Sejam bem vindos ao site sobre a Bíblia do ponto de vista místico e esotérico

Informações a respeito de cabala cristã, martinismo, arqueologia bíblica, interpretações, textos místicos e assuntos relacionados



sábado, 16 de setembro de 2017

Sobre as esferas na Bíblia, a cruz que se pega e leva por Cristo, sobre Nossa Senhora Maria Madalena e treze atributos da caridade, de acordo com a cabala


Sobre as esferas na Bíblia, a cruz que se pega e leva por Cristo, sobre Nossa Senhora Maria Madalena e treze atributos da caridade, de acordo com a cabala





“O Senhor pela sabedoria fundou a terra; pelo entendimento estabeleceu o céu”. (Prov 3:19 – João Ferreira de Almeida )


 

“O Yerruah, com sabedoria fundou a terra, com entendimento preparou os céus” idem, versão Peshita




“Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me” (Mat. 16:24 – João Ferreira de Almeida)



“Então disse YE'SHUA aos seus talmidim: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si o seu madeiro, e siga-me” idem, Peshita



“Três dias depois, houve um casamento em Caná da Galiléia, e estava ali a mãe de Jesus” (Jo 2:1)


“Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai. Possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me acolhestes; estava nu, e me vestistes; adoeci, e me visitastes; estava na prisão e fostes ver-me”. (Mat. 25:34-36)













Cada vez que se lê a Bíblia se percebe um mundo infinito que se revela. Não se trata de inventar interpretações, mas de se ver mesmo o que a sabedoria ancestral revela. Essa sabedoria foi aquela que se recebeu, chamada cabala. Parece estranha, mas ao se ler um versículo como o de Provérbios, se percebe já nele duas sefirot ou esferas. Também a relação de Yeshua (Jesus) com o Pai, Abba, revela a dualidade pai-mãe presente na esfera de Keter, que está na coluna do meio da árvore da vida. E quando se fala na cruz, justamente o mestre fala do Ego. Ademais, Nossa Senhora Maria Madalena, que teve grande importância na vida do Senhor, foi injustiçada, apenas respeitada na gnose sophiana, ademais, entre outros raros grupos.




Voltando a Provérbios 3:19, se percebe ali alusão a duas esferas da árvore da vida da cabala, a Hokmah e Biná, e em plural céu, como está na Peshita, é um pouco mais claro, uma vez que o versículo refere-se a relação Hokmah-biná-da'at, e as nuvens se referem ao sétimo elevado céu. E de Hokmah vem um orvalho, cham,ado shefa, que alimenta todas as almas. Como a seiva de uma árvore, ou da árvore da vida. Isso nas lições de Tau Malachi e de sua cabala cristã.


Resultado de imagem para Cabala sefirot



Já na lição de Mateus 16:24, se percebe que não se trata de se carregar uma cruz literal em cada cristão, mas de um símbolo de seu ego. Outra lição gnóstica nesse sentido se refere que o significado de “negue a si mesmo”, como morte do eu psicológico; “Pegue sua cruz” como a regeneração e criação de corpos, e o “siga-me” se referindo a caridade e ensinamento a humanidade. Esses são os três fatores da revolução da consciência, dados por V.M. Samael. Na cabala o ego afasta o Criador, e Ele não se revela até que se anule a si mesmo em prol da conexão e adesão a Ele. Assim o amor próprio é trocado por amor ao próximo, que é a lição máxima de Yeshua e que resumo os mandamentos (mitzvot) e a Torá (Lei).


Resultado de imagem para Maria Madalena


No que se refere as bodas de Caná, há correntes que entendem ser uma iniciação ou mesmo o casamento do próprio Yeshua, como Nossa Senhora Maria Madalena, que parecia ser sua principal discípula, como ensina o Evangelho de Maria. A única Bíblia ou Torá que contém esse pequeno fragmento é o da Peshita. Assim disse Mirian de Magdala (Maria Madalena): “Não se lamentais nem sofrais, pois sua Hessed estará inteiramente convosco e vos protegerá”. Essa esfera da cabala também é de forma superficial traduzida como misericórdia ou graça, mas o significado de Hessed é bem mais amplo, em se pensando na esfera da árvore da cabala. Na verdade ela é a “noiva”, e ele o “noivo”, ou melhor, ela representa a esfera de Malkut, e ele de Tipheret. Ela é a Sophia que se une ao mestre Yeshua.

Resultado de imagem para Cabala sefirot

E Mateus 25:34 se refere as qualidades de Hessed, que é caridade. Assim cuidar de enfermos, dar de comer e beber, etc. Mas Hessed tem treze atributos, e os mesmos estão descritos em Êxodo 34:6-7: Misericórdia, benevolência, tardio para a ira, abundante em amor, e verdade, e guarda misericórdia, para a mil´sima geração, perdoa o pecado, rebelião, em erro e purificador. Assim quando Abraão quis salvar 50 pessoas de Sodoma, ou tsadikim/justos, o fez na analogia de 10 (sefirot) x 5 (olamot/mundos ou universos). Esses e muitos outros exemplos refletem a relação da Bíblia com a cabala.




Fontes:



- TAU MALACHI. Cristo Cósmico: a cabala do cristianismo gnóstico. Pensamento: São Paulo, 2015.



- Torah Hebraica Peshita. Editora Gregory.



- Santa Bíblia – versão João Ferreira de Almeida. Edição ebook microsoft reader.



- Samael Aun Weor. Os três fatores da revolução da consciência.




2 comentários:

  1. Com os estudos, algumas questões tendem a se esclarecer, e algumas até mesmo se chocar com antigos ensinamentos... muito interessante esse artigo!

    ResponderExcluir