Sejam bem vindos ao site sobre a Bíblia do ponto de vista místico e esotérico

Informações a respeito de cabala cristã, martinismo, arqueologia bíblica, interpretações, textos místicos e assuntos relacionados



quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Os mistérios do Natal



Comemoramos com alegria o nascimento de Jesus e em cada ano trocamos presentes e sorrisos com aqueles que amamos. Em meio a festas e ao próprio feriado, que muitos curtem em viagens, praia ou mesmo em visita a entes queridos, há o motivo principal. Esse motivo é o próprio Natal. Mas até onde sabemos do nascimento de Jesus e até onde isso tudo é carregado de tradições? O menino Jesus é talvez ainda pouco conhecido, restando informações que muitas vezes são pouco comentadas. Vejamos.

Sobre a data do nascimento, nada se sabe, restando tradições que foram transmitidas por seitas e mesmo pela Igreja. Mas as primeiras celebrações não eram em 25 de Dezembro. A data que se inicialmente era comemorada era 6 de Janeiro. Somente no século 4, com Papa Libério, que a data mudou para 25 de Dezembro. Isso não foi para comemorar a festa pagã de Sol Invicto, nem da Saturnalia, festa a Saturno, mas sim para que cristãos tivessem sua própria festa nessa data. Isso depois aconteceu com deusas locais, que depois foram substituídas por Nossa Senhora, do mesmo modo. Comemorar uma data cristã no lugar da pagã seria favorável.
 
Resultado de imagem para estrela de belem

Sobre o nascimento de uma virgem, Jesus não foi o único que se atribuiu essa qualidade. Já antes Hórus egípcio, Krishna indiano, e mesmo o rei Ciro da Pérsia, também Adonis, ou o filósofo grego Platão. Não apenas em velho mundo, mas no novo, os maias tiveram um Deus chamado Zama, e na Tailândia teve um deus de nome Codom, com essa qualidade.
 
Resultado de imagem para estrela de belem

No que se refere a local de nascimento, não se nega que o foi em Belém, mas mais porque o messias salvador teria de nascer lá. Também nem todos falam que teria nascido em manjedoura. Mateus falou que ele teria nascido em uma casa. Ademais, há uma tradição referente a escritos arqueológicos achados no Mar Morto, que Jesus teria nascido em uma gruta, da seita dos essênios. Eles acreditavam que seria uma reencarnação de um dos seus antigos chefes, um Mestre da Retidão.
 

Sobre a estrela de Belém há muitas versões. Há quem diga até que era um disco voador. Mas tudo indica que foi um fenômeno natural e astronômico, uma aparição helíaca, de Júpiter ou mesmo de Sírios. Fato é que os magos acabavam profetizando quando aparecia também um cometa, anunciando a vinda de um avatar salvador. Os reis magos teriam assim seguido esse evento e chegado até o menino Jesus, talvez em data um pouco posterior ao seu nascimento.
 
Resultado de imagem para estrela de belem

Também se levar em conta os evangelhos achado por arqueologias, em momento posterior aos canônicos, o menino Jesus já realizava milagres. Teria assim curado e até amaldiçoado, participado de outros eventos extraordinários, como de fazer voar pássaros de barro. Ainda, o menino Jesus teria estudado no Egito, e sua mãe falava o aramaico. E Jesus certamente sabia muito sobre o Torá, texto sagrado judeu, que é parte de nosso Antigo Testamento, ou o pentateuco, e por isso discutiu com os mestres aos seus 12 anos, porque tinha formação nesse sentido, e educação. E Jesus teria sido também educado pelos essênios, os quais tinham o costume de batismo e de uma ceia santa.
 

Mas lembrando sobre São Nicolau, que podemos comparar ao Papai Noel, o mesmo na Alemanha tinha um competidor. Para as crianças mal educadas havia o Krampus, espécie de Papai Noel maligno ou demoníaco que as sequestraria, se fossem malcriadas. Jovens usam máscaras de madeira comemorando Krampus no dia 5 de Dezembro.

Fato é que o Natal nos rende sempre alegria e uma luz inegável. E é melhor comemorar o nascimento de Jesus, que ficar procurando defeitos na fé alheia. O Natal mesmo assim deve ser comemorado, e sempre reverenciado o Senhor Jesus, nosso mestre e inspirador de uma vida de conversão e transformação. E assim podemos por fim renascer na estrela de Belém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário