O
milagre nas palavras simultâneas referentes ao Shabat, da serpente
flamejante, do milênio em ano 7000, ressurreição no 9000 e do bode
Azazel amarrado em pedra, segundo Talmud
“Guarda o dia do
sábado, para o santificar, como te ordenou o senhor teu Deus” (Dt.
5:12)
“Lembra-te do dia do
sábado, para o santificar”. (Êx. 20:8)
“Lembra-te do dia do
Shabat” (idem, Bíblia Hebraica)
“Então disse o
Senhor a Moisés: Faze uma serpente de bronze, e põe-na sobre uma
haste; e será que todo mordido que olhar para ela viverá”. (Num.
21:8)
“Faze para ti uma
serpente flamejante e coloque-a no alto de um mastro..” idem,Talmud
“Deus está na
assembleia divina; julga no meio dos deuses” (Sal. 82:1)
“Os olhos altivos do
homem serão abatidos, e a altivez dos varões será humilhada, e só
o Senhor será exaltado naquele dia” (Isa. 2:11)
“Depois de dois dias
nos ressuscitará: ao terceiro dia nos levantará, e viveremos diante
dele. (Ose. 6:2)
“E Arão lançará
sortes sobre os dois bodes: uma pelo Senhor, e a outra por Azazel”.
(Lev. 16:8)
Hoje
vamos falar de temas mais profundos, no sentido se discutirmos sobre
alguns assuntos ligados a algo mais extraordinário dentro da crença.
Assim tratamos de um referido milagre com relação a pronunciamento
sobre o Shabat, o que é traduzido por sábado, de tal modo que algo
pouco notado ocorreu e inclusive citado na Bíblia. Outro fato
interessante é que o Talmud fala com relação a serpente de Moisés,
aquela colocada em vara para proteger de picadas de víboras. Também
trataremos aqui de datas relativas e Milênio e ao tempo da
ressurreição, que em crenças é em muitas vezes calculado, mas sem
a devida tradição oral. E também falarei de
uma prática relacionada ao bode Azazel. Mas como outros temas
nossos, aqui haverá novidades a que muitas vezes nunca foram
comentadas, presentes na Torá
oral.
Um
detalhe e milagre pouco notado é ao que se refere ao Shabat
(“sábado”) no pronunciamento de Deus, de tal modo que Ele os
pronunciou em uma única elocução, tratando de lembrar e guardar
numa única palavra, o que seria impossível ao ser humano dizer, e
mesmo ouvir, e assim um milagre. Mas um segundo milagre teria
ocorrido quando todos os judeus conseguiram discernir cada palavra
com clareza. Por isso pode alguém achar que é contradição do
texto de Êxodo 20 e de Deuteronômio 5, mas ambos trataram apenas
desse milagre de em duas palavras que se fundem em uma única, ao
mesmo tempo.
Já
sobre o que se refere a serpente citada em Números 21, que aqui se
amplia o conceito e a chama ainda de “flamejante”, o que ainda
coloca algo mais místico no ocorrido. Mas se fala que não foi a
serpente que fazia morrer ou sobreviver, mas sim para que os
israelitas olhassem para o alto, e se arrependessem de seus pecados.
Para tanto, se comenta que esse fato lembra que apesar de coisas
ruins acontecerem aqui embaixo, mesmo assim são positivos nos Céus.
Para tanto, as coisas acontecem para o bem. Quando a pessoa se
conscientiza disso, ela milagrosamente passa a ver que as desgraças
se transformam em bênçãos. Ocorreu isso porque
eles estavam ingratos quando recebiam o maná caia do céu, e assim o
Eterno lhes mandou essas serpentes, e de tal modo que procuraram
Moisés para interceder por eles.
Sobre
o bode Azazel, citado em Levítico 16, o mesmo era levado para para o
deserto fora de Jerusalém, e empurrado para o precipício, expiando
assim os pecados do povo. No seu chifre se amarrava uma fica
escarlate, simbolizando os pecados de Israel, e essa fita ainda era
amarrada em uma pedra. Só que ocorria um milagre nesse evento: a
fita na queda ficava branca, anunciando que os pecados dos judeus
tinham sido expiados. Assim era amarrada metade
em uma rocha e metade na pedra. E por isso que Isaías se referia que
os pecados ficariam brancos como a neve: “ainda que os vossos
pecados são como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve”
(Isa. 1:18).
Por
fim, a respeito do dia da ressurreição, muito se tem tentado
calcular, e igrejas surgiram com essa promessa, muitas vezes errando
em suas previsões e profecias. Mas a tradição oral já tem alguns
números, e aqui em Talmud se fala em tais, se tomando por base o
calendário judaico. Lembrando que estamos em ano 5777. Já comentei
em outro texto que de 6000 anos, os 2 últimos seriam referentes ao
tempo do Messias. Fato é que depois disso que surge o mistério. Mas
ocorrerá a destruição, como se escreve ao final de seis milênios
o mundo como conhecemos deixará de existir, e assim durante o sétimo
milênio toda a Criação ficará em estado de Shabat. Outros dizem
que não apenas nesse Milênio o mundo ficará destruído, mas por
dois milênios. O mundo ficará despovoado durante sétimo e oitavo
milênios. Mas não devemos ficar tristes e espantados, pois no nono
milênio Deus nos ressuscitará em um mundo novo e viveremos diante
Dele.
Fontes
-Bíblia Hebraica,
Editora Sefer
- Santa Bíblia, versão
ebook João Ferreira de Almeida, de Microsoft Reader
-Talmud
Bavli, Rosh Rashaná, Editora Lubavitch
Essas dúvidas do sábado e da ressurreição eram coisas bem recorrentes pra mim, já que sempre ouvimos a respeito dos cálculos e sinais... cada vez mais, absorvo esses conhecimentos e me interesso a estudar mais sobre o assunto.
ResponderExcluirSim, e obrigado por esses conhecimentos lhe servirem, amiga. Esteja com Deus
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