Sejam bem vindos ao site sobre a Bíblia do ponto de vista místico e esotérico

Informações a respeito de cabala cristã, martinismo, arqueologia bíblica, interpretações, textos místicos e assuntos relacionados



sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Natal, Papai Noel e Jesus

NATAL, PAPAI NOEL E JESUS



Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, ela se achou ter concebido do Espírito Santo.E como José, seu esposo, era justo, e não a queria infamar, intentou deixá-la secretamente. E, projetando ele isso, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, pois o que nela se gerou é do Espírito Santo; ela dará à luz um filho, a quem chamarás JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. Ora, tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que fora dito da parte do Senhor pelo profeta: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, o qual será chamado EMANUEL, que traduzido é: Deus conosco. E José, tendo despertado do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu sua mulher; e não a conheceu enquanto ela não deu à luz um filho; e pôs-lhe o nome de JESUS. (Mat: 1:18-25)


                Vemos que nasceu o Salvador quando as trevas estavam no mundo, no solstício de inverno. Data antes comemorada ao deus Invicto, assim ficou que as tradições antes pagãs foram cristianizadas, e adaptadas ao mestre judeu. A árvore que era de Odin se transformou na árvore do Éden, trazida em costume por imigrantes, que procuravam pequenos pinheiros para cortá-los e enfeitá-los com velas (luz de Cristo) ou maçãs (fruto do pecado...). A tradição polaca dos ovos de enfeite também foi cristianizada. Restou ainda São Nicolau que foi adaptado em Papai Noel de marca de refrigerante, importando que desse presentes.
            O Bispo Nicolau nasceu na Turquia no ano de 280 e costumava deixar moedas e saquinhos nas chaminés às pessoas pobres. Vários ainda retrataram milagres atribuídos a ele, e assim foi declarado santo. Até final de século dezenove era retratado de roupa verde ou marrom. Em grande parte um filantropo.
            Mas então vemos que isso tudo se dá com base no nascimento de Jesus Cristo (Yeshua), seja ele nessa data ou outra. Pois a tradição comemorou assim. Também que nessa época nasce cosmicamente a luz do mundo, e muitos místicos afirmam que Jesus foi responsável pela criação do Sol. Já pensando no Verbo, ele foi criador de tudo junto com a pessoa do Deus Pai, e assim certamente nos deu o presente maior, a existência.
            Então São Nicolau não fazia isso para despertar a ganância das pessoas, mas fazia por Jesus, e pela causa grande da regeneração. Claro que a data é dedicada ao nascimento de diversos mestres espirituais de outras nações, como Buda, Zoroastro, Hórus, Krishna e outros, e assim vemos que todos prefiguravam a figura do Cristo. Também que tudo isso faz profecia de nosso Cristo interno que será despertado em tempos vindouros, assim já na ressurreição. E nasceu de uma eterna virgem, Maria/Marah, o mar do infinito, onde o Pai planava como descrito no livro do Gênese.
            Por fim cabe aos pais explicarem que esse Papai-Noel de refrigerante nada mais é que corrupção do Nicolau e que isso tudo para a glória de Jesus, e seu nascimento sagrado, um dos mistérios do cristianismo. Também que é melhor dar presentes que receber e que melhor que as coisas é a caridade, a fé e a esperança, pois pouco adianta se a vontade é desviada para fins diversos do que ensinou o Salvador.

2 comentários:

  1. Mariano Soltys: o fato de o Deus-Homem ter passado pela trajetória, embrião, feto e bebê, mostra que Deus não apenas aceitou ser Gente, mas ainda aceitou ser feito de carbono como toda a vida, aceitou ser poeira cósmica. Este é o modelo de aceitação que devemos ter de nós mesmos. CLÉVERSON ISRAEL MINIKOVSKY

    ResponderExcluir
  2. Papai Noel é Jesus não, é uma data importante onde fala do nascimento do criador, e aproveita essa data não pra comemora o nascimento e sim o do consumismo, as ruas enfeitada com enfeites natalinos voltado para o materialismo, essa homenagem ao bispo Nicolau.
    Todo dia é dia do nascimento de Jesus, basta voltarmos o coração a Ele JESUS e ajudando o irmão, porque a fé sem obra é morta. Boa noite Mariano. Maria Nery

    ResponderExcluir