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quarta-feira, 1 de março de 2017

A importância da lei para Cristo, a fé e a graça como aspectos da segunda aliança e Bíblia Peshita


A importância da lei para Cristo, a fé e a graça como aspectos da segunda aliança e Bíblia Peshita



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Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido”. (Mat. 5:17-18) - João Ferreira de Almeida



Não cuideis que vim destruir a torah ou os navyim, não vim destruir, mas leva-los a cumprir; Porque em êmeth vos digo que, até que o céu e a terra passem, nenhum Yud ou qualquer traço se omitirá da torah, sem que tudo seja cumprido”. idem, Peshita



Mas cremos que somos salvos pela graça do Senhor Jesus, do mesmo modo que eles também”. (Atos 15:11) Almeida



Mas cremos que seremos salvos pela misericórdia do Senhor YE'SHUA Ha'Maschiyah, como eles também” idem, Peshita



Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus” (Rom. 3:23-24) Almeida



Porque todos pecaram e destituídos estão da Kerov de 'Elo(rr)hím(i); Sendo justificados gratuitamente pela sua hessed, pela redenção que há no Maschiyah YE'SHUA”. Idem, Peshita



a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos os que crêem; pois não há distinção”. (Rom. 3:22) Almeida



a justiça de Ello(rr)him(i) pela Emunah em YE'SHUA Ha Maschiyah para todos e sobre todos os que creem” idem, Peshita




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Entre as doutrinas cristãs há sempre alguns fatores essenciais, como a lei, que na verdade é a Torah, a graça, que algumas vezes pode ser traduzida por misericórdia, a fé, e ainda as obras, que ganham importância se em conexão com a lei, apesar do amor (ou caridade) também se manifestar pelas obras. Cristo não demonstra uma única via entre essas, apesar das igrejas defenderem para serem mais agradáveis em pregações, preferindo a fé, haja vista muitas vezes a multidão estar envolta de ações de pecado. Isso contudo não é o ideal. E o Reino certamente não será de hipócritas pecadores que fazem um jogo de perdão em suas igrejas e continuam pecando.


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Mas Jesus não falou que veio para destruir a Torah, que é chamada como lei nas Bíblia mais usuais. Engana-se quem descumprindo leis naturais e espirituais, ainda está no caminho certo. A figura do justo não se confunde com esses espertos, apesar de Jacó revelar por vezes alguma esperteza. Mas Jesus é superior a Jacó e é o modelo a ser seguido, não Jacó. Apesar da escada deste último ser um grande símbolo cabalístico. Os dois anjos da escada se revelam o desejo de doar e o desejo de receber, esse último da essência do ser humano, segundo cabalistas. E graça parece ser traduzida de hessed, uma esfera da árvore da cabala. Mas uma coisa é se arrepender de ter pecado e descumprir a lei (pois há mandamentos para toda a humanidade – as leis de Noé...), e outra coisa bem diferente é estimular o crime e depois jogar com Deus para pedir perdão, astuciosamente (pois nada há oculto ao Senhor). Lutero foi um desses corrompidos, ao falar na Carta a Melanchton: “Pecado algum nos separará do Cordeiro, mesmo praticando fornicação e assassinatos milhares de vezes ao dia”. De nada se diferenciaria o cristão de outros se assim todos se comportassem. Mas Lutero defendeu a perseguição de judeus, mesmo Jesus sendo um judeu. E fugiu da justiça para procurar a Igreja, após matar um amigo em duelo. Também Calvino teria dado hóstias para os cães comerem.



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Por outro lado, os termos podem se ampliar, e a Bíblia Peshita, como nomes e partes restauradas, não corrompidas por traduções e adulterações, nos leva a pensar mais sobre o papel usado por igrejas e espertos no que se refere a doutrina cristã. Documentos arqueológicos recentes também provaram que Jesus estava envolto ainda de judaísmo e que havia ali um certo messianismo (veja os livros de metal da Jordânia). Aqui mesmo, nas passagens citadas acima, fala a Bíblia em Deus e a Torah, mostrando não fundar uma nova religião. Também Jesus não estimulava o pecado para depois em esperteza negociar perdão, mas sim falava para não mais pecar, e também de um Reino sem pecado. Claro que a mera lei antiga não mais salva, e que a fé é uma justificadora, contudo os frutos revelam a árvore, e o joio não é o mesmo que o trigo. Ademais, os apócrifos, e Tomé parece tão legítimo que muito do que está na Bíblia, mostram a importância de um judaísmo que ainda se mantinha, mesmo que culturalmente. Logo, há a necessidade de uma lei e também a fé há de salvar, e o melhor é buscar ambas, e também as boas obras, em especial de amor ou caridade.



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Fontes



Torah hebraica Peshita, editora Gregory



Bíblia (ebook) versão Microsoft Reader







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