“No
princípio criou Deus os céus e a terra. A terra era sem forma e
vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus
pairava sobre a face das águas. Disse Deus: haja luz. E houve luz.
Disse Deus: haja luz. E houve luz. Viu Deus que a luz era boa; e fez
separação entre a luz e as trevas. E Deus chamou à luz dia, e às
trevas noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro”. (Gen. 1:
1-5)
“No
primeiro dia Criou o céu superior, a terra, as águas, todos os
espíritos que diante O servem, os anjos da face, os anjos santos, os
do vento de fogo, os anjos da atmosfera respeitável, os anjos do
vento de névoa, da escuridão, granizo, neve e geada, los anjos do
trono e dos relâmpagos, os anjos dos ventos de gelo e calor, de
inverno, primavera, verão e outono, e todos os ventos da obra de
céus e terra, os abismos, a escuridão do entardecer e a noite, a
luz, a aurora e o crepúsculo, que Ele preparou com a sabedoria de
seu coração”. (Jubileus 2)
O
livro de Jubileus é dito apócrifo, mas seria uma espécie de
“Pequeno Gênesis”, como foi chamado, com alguma inclinação da
seita de essênios em sua doutrina, apesar de não toda, e que tem
também uma ampla angeologia e demonologia, além de detalhes que
ampliam o que é relatado no Gênesis do Canon oficial. Também este
livro está na Bíblia Ortodoxa Etíope,
e a única versão completa é essa. Assim como o
livro de Enoque, que era citado por livros bíblicos e está também
na Bíblia Ortodoxa Etíope, o livro de Jubileus trata de queda dos
anjos, de detalhes que muitos cristãos tinham acesso, e que aos
poucos foi contestado por seitas, mas sem contudo ver esse conjunto
maior.
Interessante
é que sobre o anjo rebelde, este participa em mais momentos no
Jubileus, e que tem outro nome: Mastema. Do mais os eventos e relatos
são semelhantes daqueles conhecidos pelos cristãos. Fato que o
“Anjo da Face”, já um a favor do Senhor, é quem entrega as
tábuas da Lei a Moisés, bem como participa de mais eventos a favor
do povo de Deus. Também no primeiro dia da Criação são criados os
anjos em detalhes, como relacionados aos fenômenos da natureza,
sendo criados os anjos do vento de fogo, anjos da atmosfera
respeitável, anjos dos ventos de neblina, anjos dos ventos, das
estações etc.
Sobre
Enoc e a queda dos anjos, se diz que ele ficou com esses anjos por 6
anos, que lhes mostrou sobre as coisas. Esses anjos então
prevaricaram com as filhas dos homens, fato que não é bem explicado
na Bíblia, mas que aqui em livro de Jubileus é mais detalhado.
Outro fator é a Lei do talião, que já existe antes da Lei entregue
a Moisés, falando-se de tábuas celestiais, a que os anjos estavam
respondendo. Também Adão e Eva quando foram expulsos do paraíso,
os animais foram expulsos juntamente, e perderam a capacidade da
fala. Assim voltam para uma terra natal, que seria chamada de Elda,
que alguns entendem ser a Índia.
Fato
é que o livro de Jubileus é menos confuso que o de Apocalipse, e
mesmo de Enoque, e assim poderia sim estar no cânon oficial, fazendo
parte da Bíblia. Deste modo o é a Bíblia Ortodoxa da Etiópia, que
além desse tem o de Enoque e outros livros ditos apócrifos, mas que
não se diferenciam muito daqueles que estão na Bíblia usual. Fato
é que para informação e para compreender a tradição oral judaica
e cristã esse livros se tornam especiais, não devendo ser excluídos
sem a devida atenção. Também o escrito fala de um Livro de Noé,
que relata receitas para curas. Noé também já tinha a Lei e a
respeitava. Ademais, o diabo tenta Abraão a não levar a sacrifício
Isaac e muitos outros fatos e teria confundido os egípcios para
perseguirem os hebreus. Um fator social no livro é que há a
proibição de casamento com gentios.
onde se consegue o pdf desse livro?
ResponderExcluirEntra no Google escreve livro de jubeleu ai vais ver. E teras acesso de baixar...
ResponderExcluir