Sejam bem vindos ao site sobre a Bíblia do ponto de vista místico e esotérico

Informações a respeito de cabala cristã, martinismo, arqueologia bíblica, interpretações, textos místicos e assuntos relacionados



sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Salmos interpretados pelo Talmud



Salmos interpretados pelo Talmude
 
“Estejam na sua garganta os altos louvores de Deus, e na sua mão espada de dois gumes” (Sal. 149:6)
“o Senhor abre os olhos aos cegos; o Senhor levanta os abatidos (encurvados)” (Sal. 146:8)
“Fizeste com que os homens cavalgassem sobre as nossas cabeças; passamos pelo fogo e pela água, mas nos trouxeste a um lugar de abundância”.(Sal. 66:12)
“Ele faz cessar as guerras (desolações) até os confins da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo”. (Sal. 46:9)
“Minha oração, porém, sobe até vós, Senhor, na hora de vossa misericórdia (hora de aceitação), ó Deus.” (Sal. 69:14)

 
       O livro dos Salmos da Bíblia, em hebraico traduzido como “livro dos louvores”, e na Torá chamado Tehilin, nos leva a profundos ensinamentos. Assim se deve, para compreender seus meandros, estudar a cultura judaica e sua tradição oral. Para tanto, Moisés recebeu no monte Sinai as tábuas da Lei (Torá), os mandamentos, a Mishna, o Talmud e até mesmo o Zohar. Usar apenas da Torá escrita seria temeroso, e se deve assim buscar a opinião dos sábios, que perpetuaram aquela tradição oral que se reveste de suma importância para entender o que está escrito. Assim o salmo é especial a se louvar a Deus.
       Primeiro que os dois primeiros salmos são na verdade um só, segundo talmudistas. Porque começa e termina pela expressão “Bem aventurado”, sendo que ainda o segundo salmo seria uma referência a gentios e guerra de Gog e Magog. Indo para o aspecto místico, o salmo 91 e o 149, um referente aos 1000 e 10000, e outro a espada de dois gumes, se referem a mazikin, aos demônios, que são em maior número que os seres humanos. A espada de sois gumes é a oração Shemáh, recitada ao começar e terminar o dia. 
 
       No salmo 146 fala que o Senhor levanta os encurvados (mal traduzido para abatidos...), e assim nos leva a pensar em Nosso Senhor Jesus, na cura do coxo. Mas originariamente se referia a oração (onde se fica encurvado), do Shemáh noturno. No que tange a Salmo 66, o mesmo se refere a água e fogo, e que os sábios no Talmud veem como o julgamento da água e fogo, pois a face da pessoa envergonhada (pelo pecado) fica rubra (fogo) ou branca (água). Já no Salmo 46, quando se diz : “Ele faz cessar as desolações até os confins da terra”, não se deve ler desolações (Schamot), mas sim nomes (Shemot), pois o nome provoca as ações nas pessoas. Percebemos assim os nomes bíblicos com a chave de comportamento das pessoas, mesmo o que ocorre com estes. E no “nome” nesse salmo se refere as gerações de Noé, uma vez “Hen” é nome ao contrário. O nome revela o destino. 
       Com relação a Salmo 69, quando o mesmo fala na oração e hora da misericórdia, na verdade a tradução é “hora da aceitação” (Ratzon), sendo a hora que reza a congregação na sinagoga. Sobre as regras de comportamento na sinagoga, há um livro judaico chamado Shulkan Aruch, que trata isso em pormenores. Para a Presença Divina (Shekiná), se devem reunir pelo menos 10 pessoas em oração, segundo certos escritos. Apesar de que Jesus (Ieheshua) falou para não rezar-se como os hipócritas, que são aqueles que não se concentram na oração, e ainda falando para se trancar no quarto (do coração, interno etc). Vale que bendizer a Deus sempre é recomendado, e que Davi serve de exemplo nesse sentido. O livro dos salmos traz ainda muitos mistérios, e aqui no presente artigo ficaria muito extenso falar desses detalhes, mas é um livro profundamente místico. O livro do Zohar comenta sobre esse viés, mas já falei o bastante do tema em minha obra Comentários à Bíblia.

3 comentários:

  1. Mariano Soltys: Vemos que Cristo, nosso Messias, é o realizador daquilo que foi sonhado nos Salmos. Forte abraço. CLÉVERSON ISRAEL MINIKOVSKY

    ResponderExcluir
  2. Mariano um excelente texto. Devemos segui os ensinamentos de Jesus, não adianta ter todoS conhecimentos, se não conhecermos a Bíblia, ou seja, a palavra de Deus, falta muitos conhecimentos pro ser humano, a Bíblia nos educa é o único livro que nos leva a salvação. Não adianta esconder em religião dizendo estou salvo e meu irmão esta nas trevas, só quem tem o poder de julgar JESUS.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o texto! Realmente o salmo 91 é poderosíssimo. Interessante também, como algumas traduções criam equívocos no real significado. Obrigada por citar alguns, Parabéns!

    ResponderExcluir