Gênese
Deus criou tudo do nada, pois apenas Ele é tudo. Para tanto, aquele tudo que somos difere do tudo que Ele é. A criação do Universo se deu pelo sopro, ou melhor, pelo Espírito. A segunda pessoa da sagrada trindade foi o grande agente criador, ou melhor, o Logos ou Verbo que encarnou em Jesus Cristo (Yeoshuah), sendo a sua vida e obra manifestação simbólica da operação desse Verbo na existência. O Sol é uma materialização semelhante. Cristo não morreu, ele permanece em nós através do Paráclito ou Espírito Santo. O Cristo interno e cósmico está em nós e em tudo (como disse Tomé, corta um pedaço de madeira e lá estará ele, pega uma pedra e lá estará ele, ou seja, em todo o lugar). Esse mesmo Cristo é o novo Adão, ou aquele que retorna ao Éden (terra das delícias), ou Reino, ou junto do Pai. O Adão é a humanidade (homem), e já era macho e fêmea antes de Eva, o qual sucumbiu pela concupiscência espiritual ou pela serpente (Nahash). Eva foi e é a vida, a consciência divina, está inseparável do Pai ou do Éden (quem pecou foi Heva, traindo Adão com Samael, aquela serpente insinuante, e Adão, por conseguinte, a traiu com Lilith, a rainha dos abortos, e, ambos os amantes eram demônios). A queda foi a encarnação em um nível inferior de consciência (na matéria, na carne). Adão é ao mesmo tempo o reflexo de todo o Universo, sendo homem universal, imagem e semelhança do Senhor seu Deus. Criou os céus (Shamain=estabilidade) e a terra (Arets) significa que fez a natureza intelectual e a animal. Faça-se a luz (Aor) se refere a luz espiritual. A referências as águas se refere as etéreas. A serpente foi também foi sutil, algo não material, pois pela cabala ela é o “fim de toda a carne”. A queda se deu numa forma dimensional, da esfera do abismo (da'at) até o Reino (malkut), de um mundo espiritual para um mundo de carne. Por isso que o Reino não pode herdar a carne. Melhor, o que realmente o foi é o novo Adão, Cristo, já redimido do pecado original (a traição espiritual).
Fontes
-Bíblia (Gên. 1-3)
-Zohar (Bereshit)
-Stanislas de Guaita - A serpente do Gênese
-Saint Yves d' Alveidre – A teogonia dos patriarcas
-Martinez de Pasqually – Tratado da reintegração dos seres
-F.V. Lorentz – Cabala: tradição esotérica do ocidente
Você diz que Deus criou tudo do nada e isto é verdadeiro. Mas do nada nada se faz. Ele criou o universo de si mesmo. Não estou me autoafirmando panteísta. Mas a matéria é feita do espírito. A matéria é a vibração do espírito num determinado comprimento de onda. O maestro é Deus. O universo é uma grande canção. E nós humanos damos letra à melodia. Muito obrigado pela mensagem. Respeitosamente, CLÉVERSON ISRAEL MINIKOVSKY
ResponderExcluirBom dia amigo Cléverson
ResponderExcluiraqui o nada se refere a ain.. que para mim é o infinito.. mas é dele mesmo.. também vejo assim.. Criar pela apalavra.. a palavra deve vir de alguma boca.. mas continue comentando.. abraço, amigo.