Sejam bem vindos ao site sobre a Bíblia do ponto de vista místico e esotérico

Informações a respeito de cabala cristã, martinismo, arqueologia bíblica, interpretações, textos místicos e assuntos relacionados



terça-feira, 4 de novembro de 2014

Augúrios de Gideão, Eliezer e José bem como A avareza combatida na Bíblia


Augúrios de Gideão, Eliezer e José bem como A avareza combatida na Bíblia



 

“Até a cegonha pelo ar reconhece a estação, e as rolas e as andorinhas são fiéis à migração. O meu povo, porém, não conhece a lei do Senhor”. (Jer. 8:7)

 
“A taça que roubastes é aquela em que bebe o meu senhor e da qual se serve para as suas adivinhações.” (Gên. 44:5)

 
“Que é isto que fizestes? Não sabieis que sou um homem dotado da faculdade de adivinhar?” (Gên. 44:15)


“O poderoso, e o homem de guerra, o juiz, e o profeta, e o adivinho, e o ancião” Isaías 3:2


“provai-me por um sinal que sois vós que me falais” (Juí. 6:17)







Muitos homens santos de Israel tinham o dom de adivinhar, profetizar e interpretar sonhos. O exemplo que surge primeiro é o de José, que diz aos irmãos que tema faculdade de adivinhar. Fala-se também de uma tal “taça”, que servia a tal intento. O mesmo se diga das interpretações de sonho, que foram já aqui descritas em outros artigos, referente a José. Também Gideão interpretou sonhos e recebeu sinais, uma vez que assim os pediu para o anjo do Senhor.
 
 
 

Fato é que sempre houve um conhecimento ou ciência popular, e que isso não se relacionando a deuses pagãos, não importa em maior pecado. Mesmo porque muitos profetas receberam mensagens de Deus através de seus sonhos, e que sinais foram dados, como a pomba a Noé, pomba no batismo de Jesus, abutres, gafanhotos, as pragas do Egito e tantos outros. São sinais e agouros, e ainda a Presença Divina, em atos que mostra a Sua Shekiná. Mesmo porque os próprios animais usam de fenômenos da natureza para seus atos, como a migração, a locomoção, o que modernamente se sabe que eles percebem infra sons, luz ultravioleta e magnetismo, etc.
 
 

Esses sinais mostram ao crente uma prova do extraordinário, a que prova a existência de Deus. Mesmo aquela estrala que guiou os reis até o Salvador Jesus (Yeshua), o Messias, nos prova que nem sempre observar as estrelas ou seguir a intuição, interpretar sonhos (seu pais José e Maria também receberam em sonho), e assim prova que se tem de ter cuidado em condenar todos os acontecimentos e palavras dos sábios. Mesmo porque os profetas sempre foram vistos com desconfiança por incrédulos, e não se trata apenas de no passado existir o Espírito Santo (Haiot há Kodesh), mas que esse dom ainda existe, apesar de raro.
 
 
 

Também cabe uma reflexão sobre “testemunhos” dados em diversos lugares, onde parece que importa mais o dinheiro que o encontro de Deus (IHVH) e de Jesus. O testemunho devia ser antes encontrar Jesus, do que prosperar, comprar casa e carro. Mesmo pelo contrário, o apego e excesso de dinheiro é combatido na Bíblia, sendo pecado capital, a Avareza. Na Suma Teológica de Tomás de Aquino há capítulo dedicado a tal pecado, e ainda se amplia esse para outros excessos e exageros, como a fama, e coisas que se conquista com o dinheiro. Gregório fala que avareza também é querer se “elevar sem medida”. Pode-se citar várias passagens a respeito, como: Romanos 1:29; 1 Coríntios 9:9; 2 Coríntios 9:5; Ezequiel 22:27. Pois o que vale mais são só bens espirituais, não os desse mundo. Os reinos desse mundo são do Inimigo, e quem serve apenas a esse dinheiro, na verdade louva o bezerro de ouro e Satanás, quando pensa equivocadamente estar servindo a Jesus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário