Gên. 37:24)





Cada vez que lemos a Bíblia, notamos mais variantes na sua tradução. Em certos versículos isso pode se ampliar muito, e nos levar a uma duradoura reflexão. Exemplo claro é o versículo de Gênesis referente a irmã de Raquel, a Leia, que teria algo muito misterioso em seu olhar. Também vemos detalhes que são completos por outros livros, ou pela tradição, como o referente a anjos enviados por Jacó a Esaú, que são explicados no escrito judaico Ética dos Pais (ou Pirke Avot). E sobre José, este teria não apenas caído em um poço vazio, mas sobrevivido por milagre neste, por um detalhe significativo. E o sonho de José iria se realizar 22 anos após, de modo que se tem o segredo de que sonhos se realizam em 22 anos.
 
Resultado de imagem para Léia e Raquel bíblia

Sobre Leia, além do evento que ocorreu no engano de Jacó feito por Labão, e mesmo pelo costume oriental que não obrigava qualquer sentido de monogamia, tendo ainda os homens servas, concubinas e o que desejarem, resta mesmo assim o mistério do olhar de Leia. Parece em primeiro momento que em comparação a Raquel, seria sua irmã menos bela, ou com olhar diferente. Leia tinha assim olhos melancólicos. Mas não são talvez apenas olhos tristes, senão a descrição de um temperamento, de uma condição física, maior que um mero juízo estético. Mas outros traduzem como olhos atraentes, meigos. Então Leia não era menos bonita que Raquel. Tristes são as versões de Bíblia Ave Maria e a Novo Mundo, que colocam os olhos como defeituosos ou numa característica negativa. Mas o termo hebraico racot segundo o Midrash é melancólico. Isso porque ela estava destinada a ficar com o perverso Esaú, e por isso seus olhos teriam ficado assim, com aspecto de tristes.
 
 
Resultado de imagem para Léia e Raquel bíblia

E sobre os anjos, diz o livro Ética dos Pais: “Aquele que faz um ato de bem adquire para si um anjo guardião”. Os sábios da Midrash dizem que Jacó enviou literalmente anjos, estes criados pelo cumprimento dos mandamentos (mitzvot). Fato é que nesse sentido que as boas ações protegem, e trazem para si a Presença Divina, ou a Shekiná. Pois Esaú em sua perseguição teria feito até Jacó permitir perturbar os anjos celestiais, para sua urgente ajuda.
 
Resultado de imagem para Léia e Raquel bíblia

E sobre José, há dois fatos relevantes aqui lembrados: que seu sonho se realizou em 22 anos, e que operou um milagre a seu favor no poço. Lembra o Rabi Zalman Sorotzkin em sua obra Oznaim LaTorá que o poço tinha a vantagem de ter passagem para se respirar. Mas por outro lado possuía a desvantagem de ter víboras e escorpiões. Então José teria assim sobrevivido a presença e ataque de cobras e escorpiões, nesse poço onde os irmãos o teriam jogado. E sobre José, ele teria o sonhos com 17 anos, e 30 quando decifrou anjo do faraó, sendo ainda mais 7 anos de abundância e 2 de carência, somando assim o total de 22 anos. Assim seus irmãos o procuraram. Deste modo, os sonhos levam 22 anos para se realizar.

2 comentários:

  1. Como vc sabe que lia estava prometida a esau

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Com base no Midrash citado. Valeu amigo

      Excluir