Sejam bem vindos ao site sobre a Bíblia do ponto de vista místico e esotérico

Informações a respeito de cabala cristã, martinismo, arqueologia bíblica, interpretações, textos místicos e assuntos relacionados



domingo, 3 de setembro de 2017

Sobre a depressão como motivo de afastamento de Deus, e da alegria para servir ao Criador, bem como de Abraão simbolizando a alma, de acordo com a cabalá e Baal Shem Tov


Sobre a depressão como motivo de afastamento de Deus, e da alegria para servir ao Criador, bem como de Abraão simbolizando a alma, de acordo com a cabalá e Baal Shem Tov



 
Resultado de imagem para Abraão bíblico



“Servi ao Senhor com alegria, e apresentai-vos a ele com cântico”. (Sal. 100:2)



“Porque com conselhos prudentes tu podes fazer a guerra; e há vitória na multidão dos conselheiros”. (Prov. 24:6)



“Por não haveres servido ao Senhor teu Deus com gosto e alegria de coração, por causa da abundância de tudo (…)” (Dt 28:47)



“Esta é a porta do Senhor; por ela os justos entrarão” (Sal. 118:20)



“Porque este Deus é o nosso Deus para todo o sempre; ele será nosso guia até a morte”. (Sal. 48:15)



“Ora, havia fome naquela terra; Abrão, pois, desceu ao Egito, para peregrinar ali, porquanto era grande a fome na terra”. (Gên. 12:10)



“Subiu, pois, Abrão do Egito (…)” (Gên. 13:1)




Resultado de imagem para Depressão e fé





Atualmente veio o tema da depressão como foco em alguma mídia. Vejo que além da situação psicológica e mesmo antropológica, há uma situação existencial envolvida. Por sinal tive a sorte de ao ler o Baal Shem Tov, sábio judeu, relembrar da importância da fé e da oração, e mesmo de adesão ao Criador para se superar a depressão. Devemos assim servir a Deus com alegria, e estudar a Bíblia, orar e se desviar de pensamentos estranhos, para assim mantermos com adesão (deveikut) a Ele. Contudo, tudo isso revela uma situação espiritual mais profunda e novamente devemos recorrer a sabedoria da cabalá, a fim de compreender a linguagem dos ramos, e não nos levarmos pela ocultação do mundo. Logo temas como a má inclinação (ietser hará), nos darão a resposta para a origem espiritual da depressão, e a cura através de BORE, do Criador. Também isso revela-se por Abraão, e seu significado em nível espiritual.
 
 
Resultado de imagem para Israel Baal Shem Tov



Então, tudo começa com a má inclinação, que leva ao pecado, ou melhor, a se entristecer e deprimir pelo pecado do passado, mas que isso justamente não daria alegria para buscar o Senhor. Essa má inclinação, está no nível de inimigo espiritual, ou de klipot, de tal modo que se mostram os demônios. Já uma boa inclinação levaria a buscar o Criador com alegria, como se mostra no salmo e deuteronômio citados. Desta feita, a depressão teria apenas lugar por essa jogada de ietser hará, e ainda pela árvore da ciência, ou melhor, da morte, que revela níveis inferiores de espiritualidade, no exílio. Não se trata de um exílio histórico ou material, mas bem mais, de um exílio da alma no ego, e assim afastado do Criador, sem adesão a Ele. E é justamente isso que representa Abraão, que é a alma, e por outro lado, o Egito, que é a klipá, casca que oculta a luz. E como disse Baal Shem Tov: “A depressão, por sua vez, é um imenso obstáculo para o serviço do Criador, bendito seja” (Tzava'at Harivash). Logo, a depressão além de ser um mal para a própria pessoa, ainda a leva a desconectar da espiritualidade.

 
Resultado de imagem para rolo da Torá

Desta forma, contrariamente a depressão se tem os meios de busca, ou seja, o estudo e a oração. Não qualquer estudo, mas o estudo da Torá. E alegria no desempenho de todos os mandamentos, como um mandado de Halachá. Deste modo, se deve afastar do mal real ou imaginário, que afasta da concentração, de kavaná para essa oração. E pela oração se encontra a adesão ao Criador, e alegria. Mas a oração requer vigor, força e esforço, como ensina o Talmud Berachot 32b). E assim alguns até movimentam o corpo para orar. Mas há essa barreira para se chegar aos mundos superiores, e são as klipot, as cascas que ocultam a luz, ou os demônios. Mas uma vez conectado ao Criador, cada vez mais se sobe a escada. Não se deve assim se desanimar com a queda e com os obstáculos, mas persistir. E a depressão logo dará lugar a alegria de cantar ao Senhor. Pois o Criador deseja a nossa alegria, a satisfazer as criaturas. Para tanto, não se deve olhar ou responder ao malvado, como ensina o Talmud, pois a tristeza vem muitas vezes por se levar em atenção a provocações. E pode-se pensar no Salmo 118 como a oração sendo a porta para Deus. Deste modo se supera a depressão, pois se tem a adesão em êxtase a BORE, adesão (deveikut) ao Criador.







Fonte



BAAL SHEM TOV, Tsava'at Havirash, trad. J. Immanuel Schochet



Santa Bíblia, versão ebook de Microsoft Reader

Nenhum comentário:

Postar um comentário