Sobre
os justos, as duas almas, os 7 dias da Criação na cabala, a mão
direita do Senhor no coração, e Esaú e Jacó, segundo livro de
Likutei Tânya
“O
tsadik é o fundamento do mundo” (Provérbios 10:25 – Mishlei)
“E
nashamot (almas) que Eu fiz” (Isaías 57:16 – Yeshaiáhu)
“Grande
é o Senhor, e mui digno de ser louvado; e a sua grandeza é
insondável”. (Sal. 145:3)
“Pois
ele se coloca à direita do poder, para o salvar dos que o condenam”.
(Sal. 109:31) “pois sou pobre e necessitado, e dentro de mim está
ferido o meu coração”. (idem, 21)
“Duas
nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas
estranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o mais
velho servirá ao mais moço”. Sobre Esaú e Jacó – (Gên.
25:23)
Aqui
nesse artigo falarei de ensinamentos bíblicos contido no livro do
devoto Rabi Zalman
de Liadi, livro que não há uma grande comunidade judaica grande
onde não há grupo de estudo, que se refere a sabedoria da cabala e
dos chassidismo. Isso é relevante a cristão e messiânicos, uma vez
conter ensinamentos referentes ao Mashiah
(Yehashuah -
Jesus),
mostrando esse lado mais profundo e espiritual da Torá (ou Bíblia).
Uma
concepção inicial a que o Tanya faz distinção é entre o Justo
(tsadik), o santo, bem como do perverso (rashá), ou
pecador. Uma ideia que acrescenta é a de benoni, o
intermediário, que em ações, palavras e pensamentos não peca, mas
que tem inclinação e desejo por pecar. Jesus é justo, ou tsadik.
Já algum apóstolo seria mais um benoni, uma vez que em seu
coração poderia existir a má inclinação e o desejo por pecar, ou
por prazeres do mundo. Já o perverso (rashá) seria o pecador
e que pode às vezes fazer o bem. O justo teria uma natureza em que
não há nem possibilidade do mal. Disso que diz que o tsadik,
ou os, são o fundamento do mundo. Pois há um justo a cada geração.
Então
há duas almas, a alma divina, que está no lado direito do coração
(o braço direito do Senhor), e a alma animal, que está no lado
esquerdo. Os Benoni ou intermediários, mesmo tendo o comportamento
santo, bem como palavras e pensamentos do bem, ainda assim tem a alma
animal no coração, em seu lado esquerdo, e assim podem ser
perversos pela tentação. Já o justo ou santo nem essa
possibilidade tem, se concentrando apenas no lado direito do coração,
ou com o braço direito do Senhor. Isso mostra o Salmo 109, que
mostra que no pobre, naquele que não é ainda rico de santidade, o
Senhor coloca para a salvação do lado direito (de seu coração),
ou seja, a alma divina sempre existe, mesmo que seja em pequena
proporção, uma centelha divina.
Já no Gênesis onde fala das duas nações em Esaú e Jacó, se faz
uma alegoria entre as duas almas, entre aquilo que está dentro do
homem, sua alma animal, que deve dominar, renunciar ou até mesmo
matar, e sua alma divina, que o leva até Deus. Esaú mostrando essa
alma animal, e Jacó mostrando a alma divina. Pois o Senhor é grande
e insondável, uma vez que Ele está em níveis mais altos em Ein
Sof, tendo características infinitas, e sendo percebido apenas
nesse sentido por mundo de atzilut, ou por características
intelectuais, como em Chokmá, Biná e Da'at. Já os 7 dias da
Criação são os 7 poderes emocionais abaixo dessas 3 esferas
superiores, que são intelectuais. Por isso a razão domina a emoção.
Lindo texto
ResponderExcluirValeu amigo. Volte mais e confira meus livros, baixando gratuitamente. abração
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