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sábado, 19 de novembro de 2016

Versões bíblicas sobre Criação do céu, relação de Adão e Eva e ídolos de Labão em comparação a Targum


Versões bíblicas sobre Criação do céu, relação de Adão e Eva e ídolos de Labão em comparação a Targum


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“Fez, pois, Deus o firmamento, e separou as águas que estavam debaixo do firmamento das que estavam por cima do firmamento. E assim foi”. (Gen. 1:7) João Ferreira de Almeida



“Deus passou a fazer a expansão e a fazer separação entre as águas que haviam de ficar debaixo da expansão e as águas que haviam de ficar acima da expansão” (idem) Novo Mundo



“Deus fez o firmamento, que separou as águas que estão sob o firmamento das águas que estão acima do firmamento” (idem) Bíblia de Jerusalém


“E fez Eloqim o firmamento, a espessura de três dedos, entre os lados dos Sh'maia para as águas do oceano, e fez separação entre as águas...” (idem) Targum Pseudo-Jônatas



“Conheceu Adão a Eva, sua mulher; ela concebeu e, tendo dado à luz a Caim, disse: Alcancei do Senhor um varão”. (Gen. 4:1) João Ferreira de Almeida



“E o homem (Adão) conheceu Eva...” (idem) Bíblia Hebraica



“O homem se uniu a Eva (…) Adquiri um homem para Javé” (idem) Nova Pastoral



“Adão teve então relações com Eva, sua esposa, e ela ficou grávida” (idem)Novo Mundo



“(...) Possui um homem com a ajuda do Senhor” (idem) Ave Maria



“E Adham conheceu intimamente Chawá, sua esposa, que ela ficou grávida de Sama'el, o Mala'kha desejável, e ela concebeu, e deu à luz Qain” (Idem) Targum Pseudo-Jônatas


“Ora, tendo Labão ido tosquiar as suas ovelhas, Raquel furtou os ídolos que pertenciam a seu pai”. (Gen 31:19) João Ferreira de Almeida



“Raquel furtou os terafins que pertenciam a seu pai” (idem) Novo Mundo



“os terafim” (idem) Ave Maria



“Raquel roubou os ídolos domésticos que pertenciam a seu pai” (idem) Nova Jerusalém



“e Raquel furtou as imagens que determinavam as propriedades: Um homem primogênito, cuja cabeça deceparam, e salgaram-na com sal, e embalsamaram, e escreveram ensinamentos no peitoral sacerdotal de ouro, e colocaram debaixo de sua língua, e a suspenderam na parede, e ela falava com eles” (Idem) Targum Pseudo-Jônatas


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Sempre que se fala na Bíblia, acaba por apenas se ver uma versão mais corriqueira de sua tradução, como o caso da João Ferreira de Almeida, ou da Ave Maria, mais presente nas casas de seus leitores. Contudo, vale lembrar que em regiões de língua inglesa, ou mesmo nos EUA a versão que se usava muitas vezes era a King James (Rei Jaime), e dela já se tem alguma diferença para as outras traduções. Há ainda versões mais originais, como a Vulgata, em latim, e a Septuaginta, em grego. Isso sem contar como diversas versões que já citei em livros, como a do Codex Sinaiticus e a de Targum de Onkelos. Aqui nesse artigo faremos um comparativo ao Targum de Jerusalém, também conhecido por Pseudo-Jônatas, que é uma versão em aramaico da Torá ou 5 primeiros livros da Bíblia, ainda em comparação a Bíblias como a Nova Jerusalém, Nova Pastoral, Novo Mundo e outras. Os temas foram a Criação do firmamento ou céu, a relação de Adão com Eva, que gerou Caim, e os ídolos de Labão, furtados por Raquel.

 
 
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A começar da relação de Adão com Eva, e da geração de Caim. Já sabia e comentei que em materiais de tradição oral, como do Zohar e do talmude, se falou que Caim era filho de serpente, ou de anjo Samael. Esse fato parecia ser apenas dessa tradição, mas ao se descobrir o targum ou versão em aramaico de Jerusalém, observa-se que tem algum fundamento. Vendo-se na citação acima, e em comparação a versão Ave Maria, onde se fala da ajuda do Senhor, que muitas vezes no original se refere a anjos, prova que algo há nesse sentido da interpretação.

 
 
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Com relação a Criação do firmamento ou céu, não há grande mistério, a não ser do detalhe adicional informado do aramaico que este tem espessura de três dedos. Também mostra-se uma tradução de Elohim ou um plural (de anjos ou majestático...) . Isso lembra a teoria da física das membranas, ou que o Universo estaria em algo plano ou pequena faixa de ínfima espessura. A tradução do Novo Mundo também reforma o detalhe da expansão, e assim o céu ou Universo ganha um detalhe especial na Criação. Mostra-se nas traduções mais fidedignas, que o Senhor tinha grande ajuda de anjos, ou usava desses poderes seus, e que os homens tinha muito contato angelical, o que foi depois traduzido ou interpretado como sempre contato direto com Deus, quando o escrito não falava literalmente.

 
 
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Por fim, o detalhe mais amplo é em relação aos ídolos furtados por Raquel, de Labão. Geralmente se fala apenas em ídolos, nos fazendo pensar em estátuas de modo geral, ou a algum pequeno baal, ou mesmo algo que se assemelhe. Já outras traduções da Bíblia são mais específicas, falando de terafim. Contudo, a versão do Targum surpreende, por detalhar de modo extenso não apenas do que se tratava, mas como era usado esse ídolo, que era na verdade um feitiço com cabeça decepada e em salitre, que ficava suspensa na parece e fazia as vezes de um oráculo, aparentemente. O detalhe mágico faz perceber que existe algum ocultismo citado na Bíblia, e que isso ficaria claro para a realidade daqueles povo, mais acostumados com essas ciências, do que para nós, que pensamos apenas em estátuas e peças achadas por arqueólogos, ou em desenhos presentes em estudos bíblicos, que têm boa informação, mas são incompletos com relação a toda a verdade.

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