Sejam bem vindos ao site sobre a Bíblia do ponto de vista místico e esotérico

Informações a respeito de cabala cristã, martinismo, arqueologia bíblica, interpretações, textos místicos e assuntos relacionados



domingo, 5 de julho de 2015

A felicidade dos anjos, anjos caídos, anjos na Criação, aspecto místico dos anjos e Agostinho



Resultado de imagem para Anjos

“Porque se Deus não poupou a anjos quando pecaram, mas lançou-os no inferno, e os entregou aos abismos da escuridão, reservando-os para o juízo” (II Ped 2:4)



“aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, ele os tem reservado em prisões eternas na escuridão para o juízo do grande dia” (Jud 1:6)



“Jacó também seguiu o seu caminho; e encontraram-no os anjos de Deus. Quando Jacó os viu, disse: Este é o exército de Deus. E chamou àquele lugar Maanaim.” (Gên 32:1-2)



“Eis que Deus não confia nos seus servos, e até a seus anjos atribui loucura” (Jó 4:18)



“Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira” (Jo 8:45).



Resultado de imagem para Anjos


Lendo “A Cidade de Deus” de Agostinho de Hipona, percebe-se a grande atenção que se dá em alguns capítulos aos anjos, seja aos bons, seja aos maus. Interessante detalhes sobre os anjos, pois estes percebem Deus em si, a Criação em si, diferente dos homens, que ficam apenas repetindo por Escrituras e imaginação o que vem a ser essas coisas sagradas, mas que estão os anjos próximos a Deus. Assim em Gênesis se vê Moisés falar que eles são exército de Deus, e ainda com a analogia da escada de Jacó. Essa escada de Jacó pode ser um símbolo que conversa com a árvore da vida da cabala, e assim cada degrau ou esfera (sefira) revela uma ordem ou algum anjo ministro.

A felicidade dos anjos está na sua proximidade de Deus, segundo Agostinho. “De maneira alguma e em tempo algum, os espíritos a que chamamos anjos começaram por ser trevas” (vol 2, p. 43). Pois os anjos foram criados na luz, e estavam perto de Deus. Mas como livro de Judas fala, alguns não guardaram o seu principado. Essa parece ter sido a queda de 1/3 dos anjos, que na verdade é as constelações negativas, o que certas ordens de anjos se representam por rodas, assim descritas em Ezequiel, e também representados por certos animais ou bestas (os haiot), estes descritos bastante na cabala, no livro de Zohar, ao comentar a Torá (parte inicial da Bíblia). E esses anjos ajudaram e ajudam na Criação, de modo que vemos emanações do Eterno.
 
Resultado de imagem para Anjos
 

Mas se o diabo sendo um anjo caído (Samael ou Lúcifer), como ele peca desde o princípio? Aqui se tem de ver em qual princípio. Claro que fala da Criação, mas no momento do mundo e do homem, e não do período pré-adâmico. Se esse anjo se desviou, foi antes de Adão, assim antes da Criação ou “princípio”, nos céus. Antes do mundo ou planeta Terra, existiam os céus. O princípio aqui é algo após a criação dos anjos (ou emanação), e a criação de Adão. Também há místicos que diferenciam o diabo (o ego interno do homem, alma animalesca), de Samael ou Lúcifer, que seria representado pela serpente do Éden (Gan-eden). Provavelmente quando Jesus falava que alguém estava com o diabo, muitas vezes ainda falava de espíritos menores, não do próprio Satanás, e esses sim, desde o princípio perturbam o homem e o fazem pecar. São as qliphot ou conchas, que ocultam a luz. Assim os anjos do abismo, não se confundindo com os anjos felizes que estão com Deus.
 
 
Resultado de imagem para Anjos

Mas como lembra Agostinho, “foram criados e não se confundem com seu Criador” (p.66) . Então são algo além, de mera teofania. Eles são seres racionais, apesar de nem sempre ter a sabedoria. Mas eles conhecem Deus e todas as coisas em si, ou através do Verbo (Logos), diferente dos homens, que apenas buscam muitas vezes pela oração, escrituras, imaginação, sentidos ilusórios etc. Os anjos não compreendem Deus por palavras sonoras, mas sim pela verdade imutável do Verbo. Mas Deus os fez na luz, e não os fez no pecado ou pecando desde a Criação, mas uns pecaram no “princípio”, simbolizados por constelações de energias de pouca luz, ou a queda. E são seres que seguem regras. Os anjos caídos já nem sempre podem ser chamados de anjos, mas já habitam uma zona inferior e são daemons.

Um comentário: