Sejam bem vindos ao site sobre a Bíblia do ponto de vista místico e esotérico

Informações a respeito de cabala cristã, martinismo, arqueologia bíblica, interpretações, textos místicos e assuntos relacionados



segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Tempos pré-adâmicos e pré-diluvianos

Tempos pré-adâmicos e pré-diluvianos

         Naqueles dias estavam os nefilins (gigantes) na terra, e também depois, quando os filhos de Deus conheceram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos. Esses nefilins eram os valentes, os homens de renome, que houve na antigüidade”. (Gen. 6:4)

“Porque se Deus não poupou a anjos quando pecaram, mas lançou-os no inferno, e os entregou aos abismos da escuridão, reservando-os para o juízo”. (2 Ped. 2:4)
               
Lendo a Bíblia de Estudo Dake, percebi já de início bons estudos e comentários, talvez os melhores, e dando importância ao tema dos gigantes, de Lúcifer no tempo pré-adâmico e do dilúvio de Lúcifer (diferente do de Noé...). Assim os anjos que se rebelaram, gigantes e outros, parece que receberam seu juízo. Samael (ou Lúcifer) se opôs as leis cósmicas e naturais, e assim contrariou a Deus e a Sua providência. Mas com pouca informação na própria Bíblia, como podemos saber dessas coisas antes de Adão?
Mesmo na Bíblia há muita informação, apesar de velada. Em Isaias se fala no rei de Tiro, e assim vemos lá a figura de Lúcifer. Na serpente, e mesmo no Apocalipse há muito desses mistérios. Mas os gigantes viveram até o tempo de Noé, ou seus descendentes depois, ainda (cananeus, filisteus etc). Vemos que além dos livros canônicos, que alguns apócrifos dão-nos respostas, como o “livro de Enoc”, que fala das lições a que nos deram esses anjos ou gigantes. Também a tradição oral judaica e seus escritos de sábios, como Talmude, Zohar e Mishnas dão muitas respostas sobre Samael e os anjos.
Mas sem um estudo maior não se pode ir além nessa hermenêutica da Bíblia. Vemos assim em estudo de religiões comparadas às respostas as lacunas que encontramos sobre esse tempo pré-adâmico e mesmo pré diluviano. Várias tradições falam da “guerra dos gigantes contra os filhos dos deuses” e isso está quase literal na Bíblia também, podendo-se traduzir o termo Elohim por deuses. Também que o mundo ou universo teria sido criado perfeito, e se tornado imperfeito (queda). Mesmo no hermetismo se entende que Deus (o Todo) criou primeiro em Sua mente, para depois manifestar no material, pois toda a criação é mental. Tais gigantes também na tradição hindu, védica e purânica, não são tidos como maus, mas com uma missão no desenvolvimento do homem, sendo que esses anjos eram espíritos ainda, e por isso de tamanho descomunal.
Ademais, além de que os anjos habitavam outros mundos antes da rebelião de Lúcifer-Samael, como Marte e Vênus, vemos que o próprio termo Lúcifer se pode traduzir por Vênus, a “estrela da manhã”. Essa guerra de gigantes e filhos dos deuses se deu porque os primeiros pecaram por demasia, e que usavam de magia negra e toda sorte de confusões e guerras. Assim estes eram os Atlantes, e por isso ainda do livro do Gênese colocar em seguida o dilúvio, pois foi por meio deste que se destruiu a Atlântida, a terra dos gigantes. A relação das águas com o éter do universo também é feita por esoteristas e vemos assim que houve um dilúvio do universo, com destruição de planetas (por meteoros...Sodoma e Gomorra?) e que ainda houve um dilúvio no mundo, retratado em mais de 100 culturas, com seus Noés construindo barcos, arcas, jangadas, cabans etc.
Vale ressaltar que a tradição bíblica se assenta em algo que está retratado por outras religiões, e que representa alguma verdade, senão literal, por certo cósmica e mística. E tais gigantes podem ter existido tanto no astral como no real, e que houve por certo alguma experiência genética entre homens e anjos, simplificada nas Escrituras sagradas. Também que outros mundos existiram e que coisas muito misteriosas mesmo em nosso mundo existem, como pirâmides e coisas que não poderiam ser construídas com a tecnologia de homens do passado. A Bíblia é assim também um livro de ciência oculta, e vai muito além do mero sentido literal, necessitando de diálogo inter-religioso e de tradições orais para sua compreensão.      

6 comentários:

  1. Você esta certo, sem dúvidas existem outros mundos, muitas contradições na biblía,precisamos evoluir abrir nossas mentes..
    Parabéns pelo texto ..abraços

    ResponderExcluir
  2. oi Cris.. seja bem vinda as minhas meditações e volte sempre.. obrigado pelo comentário

    ResponderExcluir
  3. Caro Mariano Soltys: penso que a função da hermenêutica é esclarecer o texto e a Dake em algum sentido faz o oposto disso. Todavia, se o que você busca é conhecimento ainda que ao preço da complexificação, então vá em frente. Também estou querendo ler a Dake já faz um bom tempo. Os meus encômios aos interessados pela Palavra de Deus. CLÉVERSON ISRAEL MINIKOVSKY

    ResponderExcluir
  4. Bom dia mestre e amigo Cléverson.. acho que Dake é bom.. tras informações de geografia, hermenêutica, história, arqueologia e algoi mais. Informa mas peca por tentar entrar em áreas não suas.. como a contrarria a ciência. mas no geral vale a pena e te empresto. abraço

    ResponderExcluir
  5. Mas minha linha [é de misticismo.. e não vi uma bíblia comentada nessa linha.. abraço

    ResponderExcluir
  6. Tem parte na Bíblia que é mistérios e cheia de simbologia e o texto escrito por te, fala em Lúcifer quem é Lúcifer o diabo? Retrata a religião, me pergunto Jesus tinha religião, porque a religião foi criada pelos homens. Jesus é de todos independente de classe social, religião, etnia, Ele nos ama de verdade, não julga e prega o amor.
    Maria Nery

    ResponderExcluir