Sejam bem vindos ao site sobre a Bíblia do ponto de vista místico e esotérico

Informações a respeito de cabala cristã, martinismo, arqueologia bíblica, interpretações, textos místicos e assuntos relacionados



sexta-feira, 12 de junho de 2015

Experiência mística e milagres de Paulo, Maria com parto sem dor, e Deus não ouve pecadores


 
What Paul may have looked like, apparently. Using his ESV study Bible.
 
 
 
 
 
 
 
Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo não sei, se fora do corpo não sei; Deus o sabe) foi arrebatado até o terceiro céu.. Sim, conheço o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei: Deus o sabe), que foi arrebatado ao paraíso, e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir. (2 Cor. 12:2,4)



E Deus pelas mãos de Paulo fazia milagres extraordinários, de sorte que lenços e aventais eram levados do seu corpo aos enfermos, e as doenças os deixavam e saíam deles os espíritos malignos. (Atos 19:11)



sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém for temente a Deus, e fizer a sua vontade, a esse ele ouve. (João 9:31)







Paulo passou por uma experiência espiritual significativa. Diz ter saído do corpo e passado pelo paraíso ou terceiro céu. Mas o que vem a ser o terceiro céu? Já tratei que um Apocalipse apócrifo fala em diversos céus, e que escolas místicas ensinam o mesmo, variando em número. Também em Tomás de Aquino se fala que Maria teve um parto diferenciado. Além da concepção pelo Espírito Santo, ainda passou por um parto sem dor. Ademais, há na Escritura passagem em João onde se fala que Deus não ouve pecadores. Disso e mais falarei nesse texto.
 
 
 
VER - Visão Espírita da Religiosidade

Sobre o terceiro céu a que fala Paulo, apenas vi menção em uma escola mística, a qual chama esse terceiro céu de “Região do pensamento abstrato”, e nessa região que se encontra os germens de formas minerais, animais e humanas, além dos germens das emoções e dos desejos. Então pela experiência mística paulo ascendeu aos planos, ainda vivo, e na projeção ele teve contato com essas dimensões de paraíso, estando sim com a presença de seu Cristo Interno, de modo a contemplar a Criação e as maravilhas divinas. Esses céus são como camadas que se sobrepõem, e parecem estar interligados. Vale que o terceiro céu contem a ideia da vida e das formas, e isso Paulo compreendeu em sua experiência mística, não querendo revelar muito, permanecendo na glória de Cristo e na sua humildade.
 
 
Frei Luiz Iakovacz
 

Também Paulo estava com a presença do Espírito Santo, uma vez que operava milagres. Não havia a presença histórica de Cristo ao seu lado, mas sim do Cristo Cósmico e Interno, que com ele curava os enfermos e expulsava os espíritos malignos. Na verdade ele operava, assim como Cristo, uma transmutação da natureza inferior (simbolizada pelos porcos onde se conduziu os espíritos impuros), em natureza superior, naquele que passa pelo batismo (que é mais que mergulhar em água) e conversão. Essa transformação mental, a que o evangelho traduz por metanoia. Assim nasce e renasce o Novo Homem, em um Novo Adão, que é Cristo. E Paulo nos deu o exemplo dessa transformação.
 
CONSAGRAÇÃO À MARIA SANTÍSSIMA

Já Tomás de Aquino, na Suma Teológica (questão 164, art. 2, resposta terceira) diz e lembra que toda mulher tem parto com dor, mas que a bem-aventurada virgem Maria, que concebeu sem pecado, tem parto sem dores, por sua concepção não ser conforme a lei da natureza derivada dos nossos primeiros pais. Lembra assim de certo modo de uma natureza referente a queda de Adão e Eva, e pecado original. Fato é que deste modo nasceu o Salvador, e assim ele mesmo passaria por dores para nos salvar, na cruz, que é também luz. Já em João se fala que Deus não ouve pecadores, e também se pode pensar em mais, que esses devem antes se arrepender. O arrependimento é também uma transformação, e exige ainda se pagar pelas dívidas, apesar de se construir uma natureza de perdão, sob a Nova Aliança. O que antes era a lei (causa e efeito), acaba pela graça de Cristo sendo transformado pelo perdão. A lição de Maria mostrou já que a dor é cessada, quando se está com o Espírito Santo. E Paulo mostrou que em Cristo as doenças e males espirituais também são superados.






Um comentário: