Sejam bem vindos ao site sobre a Bíblia do ponto de vista místico e esotérico

Informações a respeito de cabala cristã, martinismo, arqueologia bíblica, interpretações, textos místicos e assuntos relacionados



sábado, 8 de junho de 2013

Jesus segundo tradições judaicas dos Talmudes


Jesus segundo tradições judaicas dos Talmudes, Mishna, Gemara, Tosephta, Toldoth e outras










Quase sempre o que sabemos a respeito de Jesus é o que está no novo Evangelho, e assim temos informações limitadas a respeito de sua vida. Progresso foi o encontro dos manuscritos do Mar Morto, apesar de que já havia algo judaico antes, no muitos comentários dos sábios judeus. Fora os ataques por motivo de competição dogmática e doutrinária, resta que alguns detalhes e fatos devem ser verdadeiros, a respeito do Jesus histórico, que muitas vezes é diferente do Jesus místico, presente em muitos fatos sobrenaturais e que envolvem mais fé que ciência. Fato é que lendo mesmo o Novo Evangelho, percebe-se que Jesus sabia muito mais que a simples Torá e Profetas, bem como simples escritos do Antigo Testamento, mas que era versado nesses estudos e comentários de sábios rabinos, como os Talmudes e outros escritos assemelhados. Parece que Jesus teve um tutor que lhe ensinou a tradição talmúdica.

Vemos que Jesus (Jeschu ben Pandera) teria nascido por essas tradições como filho ilegítimo de Mirian (Maria), de Joseph ben Pandera, um vizinho com que teria tido relacionamento, haja vista ser esposa de Jochanan, e este não estar em casa. Assim Jesus teria já aos 12 anos sido caluniado quanto a sua origem (chamado bastardo...) e assim discutiu conhecimentos talmúdicos com os doutores da Lei, em específico a distinção entre o que vem de Moisés e de Jetro, de quem é mais sábio entre eles e assim por diante. Maria/Mirian seria uma cabeleireira e sobre ela não muito é dito, mas que teve filho “em separação” de seu marido. Outros dizem que ela era um “mulher separada” quando teve Jesus. Bem diferente que uma mulher que teve filho ainda casta e de forma milagrosa. Mas o próprio Jesus desde criança falava que era o Messias e sua mãe era virgem quando o teve, mesmo nessas tradições judaicas.

Jesus era tratado como um feiticeiro pelos romanos, e mesmo muitos judeus de seu tempo o acusaram de tal arte oculta, haja vista as maravilhas que operava. Interessante é que essas curas e milagres não são negados, o que nos leva a crer na veracidade da tradição cristã e histórica dos milagres. Há escritos que dizem ter Jesus aprendido magia no Egito, e utilizado do nome de Deus (Shem) para operar fatos extraordinários. A sua técnica seria segundo eles um modo de marcar a pele, espécie de tatuagem onde essas letras hebraicas ou hieroglifos teriam sido assim feitos. Não é de todo impossível, haja vista haver relatos de que Jesus teria passado não apenas no Egito, mas também na Índia, o que lhe daria possibilidade de aprender artes extraordinárias de magia e faquirismo.

Outra comparação que fazem de Jesus é com Balaão, aquele que era espécie de adivinho e feiticeiro. A principal comparação é com a idade da morte, que seria para eles a “metade da vida”, 33 anos, pois escrevem que “os homens sedentos de sangue e enganosos não deveriam viver a metade de seus dias”, sendo ele talvez classificado de enganoso, e assim colocando ele no inferno (Gehena) mais baixo. Seu crime seria o desprezo das palavras dos doutores da Lei. Teria também Balaão feito o mesmo e vivido em torno de 33 anos, e daí a analogia talmúdica. Também sobre a morte de Jesus, é dito que ele teria sido “apedrejado”, haja vista a prática de feitiçaria, e seu corpo exposto para servir de exemplo.

Fato é que sendo eu místico, não duvido dos feitos de Jesus, nem me importo muito com o que teria ocorrido em sua família, uma vez que seres humanos erram e seria estranho mesmo todos serem perfeitos. Fato é que seus milagres ou feitos não são negados, e que divergências de doutrinas não devem ser grandes crimes, haja vista que entre próprios sábios judeus e nos Talmudes vemos toda a sorte de interpretações das Escrituras Sagradas e da Torá. Das pesquisas que vi, feitas pelo teósofo G.R.S. Mead sobre o cristianismo, concluí que cabe sempre a distinção feita por Annie Besant entre o Jesus histórico e o Místico, e que temos fé em algo maior que um filho de mulher. Ele mesmo teria dito ser filho de Deus, e mesmo um com o Pai. Então cabe apenas arrumar lacunas dos Evangelhos, o que também podemos fazer com os apócrifos, e assim ampliar nossa compreensão de quem foi Jesus e quem são as pessoas que conviviam com ele. Mesmo porque hoje existem Judeus que aceitam Jesus, e messiânicos, missionários, da Nova Aliança etc, onde vemos uma síntese muito positiva na compreensão e tolerância mútua, mesmo união dessa tradição, que parece ser uma só. A paz deve por fim reinar, Shalom.






Fontes



MEAD, GRS. Os testemunhos externos mais antigos referentes as histórias de Jesus no Talmude.



MEAD, GRS. As histórias de Jesus Balaão do Talmude.



MEAD, GRS. As histórias de Jesus ben Stada do Talmude.



MEAD, GRS. As histórias de Maria no Talmude.



MEAD, GRS. Uma vida judia de Jesus.




7 comentários:

  1. Quando leio esse texto seu da Bíblia e misticismo me fortaleço espiritualmente

    ResponderExcluir
  2. OI nery.. que bom que vc compreendeu e percebeu esse trabalho de reflexão e de avaliação. Vale que cristãos sejam mais que materialistas e percebam a dimensão mística como maior. abraço

    ResponderExcluir
  3. Mariano Soltys: quando Jesus pergunta aos discípulos "Quem sou eu para vocês?" significa que existe o Cristo Real e o Cristo Representação. Jesus faz esta pergunta a cada um de nós: "Quem sou eu para você?". O que Ele for para mim eu serei para Ele. Quem vê a Cristo como Redentor da humanidade, redenção n'Ele encontrará. CLÉVERSON ISRAEL MINIKOVSKY

    ResponderExcluir
  4. Essa Historia de Pandera é muito Posterior aos dias de Jesus.a primeira vez que essa historia de Pandera é contada foi pelo filosofo Pagão Celso em 178 D.C que era um inimigo do Cristianismo.Depois foi repertida no Talmud que começou a ser escrito no Seculo III D.C por isso são Historias muito Tardias e Não correspondem a Verdade a respeito de Jesus.
    Jesus no seculo I era conhecido pelo povo Judeu como Jesus Filho de José de Nazaré.
    Creio que Jesus Nasceu realmente de uma Mulher Virgem de nome Maria que era noiva de José.

    ResponderExcluir
  5. Essa Historia de :Jesus(Yeshua) ser Filho(Ben) de Pandera só
    começou na Segunda Metade do Século II e mecionada em 178 por Célsio que era um Filosofo Inimigo do Cristianismo.essa Historia é mecionada quase 200 anos depois do Nascimento de Jesus e quase 1 Século e Meio Depois da Cruficação de Cristo,quase 150 anos e Muito tardia e Não serve como Testemunho Histórico.essa Historia é só uma Grande Mentira com o Objetivo de Ataca a Crença Cristã do Nascimento Virginal de Jesus de Nazaré.
    Depois Disso essa Jesus Ben Pandera é citado na Tosefta que é do Século III que também é muito Tardio e também Não serve como Testemunho Histórico.
    O Gemará que são Comentarios que fazem parte do Talmud são Muito Tardios foram escritos no Século IV e V.Não foram escritos por Ninguem que tenha conhecido Jesus e por isso Não serve como um Testemunho Histórico.
    Esta Historia Mentirosa foi uma Maneira de Contradizer os Evangelhos,invertaram a Mentira que Jesus era filho de Pandera.os Cristãos Diziam Jesus filho da Virgem Maria,sendo que Virgem em Grego é Parthenos.o que os opositores dos Cristãos fizeram foi um trocadilho da Palavra Grega Parthenos como Panthera(Pandera) que era nome de soldados romanos.dai ficou Jesus filho de Pandera em vez de Jesus filho da Parthenos(virgem).Antes disso no Seculo II, Justino, o Martir, tem um debate com Trifo, o judeu, sobre a concepção virginal, nesse dabate Não existe por parte desse judeu essa acudação e nem Justino desmentir a acusação de ilegitimidade(Justino Martir, Dialogo com Trifo).isso por que na Primeira metade do Seculo II essa Historia Falsa ainda Não existia.essa Historia só começou a circula só a Parti da segunda metade do seculo II como uma Maneira de fazer Oposição a Jesus.é simplesmente uma Historia Falsa é uma Grande Mentira e Demoniaca,uma maneira maldosa dos inimigos ridicularizarem o nascimento virginal de Jesus.como sabemos toda a mentira vem do diabo.no Século I Jesus era conhecido como Jesus de Nazaré,Filho de José.
    Existia no Século II um Grupo de Cristão Judeus chamados de Ebionistas que acreditvam que Jesus era o Messias,porem diziam que Jesus era Filho Biologico de José com Maria.
    Eu creio que Jesus seja o Messias:O Filho de Deus,que Jesus nasceu da Virgem Maria( Sem Pai Humano) e que José é Pai Legal(Adotivo) de Jesus.o Verdadeiro Pai de Jesus é Deus.

    Os Evangelhos Sim São confiáveis como Documento Histórico pois foram escritos no Século I,principalmente os Evangelhos de Mateus e João que foram escritos por Testemunhas que conheceram Jesus de Nazaré:O Messias e Filho de Deus.

    ResponderExcluir
  6. Somenre para conclir citatei 2 estudiosos:

    FF Bruce:
    "(...) O designativo BEN PANTERA (FILHO DE PANTERA) provalvelmente diz respeito não (como se tem por vezes aventado) a um soldado romano chamado Pantheras, mas à crença cristã no nascimento virginal de Cristo, PANTERA sendo simples corruptela do termo grego parthénos (virgem).(...)" (FF Bruce, Merece confiança o Novo Testamento, fls 132-133)

    André Chevitarese
    "(...) Dos argumentos apresentados por Celso, convém observar: (a) não há como saber se essa história foi contada por um judeu (b)ela deveria ter começado a circular entre os judeus helenistas da diáspora a partir da segunda metade do século II, já que Justino , no seu Diálogo com Trifon (48.2), datado de 150, não registra qualquer informação ou indício que sugira um conhecimento a respeito desta situação (...)" (Chevitarese, Cornelli e Salvatici, Jesus de Nazaré, uma outra história, fl. 51).

    Por tudo isso creio que Jesus é o Filho de Deus e da Virgem Maria.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom irmão Frankmar, volte sempre e esteja a vontade para comentar. abração e esteja com Deus

    ResponderExcluir