Israel
como a terra do veado, Moisés e justos falecendo no aniversário, o
terço de dízimo e Satã enganado pela trombeta, segundo Talmud
“O que, porém, há
de vir contra ele fará o que lhe aprouver, e ninguém poderá
resistir diante dele; ele se fincará na terra gloriosa, tendo-a
inteiramente sob seu poder”. (Dan. 11:16)
“na terra do veado”
idem, Talmud bavli
“Prosseguindo Moisés,
falou ainda estas palavras a todo o Israel, dizendo-lhes: Cento e
vinte anos tenho eu hoje. Já não posso mais sair e entrar; e o
Senhor me disse: Não passarás este Jordão”. (Deut. 31:2)
“o número dos teus
dias completarei”. (Exo. 23:26)
“então eu mandarei a
minha bênção sobre vós no sexto ano, e a terra produzirá fruto
bastante para os três anos”. (Lev. 25:21)
“e a terra produzirá
fruto bastante para um terço da safra” idem, Talmud bavli
“Fala aos filhos de
Israel: No sétimo mês, no primeiro dia do mês, haverá para vós
descanso solene, em memorial, com sonido de trombetas, uma santa
convocação”. (Lev. 23:24)
“memorial de toque de
Shofar, convocação de santidade” idem, Bíblia Hebraica
Mais
uma vez tratamos da Bíblia de acordo com a interpretação dos
sábios. Aqui nos focamos mais em livros bíblicos de Daniel,
Deuteronômio, Êxodo e Levítico. Dentre os temas curiosos que nos
apareceram, estão desde que os justos (santos) falecem no dia de seu
aniversário, bem como de que a terra de Israel é chamada de terra
do veado, além de que há o terço de dízimo, referido ocultamente
em Levítico, bem como a questão da trombeta, o Shofar judaico, como
um meio de enganar Satã durante certa festa. Cada
vez o que assim nos faz perceber, é a infinitude do texto bíblico,
que vai muito além do que alguns religiosos nos ensinam. A
dita “trombeta”, que na verdade é Shofar judaico, que tem grande
simbolismo para a vinda do messias, e assim feito de chofre de
carneiro, e não uma outra trombeta que as pessoas possam pensar,
feita de metal. Fato é que a Bíblia revela
muito mais que um sentido literal ou meramente de lição moral.
No
que está citado em Daniel, sobre a terra gloriosa, ou melhor Érets
Tsví, “a terra desejada”, também pode ser interpretada como
“a terra do veado”. Isso se refere a fruto que será destinado a
dízimo, e que na terra de Israel ele amadurece mais rápido que
outras terras, em comparação ao veado que corre mais do que outros
animais. Isso também se refere ao um terço, e sobre essa regra
vemos em Levítico, a forma de interpretar três anos, que na verdade
se refere a um terço da safra, logo, onde se lê lishelósh (para
os três anos), leia-se lishelish (para
um terço da safra). E isso se refere ao sétimo ano, ao jubileu.
Deste modo,
nesse ano se deixa as coisas, e alguns interpretam que no sexto ano
seria tão abundante que no sétimo não se precisaria mais colher.
Sobre o porque de se usar um
chifre de carneiro, foi porque Abraão trocou Isaac por um carneiro,
assim sendo fiel a Deus.
Já
sobre aniversário, o mesmo é evitado por alguma igreja, mas muito
pelo contrário, os justos ou santos
falecem no dia de seu aniversário. Uma prova é Moisés no
que disse em último dia seu. Assim se ensina no
Talmud, onde se fala que o Santo, bendito é Ele, Se ocupa de
completar os anos do justo dia-a-dia
e mês-a-mês, que Deus garante que os justos morrerão no mesmo dia
e mês que tenham nascido, sendo seus anos assim completos. Por isso
se fala em Êxodo 23:26 que
os dias completarei, e esse é o sentido da expressão.
Por
fim, sobre Satã enganado, se fala no Talmud quando é tocado o
Shofar, mal traduzido por trombeta, de modo que sabe-se que Satã é
o acusador, assim ele se confunde, uma vez que os judeus amam a Torá
e cumprem os mandamentos em dobro, o que assim faz confundir a Satã,
que não os pode acusar. Também porque esses
toques anunciam a Era messiânica, quando a morte e as forças
negativas serão abolidas, e Satã assim se amedronta com o ato. Mas
em outros anos se toca uma teruá (de tristeza) e assim ele não fica
confundido, conseguindo os acusar. A isso que se
refere o Levítico citado. Mas na era messiânica
mesmo, não se necessita a referida confusão, uma vez que lá as
forças negativas não mais existirão.
Fontes
-Santa Bíblia, ebook
de João Ferreira de Almeida
-Bíblia Hebraica,
editora Sefer
-Talmud bavli, Rosh
Rashaná, editora Lubavitch
Mais uma vez seu texto esclarecendo algumas dúvidas(dízimo)... Realmente já vi tocar o Shofar em algumas celebrações, ex:Festa dos Tabernáculo.
ResponderExcluirMuito bom. obrigado por sempre me ler, querida.
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