Sejam bem vindos ao site sobre a Bíblia do ponto de vista místico e esotérico

Informações a respeito de cabala cristã, martinismo, arqueologia bíblica, interpretações, textos místicos e assuntos relacionados



segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Adão criado com duas faces, Eva formada a partir do rabo e Jó astrólogo, de acordo com o Talmud


Adão criado com duas faces, Eva formada a partir do rabo e Jó astrólogo, de acordo com o Talmud





“e do rabo que o senhor Deus lhe tomara, formou a mulher e a trouxe ao homem”. (Gênesis 2:22)

“e da face que o senhor Deus lhe tomara, formou a mulher e a trouxe ao homem”. (Gênesis 2:22)

“Trás e frente Tu me moldaste” (Salmo 139:5)

“o que fez a ursa, o Oriom, e as Plêiades, e as recâmaras do sul” (Jó 9:9)

“Podes atar as cadeias das Plêiades, ou soltar os atilhos do Oriom?” (Jó 38:31)




              Quando folheamos um livro da envergadura do Talmud, percebemos que a Bíblia guarda ainda mais mistérios e segredos que antes imaginávamos. Longe de se afastar das ciências antigas, ela as contempla, dialogando com diversos saberes da humanidade, mostrando que Hashem (O Nome/Deus) sabe mais. Meu amigo filósofo, Cléverson Israel Minikovsky já falou que a Bíblia deveria ser publicada com todos os escritos que a acompanham, como literatura judaica e os apócrifos, mas que as religiões continuam limitando nosso conhecimento. Mas aqui vou ampliar as informações sobre Adão, o primeiro homem, e curiosidades mais.
              Lê-se no Talmud: “O Santo, bendito Ele, criou duas faces no primeiro homem (Adám), (uma masculina e outra feminina. Uma delas foi retirada mais tarde para formar a primeira mulher, Chava)” Berashot, 9, 61A. Assim o Adão era andrógino, e tinha ainda dois rostos. Já falei em meus livros, como em “Bíblia e Misticismo”, sobre essa androginia do Adão. Mas a novidade foi ele ter dois rostos, ser parecido com Jano da mitologia, e ainda a face de Eva estar voltada para trás. Essa face é mal traduzida para costela, e já falei de ser também a esfera-sefira, de uma árvore da vida. O Salmo 139:5 confirma, ao dizer que foi moldado “frente e trás”, e assim não fala de um homem comum, pois seria pleonasmo ou repetitivo o fazer. Não precisamos lembrar que a primeira mulher se chamava Chava, e que depois se fala em Aisha. Mas outra versão que impressiona é ela ser criada do “rabo” de Adão, e assim poderíamos voltar a pensar em uma teoria antropológica, em um homem primitivo, já pensado por sábios hebreus.
 
 
 
             Sobre Jó eu já havia falado, mas sem ter a prova do meu argumento. Mas agora tenho no Talmud a prova, e assim reflexões sobre Jó e Amós, a respeito de certas constelações e suas influências, em ciência astronômica, ou melhor, astrológica. Então, a constelação de Kimá e de Kessil, uma quente e outra fria, ou melhor, uma aqueceria o ânimo humano e outra esfriaria. Se fala assim dessa constelação fazendo parte de Áries, ou Ram, e com o designativo de escorpião (não confundir com o signo), sendo ainda Kimá na influência no inverno. É também a essa estrela que se refere Daniel, Kimá, ao falar na “Corrente de Fogo” (Dan. 7:10). Enfim, “as estrelas são usadas por Hashem para dirigir eventos desse mundo”, conforme nota 999 e Biorei Hagrá.
 
 
            Para tanto, percebemos que na Bíblia há diversos saberes e ciências, e que sua sabedoria reflete a sabedoria de Deus. Assim já vimos nela fisionomia, astrologia, antropologia, ciência política, interpretação de sonhos e tantos outros saberes. Percebemos e lembramos do “Livro de Enoc”, este presente ainda em versões da Bíblia como a Vulgata, ou mesmo a da Igreja Ortodoxa da Etiópia, que os anjos ensinaram ciências aos homens, além de agricultura, mas ciências avançadas, que decifram a natureza das coisas, verdadeira mística. Fatos como conhecer os astros, ou saber que a Criação do homem primitivo revelava um ser com composição curiosa e diferente, nos faz pensar cada vez mais com seriedade em relação a esse livro sagrado a que chamamos Bíblia ou Tanach, não nos esquecendo da tradição oral que a acompanha.










Nenhum comentário:

Postar um comentário