Sejam bem vindos ao site sobre a Bíblia do ponto de vista místico e esotérico

Informações a respeito de cabala cristã, martinismo, arqueologia bíblica, interpretações, textos místicos e assuntos relacionados



quinta-feira, 19 de junho de 2014

O sinal da barra de ferro, as mudanças temporais e luzes no nascimento e morte, árvore da vida como verdadeira felicidade. Da Igreja pequena e a esfera de profecia, em livro de Mórmon


O sinal da barra de ferro, as mudanças temporais e luzes no nascimento e morte, árvore da vida como verdadeira felicidade. Da Igreja pequena e a esfera de profecia, em livro de Mórmon





“E quando Moisés entrava na tenda, a coluna de nuvem descia e ficava à porta da tenda; e o Senhor falava com Moisés”. (Êx. 33:9)


“ e eis que a estrela que tinham visto quando no oriente ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino”. (Mat. 2:9)


“Era já quase a hora sexta, e houve trevas em toda a terra até a hora nona, pois o sol se escurecera” (Luc. 23:44)


“Vem, mostrar-te-ei a condenação da grande prostituta que está assentada sobre muitas águas;com a qual se prostituíram os reis da terra” (Apo. 17:1)




Já tratamos da referência a Jesus em outros Livros Sagrados que não a Bíblia, mas que a complementam, como o exemplo do Alcorão. Agora trataremos do que fala o Livro de Mórmon, e até onde ele entra em sintonia com a Bíblia e se torna uma Revelação Moderna, através de seus profetas da linhagem de José egípcio, e mais modernamente de Joseph Smith. De interesse é o profeta Néfi, que tem revelações sobre o nascimento, vida, morte e crucificação de Jesus, ou do messias, e da revelação aos Gentios, em um povo chamado de “branco”, que seria a América. Vale até onde isso nos complementa a Bíblia e fundamenta ainda mais a fé e a tradição sagrada, que foi dada de boca a boca e depois colocada em placas, pergaminhos e papiros.

Já ouvimos e lemos sobre as mudanças climáticas e milagrosas no momento do nascimento e ressurreição de Yehoshua (Jesus). Assim luzes apareceram no céu, quando da noite anterior, no sentido de deixar claro. Dias como se não houvesse noite. E uma nova estrela apareceu, que nunca antes havia sido vista. Também no momento de sua morte não houve luz pelo tempo de três dias, até que ele ressuscitasse. Isso está descrito em Capítulo 14 de profeta Helamã, também filho de Helamã.
 
 
 

Também se fala em duas igrejas, uma do cordeiro e outra do diabo. Essa última seria a grande, e chamada de prostituta, que tem domínio sobre a Terra, nações, tribos, línguas etc. Já a igreja pequena seria a do cordeiro, que aqui parece se referir a de “Jesus dos santos dos últimos dias”, já na América. Mas se fala também na restauração dos judeus nos últimos dias, ainda se referindo a casa de Israel como o povo do convênio do Senhor. Na verdade é a relação entre a “Oliveira” e o “Ramo”, e de como a revelação de Yahu (Deus) passou entre povos, chegando modernamente através do Messias (Yehoshua/Jesus). Isso descrito em profeta 1 Néfi 14,15.

De novidade é a citação de uma “barra de ferro”, como um sinal. Assim, vemos em 1 Néfi 11:25: “ E aconteceu que vi que a barra de ferro que meu pai tinha visto era a palavra de Deus, que conduzia a fonte das águas vivas, ou seja, a árvore da vida; águas que eram um símbolo do amor de Deus; e também vi que a árvore da vida era um símbolo do amor de Deus”. Vemos as pessoas procurando a felicidade, seja em dinheiro, prazeres e fama. Mas aqui percebemos que essa felicidade está na árvore da vida, cujo fruto traz a felicidade. Pois muito melhor que a felicidade passageira e ilusória, é aquela permanente. E essa se encontra na barra de ferro, que é a palavra de Deus.
 

Também vemos que para os profetas, há meios diferentes de Presença Divina (Shekiná), que antes tínhamos em colunas de fumaça e fogo, ou na montanha, tabernáculo, céus se abrindo ou outros meios. Aqui se fala em uma “esfera”, que mostra o caminho para o profeta. Além de conversa com anjos e instruções especiais. Assim se cita (1 Néfi 16:26,30): “E aconteceu que a voz do Senhor lhe disse: Olha a esfera e vê as coisas que estão escritas”; “E aconteceu que eu, Néfi, me dirigi ao cume da montanha, de acordo com as direções dadas na esfera”.

No mais o livro de Mórmon confirma a antiga e a nova aliança, tratando de Moisés, Abraão, José, bem como tantos outros, até Jesus e seus doze apóstolos. Vemos assim que existe mesmo alguma tradição que chegou até esse escrito, e que se resta alguma placa onde estava escrito essa Revelação Moderna, não sabemos, mas percebemos que a mensagem ali descrita se assemelha em muito aquela presente na Torá e nos escritos seguintes. Cabe confirmar o nascimento, as profecias cumpridas e tudo mais em relação a Yehoshua (Jesus), e que o povo judeus foi aquele da aliança, restando também aos gêntios um convênio ou aliança, através do cordeiro de Deus, o messias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário