Sobre
a depressão como motivo de afastamento de Deus, e da alegria para
servir ao Criador, bem como de Abraão simbolizando a alma, de acordo
com a cabalá e Baal Shem Tov
“Servi ao Senhor com
alegria, e apresentai-vos a ele com cântico”. (Sal. 100:2)
“Porque com conselhos
prudentes tu podes fazer a guerra; e há vitória na multidão dos
conselheiros”. (Prov. 24:6)
“Por não haveres
servido ao Senhor teu Deus com gosto e alegria de coração, por
causa da abundância de tudo (…)” (Dt 28:47)
“Esta é a porta do
Senhor; por ela os justos entrarão” (Sal. 118:20)
“Porque este Deus é
o nosso Deus para todo o sempre; ele será nosso guia até a morte”.
(Sal. 48:15)
“Ora, havia fome
naquela terra; Abrão, pois, desceu ao Egito, para peregrinar ali,
porquanto era grande a fome na terra”. (Gên. 12:10)
“Subiu, pois, Abrão
do Egito (…)” (Gên. 13:1)
Atualmente
veio o tema da depressão como foco em alguma mídia. Vejo que além
da situação psicológica e mesmo antropológica, há uma situação
existencial envolvida. Por sinal tive a sorte de ao ler o Baal Shem
Tov, sábio judeu, relembrar da importância da fé e da oração, e
mesmo de adesão ao Criador para se superar a depressão. Devemos
assim servir a Deus com alegria, e estudar a Bíblia, orar e se
desviar de pensamentos estranhos, para assim mantermos com adesão
(deveikut) a Ele. Contudo, tudo isso revela uma situação
espiritual mais profunda e novamente devemos recorrer a sabedoria da
cabalá, a fim de compreender a linguagem dos ramos, e não nos
levarmos pela ocultação do mundo. Logo temas como a má inclinação
(ietser hará), nos darão a resposta para a origem espiritual
da depressão, e a cura através de BORE, do Criador. Também isso
revela-se por Abraão, e seu significado em nível espiritual.
Então,
tudo começa com a má inclinação, que leva ao pecado, ou melhor, a
se entristecer e deprimir pelo pecado do passado, mas que isso
justamente não daria alegria para buscar o Senhor. Essa má
inclinação, está no nível de inimigo espiritual, ou de klipot,
de tal modo que se mostram os demônios. Já uma boa inclinação
levaria a buscar o Criador com alegria, como se mostra no salmo e
deuteronômio citados. Desta feita, a depressão teria apenas lugar
por essa jogada de ietser hará, e ainda pela árvore da
ciência, ou melhor, da morte, que revela níveis inferiores de
espiritualidade, no exílio. Não se trata de um exílio histórico
ou material, mas bem mais, de um exílio da alma no ego, e assim
afastado do Criador, sem adesão a Ele. E é justamente isso que
representa Abraão, que é a alma, e por outro lado, o Egito, que é
a klipá, casca que oculta a luz. E como disse Baal Shem Tov:
“A depressão, por sua vez, é um imenso obstáculo para o serviço
do Criador, bendito seja” (Tzava'at Harivash). Logo, a depressão
além de ser um mal para a própria pessoa, ainda a leva a
desconectar da espiritualidade.
Desta
forma, contrariamente a depressão se tem os meios de busca, ou seja,
o estudo e a oração. Não qualquer estudo, mas o estudo da Torá. E
alegria no desempenho de todos os mandamentos, como um mandado de
Halachá. Deste modo, se deve afastar do mal real ou imaginário, que
afasta da concentração, de kavaná para essa oração. E
pela oração se encontra a adesão ao Criador, e alegria. Mas a
oração requer vigor, força e esforço, como ensina o Talmud
Berachot 32b). E assim alguns até movimentam o corpo para orar. Mas
há essa barreira para se chegar aos mundos superiores, e são as
klipot, as cascas que ocultam a luz, ou os demônios. Mas uma
vez conectado ao Criador, cada vez mais se sobe a escada. Não se
deve assim se desanimar com a queda e com os obstáculos, mas
persistir. E a depressão logo dará lugar a alegria de cantar ao
Senhor. Pois o Criador deseja a nossa alegria, a satisfazer as
criaturas. Para tanto, não se deve olhar ou responder ao malvado,
como ensina o Talmud, pois a tristeza vem muitas vezes por se levar
em atenção a provocações. E pode-se pensar no Salmo 118 como a
oração sendo a porta para Deus. Deste modo se supera a depressão,
pois se tem a adesão em êxtase a BORE, adesão (deveikut) ao
Criador.
Fonte
BAAL
SHEM TOV, Tsava'at Havirash, trad. J. Immanuel Schochet
Santa
Bíblia, versão ebook de Microsoft Reader
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