Orar
demais atrai demônios, bênção contra mau olhado em nova cidade,
Adão descobridor do fogo e má-inclinação vencida por Davi,
segundo o Talmude
“O
que guarda a sua boca preserva a sua vida; mas o que muito abre os
seus lábios traz sobre si a ruína”. (Prov. 13:3) (Almeida)
“José
é um ramo frutífero (um filho encantador, um filho
encantador para o olho), ramo
frutífero junto a uma fonte; seus raminhos se estendem sobre o
muro”. (Gên. 49:22) (No Talmud, Berachot, Cap. 9: 55B)
“e
o nome de meus pais Abraão e Isaque; e multipliquem
como peixes, muito, no meio da
terra” (Gên. 48:16) Bíblia Hebraica
“Percebe
Sua presença, por onde quer que venhas a andar, e Ele há de
pavimentar teu caminho”
(Prov. 3:6) Bíblia Hebraica
“e
como se fora morto está meu coração em meu peito” (Sal. 109:22)
“Pois Ele se posta à direita do destituído, para salvá-lo dos
que pretendem condenar a sua alma” (Sal. 109:31) Bíblia Hebraica
Vemos
muitas vezes as pessoas orando. Porém ao se notar um exagero, logo
nos vem certa desconfiança. Mas quem mais os pode perturbar são os
demônios, como ensina o Talmude, sendo que também aconselha a
pessoa a nunca ficar sozinha, e nem dormir só. Uma vez que certas
coisas atraem eles, pois têm ciúmes. Pois só atacam alguém que
está sozinho. Também não se deve comer ou beber em pares, como
dois pratos ou dois copos, ou segurar com duas mãos, pois se atraem
por tal situação. Também eles gostam de pessoas não recatadas, e
também atacam em banheiros. No geral o perigo está maior à noite.
Mas somos protegidos por anjos e orar de modo correto nos trará
proteção. Como se referiu o Provérbio, se diz que quem guarda a
boca preserva a vida. Pois males como a lepra surgiam da má língua
e fofoca, como já comentamos.
Já
quando se entra em uma cidade suspeita, se deveria recitar
determinada bênção, está dedicada a José, como citado em
Gênesis, uma vez que ele era um filho encantador para o olho, logo,
contra o mau-olhado. Se deve antes colocar dedo polegar de uma mão
na outra, e recitar: “Eu, fulano, filho de fulano, descendente da
prole de Iossef sobre o qual um mau olhado não tem poder”. Assim
onde se lê olho na citação, se deve compreender mau olhado. Para
os descendentes de José, o mau olhado não tem poder, como também
se cita, eles se multiplicaram como os peixes, e assim como a água
cobre os peixes, assim o mau olhado não tem poder sobre eles. Pois a
Presença Divina (Shekiná), pavimentar nossos caminhos, como disse o
provérbio.
Lemos
de descobertas antropológicas e científicas, que o homem teve
grande progresso quando descobriu o fogo. Mas qual homem? Ora, a
Adão. Assim resta em primeiro lugar a bênção sobre a chama. Isso
“para recordar a criação do fogo, que teve seu primeiro lugar no
Shabat, quando Hashem deu a Adám a com preensão instintiva de que
friccionar uma pedra a outra faria surgir fogo” (nota de Cap. 7,
51B). Assim como já aprendemos através do Zohar, Adão além de ter
se casado com Eva, pois era mandamento o casamento, ainda teria
recebido um Livro do Eterno, bem como descoberto o fogo. Para tanto,
já possuía regras e sabedoria, pois não teria saído do Éden se
não tivesse regras que fossem descumpridas.
E
por fim, sobre a má-inclinação, podemos relembrar os ensinos do
Hassidismo, onde essa doutrina ganha grande enfoque, pois a presença
de vícios e maldade afeta o coração, e o inimigo surge da
esquerda, ou seja, é formado por demônios, ou seja, pelas qliphot
da Árvore da Ciência, na cabala. Assim como vemos no Salmo 109,
Davi teria dominado essa má-inclinação, bem como os seus inimigos
(os demônios), e para tanto como se essa má-inclinação estivesse
morta dentro dele, e por isso se falar em coração. Não significa
que Davi perdeu o amor, mas que dominou esse traço que poderia levar
aos pecados e a perversidade, originadas nas cascas ou qliphot. Assim
ele foi um justo, pois os justos dominam sua má-inclinação, ou sua
alma animal. Logo, onde se lê “coração”, se deve entender má
inclinação, nesse sentido. Assim passamos por mais lições do
Talmude e acessamos a tradição oral, que nos leva a uma
interpretação da Tanach (Bíblia), mais correta.
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