Sejam bem vindos ao site sobre a Bíblia do ponto de vista místico e esotérico

Informações a respeito de cabala cristã, martinismo, arqueologia bíblica, interpretações, textos místicos e assuntos relacionados



quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Versículos do gênesis comentados

26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra.

Comentário: O Adão Kadmon, o Homem Universal, que possui a Alma de onde surgem todas as almas, incluindo todas estas na sua (conforme O Tanya), tinha domínio sobre os anjos, os quais o temiam. O poder desse Adão o poderia dar a referência de um filho de Deus, perfeito. É a árvore da vida, o diagrama cabalístico onde está o universo e seus mundos, sendo em macrocosmo o que é representado em microcosmo no corpo do homem, ou da humanidade (coletiva). A Criação é feita por meio da fala, segundo Pirkê Avot, pois “o mundo foi feito com 10 pronunciamentos”, o que nos faz pensar nas dez sefirot, esferas da árvore.

27 Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

Comentário: Imagem por ser santo, pois O Senhor é santo. E pela lei do gênero, tudo tem gênero, logo essa obra resultou em macho e fêmea (não fala homem e mulher). Aqui muito místico falam de um Adão andrógino, possuindo os dois sexos, e é de certa forma uma fase esotérica da evolução da humanidade, descrita por outras vertentes religiosas. Tal raça especial teria vivido até na Lemúria, segundo alguns esoteristas. Também a imagem e semelhança se deve a Alma antes estar nos minerais, vegetais e animais, cuja forma não é humanóide. Certas tradições falam que existia um homem mineral e um homem vegetal (Max Heindel), e isso pode justificar que antes não havia “imagem e semelhança”. Saint Yves fala em “corpo de anjo”, o que pode ser também bem provável, uma vez que os Elohim na obra da Criação eram anjos, e tinham o Nefesh (Alma), da qual “sopram” em Adão. A imagem também é a capacidade de pensar, a inteligência da humanidade. Em verdade, a primeira raça foi sem sexo e a segunda hermafrodita, a terceira, hermafrodita que se separa (Caim-Abel), a quarta provou o fruto proibido e a quinta que se aproxima do quinto elemento. Fato é que a primeira raça era espiritual, então não podia ser atingida por dilúvio ou fogo. São assim em sentido oculto 7 Adões.

(Trecho do livro Bíblia e Misticismo) 

Um comentário:

  1. Oi Mariano, não sei se vc viu mas eu já prefaciei o seu livro, muito obrigado pela oportunidade ímpar. Espero que venda muito, vai vender. Parabéns por mais essa publicação, vai enfrente. Ninguém pode lhe segurar. Vamos entupir este clube de autores com nossos livros. O tema é candente e atual. Todo escritor deveria escrever um livro sobre a bíblia. CLÉVERSON ISRAEL MINIKOVSKY

    ResponderExcluir