Sobre
a adesão com Deus, devoção mística, alegria, animais, oração, o
justo que não cai, de acordo com Tzava'at Havirash e Baal Shem Tov
“É árvore da vida
para os que dela lançam mão, e bem-aventurado é todo aquele que a
retém”. (Prov. 3:18)
“Porque sete vezes
cai o justo, e se levanta; mas os ímpios são derribados pela
calamidade”. (Prov. 24:16) - “Agachou-se, deitou-se como leão, e
como leoa; quem o despertará? Benditos os que te abençoarem, e
malditos os que te amaldiçoarem”. (Num. 24:9)
“Mas eu sou verme, e
não homem; opróbrio dos homens e desprezado do povo.”. (Sal.
22:6)
“Quem guardar o
mandamento não experimentará nenhum mal; e o coração do sábio
discernirá o tempo e o juízo”. (Ecle. 8:5)
“Tenho posto o Senhor
continuamente diante de mim; porquanto ele está à minha mão
direita, não serei abalado”. (Sal. 16:8)
“Quando o Senhor teu
Deus te houver introduzido na terra a que vais a fim de possuí-la, e
tiver lançado fora de diante de ti muitas nações, a saber, os
heteus, os girgaseus, os amorreus, os cananeus, os perizeus, os
heveus e os jebuseus, sete nações mais numerosas e mais poderosas
do que tu” (Deut. 7:1)
Nesse
texto falaremos da adesão ao Criador (deveikut),
bem como da devoção mística (kavaná),
seja através da alegria de servir a Deus, seja através da oração
ou mesmo estudo da Torá (parte da Bíblia), bem como ao tema do
justo (tsadik) que não
cai, com a luz da sabedoria do rabi Israel Baal Shem Tov (1700-1760),
o mestre do bom nome, que era possuidor de nomes divinos para operar
milagres, e que também deixou muitos ensinos, e um no pequeno livro
chamado Tzava'at Havirash, que porém é de extensa sabedoria. Tudo
isso de acordo com o que separamos da Bíblia e de justos (tsadikim)
que serviram a Deus, e com lições presentes para nós todos que
procuramos a adesão ao Criador. Faremos também
apontamentos sobre a cabalá e sobre sefirot.
Como
um primeiro passo, falaremos que se precisa antes de tudo dominar a
alma animal, ou a yetzer hará, a má inclinação, de modo a
que não se veja no pecado e em sintonia com a árvore do
conhecimento (do bem e do mal), o outro lado. Assim a figura do justo
já não trem mais essa dificuldade, e mesmo que aparentemente caia 7
vezes, como lembra Provérbio 24:16, na verdade ele apenas é um leão
que se abaixa para atacar e superar a dificuldade, como complementa
Números 24:9, na lição do mestre. Pois o justo não é apenas
aquele que paga as contas, mas sim um santo, um tsadik, que
está constantemente ligado a Deus, em adesão (deveikut).
E
isso é o objetivo da Criação, conforme em seguida ensina cabalista
atual:
Disse
Rabi Michael Laitman: “O aspecto importante é ter em mente o nível
que o homem precisa alcançar a fim de doar completamente e não
receber nada para si mesmo. Neste caso a pessoa terá alcançado
a completude, com um verdadeiro deveikut
(ligação). Este é o objetivo da criação, e o homem foi criado só
para isso”. (Um guia à sabedoria oculta da cabalá, p. 120) .
Voltando ao Rab Baal Shem Tov, em muto isso se
faria pela oração, e em pensamentos que não se desviassem do
celestial e santo. Claro que isso sem afastar do estudo da Torá, que
apesar de acusações, o mestre também achava importante, como
ensina Provérbio 3:18, que ela, a Torá é uma árvore da vida.
Isso se dá por superar o egoísmo, e pela cabalá em se despertar o
ponto no coração, pela questão de saber quem é o Criador e de
onde veio. Mas uma oração, na lição de Baal Shem Tov, com mística
devoção, e alegria, não mortificação, mas alegria, constante,
acaba por fortalecer essa adesão. Também
ele faz um retorno a Deus, em teshuvá.
Sobre
os animais, e outros seres, cada criatura serve a Deus de acordo com
sua própria capacidade. Mesmo o verme citado no salmo mostra essa
afirmação. Todos os criados adoram a Deus, conforme Midrash Perek
Shivah, e mesmo a rã, conforme disse Yalkut
Shimoni referente a Salmo 150. Mas
continuando no tema de inferior e superior, assim se pode pensar nas
nações, que se referem a atributos (sefirot) de mal e impureza, que
são os 7 midot, atributos emotivos de impureza dessas sefirot (que
são puras): Chesed, Guevurah, Tiferet, Netzach, Hod, Yessod e
Malchut), e se refere a outro lado, a sitra achara. Apesar que a
nação Girgaseus
não é referida, uma vez a Malchut, pois essa sefira é apenas um
filtro para as primeiras seis. Isso conforme
Deuteronômio 7:1. E a oração eleva além disso, das nações que
seriam de desejos mais ligados ao egoísmo, e que não deixa se
chegar a adesão (deveikut).
Assim se pode até mesmo meditar nas letras hebraicas, que iluminam e
brilham, e que há núcleo espiritual nas letras da
Torá, que não são retratos de sons apenas, mas
sim núcleo espiritual da luz de Ein Sof.
Fontes:
-Santa Bíblia, edição João Ferreira de Almeida, em ebook Microsoft reader
-Tzava'at Havirash, de Baal Shem Tov, em http://www.chabad.org
-Um Guia à Sabedoria Oculta da Cabalá, de Micheal Laitman, Laitman Kabbalah Editora
"[...] Assim se pode até mesmo meditar nas letras hebraicas, que iluminam e brilham, e que há núcleo espiritual nas letras da Torá..."
ResponderExcluirSão com essas palavras, que gera em mim um sentimento cada vez maior em aprender e aprofundar mais sobre o assunto, alinhando-o a alguns estudos bíblicos já adquiridos. Parabéns pelo texto, como sempre, impecável! Tudo aquilo que nos aproxima mais do Criador, é maravilhoso e impagável. Você nos transmite isso muito bem!
Muito bom querida. bj
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