Sejam bem vindos ao site sobre a Bíblia do ponto de vista místico e esotérico

Informações a respeito de cabala cristã, martinismo, arqueologia bíblica, interpretações, textos místicos e assuntos relacionados



sábado, 29 de março de 2014

O Evangelho Valentino, o Reino dos Céus, Inferno e trevas exteriores


O Evangelho Valentino, o Reino dos Céus, Inferno e trevas exteriores

“Eu, porém, vos digo que todo aquele que se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e quem disser a seu irmão: Raca, será réu diante do sinédrio; e quem lhe disser: Tolo, será réu do fogo do inferno”. (Mat. 5:22)


E não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo”. (Mat. 10:28)


Também vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e reclinar-se-ão à mesa de Abraão, Isaque e Jacó, no reino dos céus. mas os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes.”. (Mat. 8:11);


“Filhos deste mundo são mais sagazes para com a sua geração do que os filhos da luz.” (Luc. 16:8)


“E Jesus respondeu: As trevas exteriores são um grande dragão. E sua cauda está dentro da sua garganta, e está fora do mundo, e o rodeia. E contém numerosos lugares de tortura, que são compreendidos em doze divisões, consagradas a terríveis suplícios. E cada uma dessas divisões é um arconte, e as figuras desses arcontes são diferentes, e se transformam adotando diversas formas”. (Evangelho Valentino)


Lendo o Evangelho Valentino, percebi que ele complemente a Bíblia no que ela é omissa. Assim temas como a queda dos anjos, o inferno e mesmo atos dos demônios, são ali descritos. Vemos assim que a tradição cristã tem as suas verdades que ultrapassam a simples letra da Bíblia que possuímos. Apesar de que esse evangelho dito apócrifo poderia estar no Canon da Igreja Cristã ortodoxa etíope, como já observamos o da Verdade e livro de Enoc. Assim é relevante a todo cristão.
 

Nesse livro, é explicado o Reino dos Céus e também o inferno, ou os éons e suas esferas, satélites, arcontes, anjos e demônios. Vemos assim aqueles fatos explicados em desculpas de padres para não pecar, como os castigos a que estão sujeitos os pecadores, lá descritos de forma detalhista. Assim os demônios cuidam dos pecadores, e estes têm a aparência das bestas do livro de Revelação (Apocalipse), e se relacionam intimamente com as pessoas. São animais fabulosos.

Para conhecedores da cabala, vê-se que esse livro fala dos planos ou dimensões, dos mundos, e o inferno seria em específico sobre a Árvore do Conhecimento, ou da morte, e suas conchas (Qliphot). E isso se refere aos Mistérios da Luz, uma vez que Jesus falou aos discípulos obre esses mistérios, os quais levariam ao perdão dos seus pecados. Então o “Pai de meu Pai”, Iao, segundo Jesus, e mesmo Melquisedeque, e outros que levariam a esse Reino da Luz, salvariam os homens. Em especial claro, Jesus é nosso salvador e divulgados desses mistérios, mesmo que na Bíblia estando em parábolas.
 

Sobre esses pecados e seus castigos está também o Apocalipse de Pedro como revelador do segredo, ou interpretação das Parábolas. Logo o Reino dos Céus é esse mistério da Luz, desse Tesouro da Luz, com o qual está o homem liberto dos arcontes e de seus demônios, dessas regiões infernais e perdoado em seus pecados. Também não pode assim o Satã ou Demiurgo (Ildabaoth) levar o pecador mais a esse destino, que usualmente é sua morada quando abandona a veste carnal. Assim possuindo a gnose pode o cristão encontrar a salvação, através da água, fogo, vinho e sangue, para encontrar o Pai do tesouro da luz, nosso Pai. E pelo contrário, o pecador encontra as trevas exteriores, quando não acessar esse Tesouro da Luz, não explicado em capítulo 8:11 do Evangelho de Mateus. Estamos assim na esperança da Verdade, que nos libertará, em Cristo.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário