Sejam bem vindos ao site sobre a Bíblia do ponto de vista místico e esotérico

Informações a respeito de cabala cristã, martinismo, arqueologia bíblica, interpretações, textos místicos e assuntos relacionados



sábado, 24 de janeiro de 2015

Anjos escondidos na Escritura


Anjos escondidos na Escritura








“Sejam como a moinha diante do vento, e o anjo do Senhor os faça fugir. Seja o seu caminho tenebroso e escorregadio, e o anjo do Senhor os persiga”. (Sal 35:5-6)



“Põe sobre ele um ímpio, e esteja à sua direita um acusador (Satanás)” (Sal 109:6)



“Eis que eu envio um anjo adiante de ti, para guardar-te pelo caminho, e conduzir-te ao lugar que te tenho preparado.” (Exo 23:20)



“Depois disso designou o Senhor outros setenta, e os enviou adiante de si, de dois em dois, a todas as cidades e lugares aonde ele havia de ir”. (Luc 10:1) (Almeida)



“setenta e dois” (versão Ave Maria)




Quando lemos a escritura sem a sua versão original, em hebraico ou aramaico, ou mesmo grego, perdemos muitos detalhes que nos ficam faltando. Pois de jogos de letras, e nomes são escondidos, em especial nomes de Deus e dos seus anjos. E não são poucos. Existe uma tabela desses nomes que totaliza 72 anjos, a que chamam Shemhamphorae, que são retirados do capítulo quatorze do Êxodo. Esses anjos têm assim seus nomes revelados, assim como em outros livros da Bíblia, como nos Salmos, os quais citei acima.
 
 

Fato é que os anjos têm importante papel nas Escrituras. Por vezes são mensageiros de Deus, o que revela o significado deles mesmo. Noutro momento anunciam coisas, como o nascimento de crianças. Também protegem e libertam homens de Deus, bem como até lutam com esses homens, se necessário a provar sua fé. O anjo da morte fere os inimigos, e há mesmo um adversário que participa dos julgamentos nos pecados. Existe até aquele famoso, que fez Eva comer do fruto proibido e oferecer a Adão, que era pelos judeus chamados de Samael, a serpente. Depois vimos um deus romano ser colocado no lugar desse anjo, que cristãos chamam Lúcifer, citado segundo falam, e livro de Isaías. Mas mesmo com o evento dos anjos caídos, que seriam um terço, restariam dois terços de fiéis a Deus, sendo um especial, o Miguel, que venceu esses tais anjos tidos por “rebeldes”.
 
 

Mas alguém pode perguntar. Mas eu sei que existem esses anjos, estão em minha Bíblia. O que você acrescenta quanto a isso? Mas você, respondo, sabe o nome deles? Citei aqueles salmos e os 72 anjos, você sabe o nome deles? Por isso de se ler em hebraico e dos jogos feitos com as palavras desses versículos, pois estes acrescidos da palavra El, no geral, revelam o nome desses anjos. Primeiro que em Lucas apesar de se falar 70, na verdade se quer falar 72, que é o número de discípulos de Cristo, que são claro, os anjos. Na versão Ave Maria já consta esse número como 72. Também 72 é o número de anciãos na Sinagoga e de nações e línguas. Então revela o aspecto mundial e universal de Deus. O nome desses anjos estaria nas tabelas do Ziruph e de certos jogos de palavras no hebraico, chamados de comutações.
 
 

Assim, como exemplos de nomes, no Salmo 35:5, se extraem dois anjos, da ordem dos guerreiros, e bem no sentido que o salmo trata, chamados “Mirael” e outro, “Midael”. Já no Salmo 109, muitos falam que esse salmo é atribuído a nosso Senhor Jesus Cristo, mas sabe-se que a palavra acusador em hebraico se refere a Satã, e não ao Messias. Mas existe o nome de um anjo em questão nesse salmo, um espírito mau, chamado de “Schii”. Já no Êxodo se referem a um anjo protetor, a que também Agostinho trata depois. Esses anjos protetores são aqueles 72, sendo que cada um seria para uma pessoa, ou grupo de pessoas, sendo o meu pela tabela, o chamado de “Caliel”, um anjo que desmascara os falsos testemunhos, bem como dos mestres e sabedoria. Mas descobrir esse anjo revela muito da personalidade e da obra que Deus nos reservou. Os nomes estão na Bíblia, por esse procedimento que já revelamos. Fato é que muitos nomes são revelados, como Rafael, Ariel, Daniel e tantos outros, bastando consultar a tabela de Shemhamphorae. E por fim. assim como os anjos são discípulos de Cristo, também somos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário