Conheço
um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo não sei, se
fora do corpo não sei; Deus o sabe) foi arrebatado até o terceiro
céu.. Sim, conheço o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não
sei: Deus o sabe), que foi arrebatado ao paraíso, e ouviu palavras
inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir. (2 Cor.
12:2,4)
E
Deus pelas mãos de Paulo fazia milagres extraordinários, de sorte
que lenços e aventais eram levados do seu corpo aos enfermos, e as
doenças os deixavam e saíam deles os espíritos malignos. (Atos
19:11)
sabemos
que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém for temente a Deus, e
fizer a sua vontade, a esse ele ouve. (João 9:31)
Paulo
passou por uma experiência espiritual significativa. Diz ter saído
do corpo e passado pelo paraíso ou terceiro céu. Mas o que vem a
ser o terceiro céu? Já tratei que um Apocalipse
apócrifo fala em diversos céus, e que escolas místicas ensinam o
mesmo, variando em número. Também em Tomás de Aquino se fala que
Maria teve um parto diferenciado. Além da concepção pelo Espírito
Santo, ainda passou por um parto sem dor. Ademais, há na Escritura
passagem em João onde se fala que Deus não ouve pecadores. Disso e
mais falarei nesse texto.
Sobre
o terceiro céu a que fala Paulo, apenas vi menção em uma escola
mística, a qual chama esse terceiro céu de “Região do pensamento
abstrato”, e nessa região que se encontra os germens de formas
minerais, animais e humanas, além dos germens das emoções e dos
desejos. Então pela experiência mística paulo ascendeu aos planos,
ainda vivo, e na projeção ele teve contato com essas dimensões de
paraíso, estando sim com a presença de seu Cristo Interno, de modo
a contemplar a Criação e as maravilhas divinas. Esses céus são
como camadas que se sobrepõem, e parecem estar interligados. Vale
que o terceiro céu contem a ideia da vida e das formas, e isso Paulo
compreendeu em sua experiência mística, não querendo revelar
muito, permanecendo na glória de Cristo e na sua humildade.
Também
Paulo estava com a presença do Espírito Santo, uma vez que operava
milagres. Não havia a presença histórica de Cristo ao seu lado,
mas sim do Cristo Cósmico e Interno, que com ele curava os enfermos
e expulsava os espíritos malignos. Na verdade ele operava, assim
como Cristo, uma transmutação da natureza inferior (simbolizada
pelos porcos onde se conduziu os espíritos impuros), em natureza
superior, naquele que passa pelo batismo (que é mais que mergulhar
em água) e conversão. Essa transformação mental, a que o
evangelho traduz por metanoia. Assim nasce e renasce o Novo
Homem, em um Novo Adão, que é Cristo. E Paulo nos deu o exemplo
dessa transformação.
Já
Tomás de Aquino, na Suma Teológica (questão 164, art. 2, resposta
terceira) diz e lembra que toda mulher tem parto com dor, mas que a
bem-aventurada virgem Maria, que concebeu sem pecado, tem parto sem
dores, por sua concepção não ser conforme a lei da natureza
derivada dos nossos primeiros pais. Lembra assim de certo modo de uma
natureza referente a queda de Adão e Eva, e pecado original. Fato é
que deste modo nasceu o Salvador, e assim ele mesmo passaria por
dores para nos salvar, na cruz, que é também luz. Já em João se
fala que Deus não ouve pecadores, e também se pode pensar em mais,
que esses devem antes se arrepender. O arrependimento é também uma
transformação, e exige ainda se pagar pelas dívidas, apesar de se
construir uma natureza de perdão, sob a Nova Aliança. O que antes
era a lei (causa e efeito), acaba pela graça de Cristo sendo
transformado pelo perdão. A lição de Maria mostrou já que a dor é
cessada, quando se está com o Espírito Santo. E Paulo mostrou que
em Cristo as doenças e males espirituais também são superados.
AMEI LER ESTE TEXTO. MUITO CONHECIMENTO.
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