Sejam bem vindos ao site sobre a Bíblia do ponto de vista místico e esotérico

Informações a respeito de cabala cristã, martinismo, arqueologia bíblica, interpretações, textos místicos e assuntos relacionados



sábado, 29 de julho de 2017

A benevolência de Deus, a tsedacá como serviço, o Leviatã como egoísmo, Amém como verdade, e anjos Micael e Gabriel, de acordo com a cabala


A benevolência de Deus, a tsedacá como serviço, o Leviatã como egoísmo, Amém como verdade, e anjos Micael e Gabriel, de acordo com a cabala




Resultado de imagem para Deus de misericórdia



“Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor requer de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benevolência, e andes humildemente com o teu Deus?” (Miquéias 6:8)



“Amaldiçoem-na aqueles que amaldiçoam os dias, que são peritos em suscitar o leviatã”. (Jó 3:8)



“Semeai para vós em justiça, colhei segundo a misericórdia; lavrai o campo alqueivado; porque é tempo de buscar ao Senhor, até que venha e chova a justiça sobre vós”. (Oséias 10:12)



“Semeiem para vocês com tsedacá, etc (e colham de acordo com a medida de Chéssed (bondade)) idem, Tanya



“E a obra da justiça será paz; e o efeito da justiça será sossego e segurança para sempre”. (Isa. 32:17)



“E (a recompensa pelo) ato da tsedacá será a paz e (a recompensa para) o serviço da tsedacá (será) a serenidade e a segurança para sempre”. Idem, Tanya



“Com Deus estão domínio e temor; ele faz reinar a paz nas suas alturas. Acaso têm número os seus exércitos?”. (Jó 25:2-3)



“Somente Dele é o domínio de tudo, e Ele é quem provoca temor, Ele promove a paz nas alturas. Existe um número que expresse quantas são suas Legiões?” Idem, Bíblia Hebraica



“E todo o povo dirá: Amém”. (Deut. 27:16)



Resultado de imagem para Tanya Zalman de Liadi




Vemos cada dia a necessidade que temos de justiça e benevolência. Mesmo o tema da justiça entra sempre em questão na mídia, ou nas conversas das pessoas. Também percebemos que uma injustiça social provoca atos de injustiça legal, e que isso tudo revela a desconexão das pessoas e seu egoísmo. Não se ama o próximo como a si mesmo. Deste modo, mesmo que alguém ache que o Leviatã está no mar ou que será um monstro a ser descoberto, nada mais é do que o egoísmo, e não mero que um brinquedo de baleia para Deus, conforme cita o livro cabalístico do Shamati. Mas os atos de serviço para Deus, da tsedaká, trazem paz e algo melhor. Isso se refere muitas vezes a caridade, e atos que reduzam a injustiça social. Também o livro cabalístico de Tanya revela que essa tsedacá se relaciona a esfera cabalística de Chéssed. Ademais, o mestre Michael Laitman ensina ainda sobre a palavra Amém, a relacionando a verdade. Estes e outros temas aparecem nesse humilde artigo.



Resultado de imagem para Tanya Zalman de Liadi


Como disse o Tanya, os atos de serviço a Deus, bem como muitas coisas relacionadas a benevolência e a paz, a justiça. Assim se reza toda a manhã dizendo “Ele semeia tsedacot e faz brotar a salvação”. Também no Salmo 17:15 se diz que “Através de tsédec eu contemplei Sua face”. E assim essa palavra é traduzida como retidão. Logo, não se afasta o termo de justiça e de virtudes. E retidão assim está relacionada a caridade, tsédec a tsedacá. E tudo isso relacionado a misericórdia, como atributo de Deus, ou Chéssed. Esse é o lado da direita, pois à esquerda está Gevurá. A esquerda está caracterizada pela contração e ocultação no serviço Divino realizado por uma pessoa. E como diz o Zohar, há uma forma bem mais alta de Chéssed. Há um nível elevado a coroa, ou a Kéter, um nível de Divindade totalmente transcendente. E os anjos Micael e Gabriel se relacionam a essa esquerda e direita, quando em Jó 25 se fala em exércitos ou legiões de Deus. E mais, Micael é o ministro da água, e Gabriel é do fogo, contudo eles não extinguem um ao outro, conforme o Tanya.

 
Resultado de imagem para leviatã bíblia jó

E o Leviatã? Um monstro que devemos procurar nos mares? Mais importante que procurar fora, é procurar dentro. O Shamati fala desse monstro como um brinquedo, uma baleia para Deus. Cita: “ É como disseram nossos sábios quanto à senhora que perguntou: 'O que o faz Criador após ter criado o mundo?' A resposta foi: 'Se senta e brinca com uma baleia', como está escrito, 'Lá vão os navios do mar e Leviatã (monstro marinho), que Você formou para entretenimento' (Avoda Zará, Idolatria, p. 3)”. Assim isso se refere a conexão. Leviatã é o egoísmo mergulhado nas águas de Malhut. Malhut é a esfera cabalística. Logo, não se deve procurar por monstros, pois o que importa é a nossa conexão e o amor ao próximo como a si mesmo. Isso se refere também que a relação de Deus com as criaturas é como um jogo, e que entre as criatura já é diferente, se processa por desejo. Quando um desejo não é satisfeito gera carência, já no jogo não há essa carência.
 
 



Por fim, Amém!, que é citado várias vezes em Deuteronômio 27, é descrito pelo rav Laitman como verdade, veracidade, e expressa nosso acordo interno, a decisão interna. Portanto, o povo é obrigado a dizer Amém! antes da entrada de Israel. Esse é um acordo sem cujas condições não se pode entrar, porque significa elevar-se à correção de desejos e intenções egoístas completamente novos que estão agora sendo revelados. Sendo assim, em cada etapa o povo repete Amém! E entra assim em uma nova correção.








Fontes



-Bíblia Hebraica, Editora Sefer



-Likutei Amarim Tanya, volume 6, Editora Beith Lubavitch



-Michael Laitman, programa Kab TV – Segredos do Livro Eterno, de 21/11/16



- Bíblia Sagrada, versão ebook João Ferreira de Almeida, de Microsoft Reader



- Shamati (Eu Ouvi) de Rabi Yehuda Ashlag, Laitman Publicações

2 comentários:

  1. Gostei muito do texto. Como sempre, enriquecendo-me com informações desconhecidas e aumentando assim o desejo em conhecer mais de outros assuntos que não me são claros... parabéns, por mais um bom artigo!

    ResponderExcluir
  2. OI. Muito bom querida. Volte sempre e todos aprendemos. esteja com Deus

    ResponderExcluir