Sejam bem vindos ao site sobre a Bíblia do ponto de vista místico e esotérico

Informações a respeito de cabala cristã, martinismo, arqueologia bíblica, interpretações, textos místicos e assuntos relacionados



quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Do corpo incorruptível de Jacó, da igualdade com José, da felicidade como não mandamento, do suficiente, e de Nabucodonosor duplamente perturbado, segundo Midrash



“E José ordenou a seus servos, os médicos, que embalsamassem a seu pai; e os médicos embalsamaram a Israel”. (Gên. 50:2)



“Depois destas coisas disseram a José: veja, teu pai está enfermo”. (Gên. 48:1)



“Disse alguém a Jacó: Eis que José, teu olho, vem ter contigo. E esforçando-se Israel, sentou-se sobre a cama”. (Gên. 48:2)

 

“e El-Shadai vos dê misericórdia diante do homem” (Gên. 43:14)

 

“Pela manhã o seu espírito estava perturbado” (Gên 41:8)

 

“Ora no segundo ano do reinado de Nabucodonozor, teve este uns sonhos; e o seu espírito se perturbou, e passou-se-lhe o sono”. (Dan. 2:1)






Cada vez que a Bíblia se abre mostra um universo. Em colaboração com aqueles que já debruçaram sobre seus mistérios e detalhes, resta assim um telescópio de compreensão. Detalhes ficam ocultos nos números, na pronúncia, equivalência em língua hebraica em diferentes partes da Bíblia. Também personagens que parecem diferentes podem ter grande semelhança, como o Faraó a que interpreta os sonhos José, bem como Nabucodonosor. Também Jacó teria um mistério em seu corpo, após a morte, e uma semelhança grande com José. E muitos acreditam na felicidade como condição para afirmar sua religião, o que gera uma questão.

Uma prática que foi efetuada por José em relação a Jacó, ou seja, seu embalsamamento é muitas vezes passado em branco. A prática era pagã e não aceita na lei mosaica. Mas então porque os filhos de Jacó o embalsamaram, sendo essa uma prática contra a lei? Para a lei judaica se deve permitir que o corpo se decomponha naturalmente, sem impedimentos. Mas no caso, explica o Or Hahaim: “posto que o corpo dos virtuosos perfeitos jamais se decompõem, José temeu que os egípcios, cativados pelos tal fenômeno, chegassem a deificar e idolatrar o corpo de Jacó”. Para salvar assim seu pai dessa desonra, assim ordenando o embalsamamento, para os egípcios acreditarem que esse estado incorrupto do corpo de Jacó se devesse apenas ao embalsamamento. Casos semelhantes ocorreram com santos cristãos, ao longo da história, de seus corpos incorrutíveis.
 
Resultado de imagem para Jacó e José bíblia

O capítulo 48 do Gênesis esconde uma numeração que passa despercebida, em não se observando o hebraico. Ensinou assim Gaon de Vilna, que José ao visitar o pai enfermo, Jacó, tirou 59 partes de sua doença. Isso porque a palavra cama, mitah em hebraico soma 59. Pois ensinavam os sábios que quem visita lhe tira a sexagésima parte da doença. E outro ensinamento é que há uma semelhança oculta entre José e Jacó, pois ambos nasceram sobre o mesmo signo zodiacal. A doença estaria no apogeu ao nível 60. Pois a palavra “veja” (nine), soma 60. Assim a enfermidade de Jacó se viu diminuída com a visita de José, numa prova matemática.
 
Resultado de imagem para Jacó e José bíblia

Já em tom linguístico, em Gênesis 41:8, o faraó em seu espírito estava perturbado com os seus sonhos, em hebraico vaTipaem. Mas Nabucodonosor, em Daniel 2:1, estava duas vezes perturbado, pois a palavra em hebraico está escrita com dois tau, sendo assim vaTiTpaem. Isso porque o faraó conhecia o sonho e sua interpretação, mas Nabucodonosor não conhecia nem o sonho, e nem a sua interpretação. Assim estava duplamente perturbado porque havia dois tau na palavra perturbado.
 
Resultado de imagem para Jacó e José bíblia

Jacó fez uma bênção aos seus filhos, antes desses retornarem para o Egito. Assim disse as palavras divinas El Shadai, traduzidas por Todo Poderoso. O nome se refere a todas as dificuldades que teria passado Jacó ao longo de sua vida. Assim foram suficientes. Pois Shadai significa também “suficiente”. Pois as suas penúrias foram suficientes. E sobre a felicidade, ela não é um mandamento. Isso lembra Jesus (Yeshua) descrito pelo soldado romano, o qual seria visto muitas vezes chorando, mas nenhuma sorrindo. A felicidade pode ajudar a cumprir mandamentos, mas não é um mandamento.






Nenhum comentário:

Postar um comentário