Sejam bem vindos ao site sobre a Bíblia do ponto de vista místico e esotérico

Informações a respeito de cabala cristã, martinismo, arqueologia bíblica, interpretações, textos místicos e assuntos relacionados



sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Nascimento para o alto

Nascimento para o alto

“E como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna”. (João 3: 14-15)

Jesus Cristo provou o nascimento para o alto a que fala João quando morreu e ressuscitou. O cristão também trilha esse caminho até Cristo, de modo que se inicia no batismo e que um dia se efetiva pelo Espírito Santo. Isso estava prefigurado na serpente que subia, a que Moisés criou para se proteger do veneno de cobras, quando no deserto. Essa serpente é símbolo do fogo serpentino que sobe na medida em que as pessoas buscam a castidade, ou pelo menos sacrificam um pouco de seus instintos, em obra destinada para seu Senhor. Quando se serve ao demônio, há o serviço a serpente da tentação e do pecado, por outro lado. E não apenas o batismo de água garante essa subida, mas há de ser necessário um batismo de fogo, que é dado por Cristo e pelo Espírito Santo. Logo, a semente deve germinar em terra fértil, não em espinhos ou rocha. Desse modo pode subir até o Pai, Senhor da Sabedoria (hockmah), provando fruto maduro da árvore da vida. Esse é o novo nascimento, o que não mais encontra barreira na carne e nem depende da concupiscência. Só assim pode conhecer as 7 igrejas a que fala o Apocalipse, e também abrir os 7 selos, a fim de mostrar a veste branca com o sangue de Cristo, que partilhou.

2 comentários:

  1. Quem está no mundo acredita que o instrumento mais adequado para subir é uma escada. Mas no mundo espiritual você decai quando faz do outro um degrau a lhe proporcionar maior projeção social e cresce quando constrói pontes. Para subir no nível espiritual é preciso incrementar a intensidade de concordância com o próximo, a verticalidade é, pois, o alcançada pelo exercício da lateralidade. CLÉVERSON ISRAEL MINIKOVSKY

    ResponderExcluir
  2. POIS E.. AQUI EU TIVE VONTADE DE FALAR DA VERTICALIDADE. A LATERALIDADE AS PESSOAS TEM TODO DIA..E VIVEM ANTES ISSO. TAMBEM MOSTRAR QUE O SIMBOLO DA SERPENTE NEM SEMPRE E NEGATIVO OU O DEMONIO. ABRACO AMIGO.

    ResponderExcluir