Sejam bem vindos ao site sobre a Bíblia do ponto de vista místico e esotérico

Informações a respeito de cabala cristã, martinismo, arqueologia bíblica, interpretações, textos místicos e assuntos relacionados



segunda-feira, 5 de maio de 2014

Da virgindade de Maria, de Adão sem mulher e sem estômago e do Espírito Santo feminino, com relação a saberes da cabala cristã


Da virgindade de Maria, de Adão sem mulher e sem estômago e do Espírito Santo feminino, com relação a saberes da cabala cristã







“De toda árvore do jardim podes comer livremente;mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” (Gen. 2:16).



“Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” (Gen. 1:27).

 

“Então Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, uma vez que não conheço varão?” (Luc. 1:34)



“o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, ela se achou ter concebido do Espírito Santo” (Mat. 1:18)



“Alguns dizem que Maria concebeu por obra do Espírito Santo. Mas eles estão enganados. Não sabem o que dizem. Quando uma mulher alguma vez concebeu por obra de outra mulher?” (Evangelho de Felipe)





Pela leitura do príncipe dos filósofos, Jacob Böehme, que parece ter escrito muito sobre cabala cristã, vemos que os segredos envoltos nas Escrituras se cobrem de muitos mistérios. Isso segundo ele foi dado por uma revelação divina, mas percebemos também que se revela a sabedoria de uma tradição oral. A concepção e o nascimento do messias Yeshua (Jesus) se reveste de questão principal. Sua mãe, Miriam (Maria), parece ter para a concepção, quando teve a operação da Ruach haKodesh (Espírito Santo), que é feminina. Mas isso se resolve segundo Böehme, pois Maria teria manifestado uma natureza masculina, e se mantido virgem, haja vista o processo ser de essência celestial. Com Adão houve a falha nesse processo, de tal modo que em Miriam, veio o Messias reparar essa falha de Adão, do mesmo ter comido da árvore do conhecimento do bem e do mal (ou da morte).



Os gnósticos cristãos já sabia, que Ruach haKodesh (Espírito Santo) é feminino. Mas no presente evangelho citado, atestam a virgindade de Maria (Miriam), mesmo assim. Assim disse Böehme:Com relação à virgindade de Maria, com relação à vida terrestre, antes da benção, antes do coração de Deus ter se movido, não podemos dizer, de forma alguma, se ela era uma virgem completa e perfeita, de acordo com a primeira virgem antes da queda” ; “Compreendemos agora, o que Maria se tornou com a concepção, ou seja, uma virgem pura e verdadeira, de acordo com a parte celeste” e “Aqui ela toma a tintura do correto fogo e correto homem, e se torna também uma verdadeira virgem masculina, como era Adão em sua inocência..”. Assim se resolve o impasse da natureza feminina do Espírito Santo, e de Maria superar essa dificuldade. Ainda, Yeshua diz que no Reino dos Céus a mulher se torna homem, e que não haverá mais maridos e esposas, sendo assim para nós infrutífera a discussão do gênero nesses aspectos teológicos. Maria se tornou virgem para a condição de ter por filho Yeshua, o messias.

 


Citou-se Adão em sua inocência. Esse Adão, era macho e fêmea, antes de Eva. Para tanto, não necessitava de mulher, e assim ensina Böehme. Com a árvore da tentação, ele comeu, ou melhor, imaginou a criação da ajudante, através de seu lado ou sephira, mas isso não mais em sua condição de pureza ou de corpo celeste, mas material. Esse Adão inocente era imagem e semelhança de Yahuh (Deus), sem defeito ou limitação da carne. Tanto que “comer” significa uma analogia para imaginar, pois a Adão era permitido “nomear” as coisas, ou mesmo as criar. Esse Adão não tem também assim estômago. Citando novamente as lições do teósofo cristão, Böehme: “O corpo exterior recebia o alimento paradisíaco- que não era tomado no estômago ou carcaça, já que o homem não possuía este apêndice. Além disso, ele não possuía forma masculina ou feminina, pois era os dois (...)”. Então, houve uma necessidade material que não havia antes, e por isso da queda, uma vez que o Adão perfeito era espiritual ou celeste.

 


Para tanto, vemos que Adão possuía uma natureza pura, e que chamar Yeshua de Novo Adão é viável, haja vista que o primeiro antes do fruto proibido era assim celeste e angelical. Pois Yeshua possui assim a essencialidade celeste e partilha da qualidade dos anjos, sendo também superior aos mesmos, como Adão o era antes da queda. Isso implica uma forma de reprodução espiritual. Claro que no estado em que estamos, é mitsvá, mandamento, gerarmos filhos. Mas com o Reino prometido, levados pelo Messias, já não mais teremos essa natureza. E que esse mesmo Adão tinha o poder de ordenar os anjos, bem como de criar pela imaginação, sendo essa o fruto. E se com Eva não se pode permanecer em uma natureza eterna, tendo-se a morte e sofrimento, com o Novo Adão Yeshua, se pode superar essas dificuldades, encontrando uma terra de alegria, descrita no livro Revelação. Como está em Apocalipse 7:16: “Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede; nem cairá sobre eles o sol, nem calor algum”.



Fontes



A encarnação de Cristo – Jacob Böehme



Bíblia - versão Almeida – e rocket e-book



Apócrifos II




Nenhum comentário:

Postar um comentário