Sejam bem vindos ao site sobre a Bíblia do ponto de vista místico e esotérico

Informações a respeito de cabala cristã, martinismo, arqueologia bíblica, interpretações, textos místicos e assuntos relacionados



sábado, 29 de dezembro de 2012

Anti-teologia

Anti-teologia como uma nova forma de teologia

"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude e se há algum louvor, nisso pensai."  Filipenses 4:8


Anti-teologia é (interpretação errônea ou equivocada sobre determinada teologia), segundo Luiz Alexandre Solano Rossi, doutor em ciência da religião. Diferente de ateísmo (sem Deus) e de teologia negativa (impossibilidade de uma prova da existência de Deus). A anti-teologia oferece assim um discurso com a promessa categórica de vitórias e conquistas a partir da adesão do “fiel àquela igreja”. São os vendedores de ilusões, que prometem tudo aos crentes.
Por isso da necessidade de um credo original, de um dogma e de certas tradições serem preservadas, para evitar ataques e teorias estranhas a fé original. Em grande parte cultos populares acabam por culminar nessa anti-teologia.
Por outro lado, claro que tomar ao pé da letra a Bíblia também é um equívoco, tamanho o número de alegorias e metáforas que há nas Escrituras Sagradas. Apesar de eu já ter sido chamado de ateu por interpretar Adão e Eva como ocorrência antropológica e não literal.
Mesmo na TV se discutia sobre a teoria do arrebatamento, procurando justificativas científicas ou teológicas ao acontecimento. Se apenas 144000 se salvarão ou não, isso tem de ser interpretado e somente a realidade vai dizer. Um homem ressuscitar por si também a ciência ainda não explica.
Se fala também que a teologia da prosperidade é uma anti-teologia. Sempre que há muita investigação do Ministério Público se suspeita de algo estranho. Transformar Jesus em banqueiro em muito passa a ser uma anti-teologia, acaba sendo mais uma economia que teologia. Um bezerro de ouro. "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude e se há algum louvor, nisso pensai."  Filipenses 4:8
Também vemos bem uma anti-teologia na ufologia, ou mesmo uma outra teologia. Todas as passagens bíblicas que tem algo de extraordinário acabam sendo explicadas como ato de extraterrestres, óvnis e coisas do gênero. Isso explicaria muita interferência de anjos. Teoria de astronautas do passado, muito em voga pelas terras americanas.
Não se acreditando em Deus, ou que não existe, acaba por se acreditar em anticorpos, em saúde, em inteligência e em causalidade. Aproxima-se de um conceito de Deus por meio indiretos. Buscar a vida e a luz do dia já são formar de se acreditar em Deus, mesmo que não por vias religiosas tradicionais.
Vemos em hermenêuticas muito reduzidas uma forma de anti-teologia. Seitas surgem todos os dias e quase sempre contemplam uma série de seguidores que não refletem sobre suas doutrinas. Basta ver sempre as doutrinas originais e o que disseram São Jerônimo e outros, a fim de não se cair em muito erro.



9 comentários:

  1. Mariano Soltys: Marx sabia disso: seu materialismo dialético era um a grande teologia, mas ele não podia admitir aquilo que mais tentava rechaçar. Marx foi um grande pensador. E colocou esta força espiritual, o pensamento, a serviço contrário às coisas do espírito. Não é de se estranhar que a URSS tenha colocado 13 planos Marshall dentro de Cuba para a ilha estar a porcaria que está. Continuo considerando digna a justiça social, mas é estranho que o caminho para ela leva a algo distinta dela, quando também o liberalismo gera não liberdade. CLÉVERSON ISRAEL MINIKOVSKY

    ResponderExcluir
  2. A teologia é fortemente influenciada pelas mais diversas religiões e, portanto, existe a teologia hindu, a teologia budista, a teologia judaica, a teologia católica-romana, a teologia islâmica, a teologia protestante, a teologia mórmon, a teologia umbandista, entre outras.
    Interessante o seu grito sobre a anti teologia. parabéns!!! Maria Nery

    ResponderExcluir
  3. OI Maria Nery.. me surpreendeu seu comentário.. achei que vc ia escrever algo mais tradicional. Mas que bom que vc reconhece a diversidade religiosa. abraço

    ResponderExcluir