Sejam bem vindos ao site sobre a Bíblia do ponto de vista místico e esotérico

Informações a respeito de cabala cristã, martinismo, arqueologia bíblica, interpretações, textos místicos e assuntos relacionados



sábado, 22 de julho de 2017

Sobre a proibição de imagem dos servos de Deus, sobre graduação de egos e benevolência de Deus do mundo superior, conforme a cabala e tradição oral


Sobre a proibição de imagem dos servos de Deus, sobre graduação de egos e benevolência de Deus, do mundo superior, conforme a cabala e tradição oral







“Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra”. (Ex. 20:4)



“Não fareis outros deuses comigo; deuses de prata, ou deuses de ouro, não os fareis para vós”. (Ex. 20:23)



“se for o sacerdote ungido que pecar, assim tornando o povo culpado, oferecerá ao Senhor, pelo pecado que cometeu, um novilho sem defeito como oferta pelo pecado”. (Lev. 4:3)



“Mas é de eternidade a eternidade a benignidade do Senhor sobre aqueles que o temem, e a sua justiça sobre os filhos dos filhos” (Sal. 103:17)



“a benevolência de D'us passando de mundos superiores ao mundo inferior sobre aqueles que O temem” (idem, Tanya)







Hoje falaremos sobre temas como o uso de imagem, sobre a bondade der Deus, e sobre a graduação de egos, no que se refere a sacrifício pelos pecados cometidos. Vimos ao longo da história sobre diversas doutrinas e teorias sobre essas passagens bíblicas, mas muitas vezes sem se observar os mundos superiores ou espirituais. Geralmente se preocupa com a visão moral e apenas o mundo material. Sem sentido em muitos casos, uma vez que não mais temos o costume de certos sacrifícios, e nem nosso mundo vive sem as “imagens”, seja de nós mesmos ou de muitas coisas, incluindo personagens bíblicos e filmes. Também o Salmo 103 explica algo a mais do que apenas o tempo, mas se refere aos mundos superiores. Fato é que a cabala, bem como a tradição oral nos dão respostas a tudo isso.





Uma heresia referida pelo Talmud é a de Betusianos, que apenas acreditavam no que está escrito, na Torá escrita. Por outro lado, vemos que o texto por si gera muitas confusões. Já expliquei sobre isso em meu livro “Bíblia e Tradição Oral”, pois há uma necessidade de se saber a linguagem das raízes (espirituais). Assim vieram os sábios e os cabalistas, que revelaram a luz do Criador e a receberam, sendo isso revelado em momentos históricos mais recentes, após o ARI, Isaac Luria, e mesmo antes pelo Zohar, e que depois o foi ainda mais por Baal HaSulam, e mais atualmente por Michael Laitman.
 
Resultado de imagem para Michael Laitman



Na lição do Rab Laitman, a referência ao Levítico 4:3 e seguintes, se refere a gradação de desejos e de egos. Assim o pecado do sacerdote e assim de outras pessoas, conforme graus de desejo. Mas como lembra o rab, está na lição dos sábios o fato de que se escreve: “Eu criei a inclinação ao mal, eu criei a Torá como tempero para ela, pois a luz nela a retornará ao bem” (Kiddushin 30b). Assim não há pecado. Pois se estudarmos a Torá em grupo, revelaremos a qualidade da doação (não mais do ego..). Pois Torá vem da palavra Ohr, luz. Os desejos egoístas são chamados de Egito, e se começa a corrigir disso no Sinai. Mas o deserto do Sinai é de Sina (ódio), e assim ansiamos pela conexão. Os pecados são descobertos em nós, assim como o Egito em nós. Logo, todos os pecados internos foram preparados para nós desde o início.
 
 
Resultado de imagem para Deus no Sinai



Já no livro cabalístico do Likutei Amarim Tanya, fala-se no Salmo 103:17 como uma relação de mundos superiores espirituais e o nosso mundo. Nesse sentido que a benevolência de Deus passa dos mundos superiores até o mundo inferior. Isso significa que a luz de Deus, o infinito, Ein Sof, que irradia os mundos superiores tanto quantitativamente quando qualitativamente, se irradiam, até que os seres fiquem em um estado de autoanulação verdadeiro (ali falado em temor), sendo estes absorvidos na Luz do Criador. Estes mundos superiores são os hechalot (salões), com os anjos e almas dentro deles, os quais são chamados por seus nomes no livro cabalístico do Zohar. Logo, esse é o sentido do salmo.

 
Resultado de imagem para anjos de deus

Por fim, sobre a construção de imagens, o Talmud revel grande clareamento. Pois quando se diz para não fazer imagens em Êxodo 20:20, na verdade se diz no sentido de “Não fareis imagens dos meus servos que Me servem do alto”. Lá a discussão de início se refere a não fazer imagens do Sol e da lua, seguindo a proibição de se fazer um castiçal (menorá) e mesmo de se construir uma residência com as mesmas medidas e detalhes do templo sagrado. Mas em momentos de crise eles fizeram um candelabro de madeira, e as imagens de planetas são permitidas por não se conseguir as reproduzir. Não se poderia fazer um castiçal de 7 velas, mas se poderia de oito, e assim por diante. Em verdade, quando se refere aos “servos” do alto, se fala naqueles seres espirituais descritos na carruagem ou trono celestial, da visão de Ezequiel, assim aos Chaiot Hakodesh, aos seres de quatro faces. E a isso que se refere em última instância o versículo, e assim falou também Rashi.






Fontes



-Bíblia Sagrada, versão ebook João Ferreira de Almeida



-Michael Laitman, em programa Kab TV, de 27/11/2014, “Segredos do Livro Eterno”



-Likutei Amarin Tanya, volume 6, Editora Beith Lubavitch



-Talmud Bavli, Rosh Rashaná

Nenhum comentário:

Postar um comentário