Sejam bem vindos ao site sobre a Bíblia do ponto de vista místico e esotérico

Informações a respeito de cabala cristã, martinismo, arqueologia bíblica, interpretações, textos místicos e assuntos relacionados



sábado, 8 de abril de 2017

O pentecostes, os dois que se unem em nome de Cristo, a coroa de espinhos, segunda morte, Apocalipse e Livro de Daniel, de acordo com a gnose


O pentecostes, os dois que se unem em nome de Cristo, a coroa de espinhos, segunda morte, Apocalipse e Livro de Daniel, de acordo com a gnose



Resultado de imagem para pentecostes



“Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente veio do céu um ruído, como que de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. E lhes apareceram umas línguas como que de fogo, que se distribuíam, e sobre cada um deles pousou uma”. (Atos 2:1)



“Pois onde se acham dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles”. (Mat. 2:20) e

“ Então havendo recebido um cálice, e tendo dado graças, disse: Tomai-o, e reparti-o entre vós; E tomando pão, e havendo dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim”. (Luc. 18:17,20)



“E os soldados, tecendo uma coroa de espinhos, puseram-lha sobre a cabeça, e lhe vestiram um manto de púrpura” (João 19:2)



“E depois daqueles três dias e meio o espírito de vida, vindo de Deus, entrou neles, e puseram-se sobre seus pés, e caiu grande temor sobre os que os viram” (Apo. 11:11)



“E vi os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono; e abriram-se uns livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida; e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras”. (Apo. 20:11)



“E ouvi o homem vestido de linho, que estava por cima das águas do rio, quando levantou ao céu a mão direita e a mão esquerda, e jurou por aquele que vive eternamente que isso seria para um tempo, dois tempos, e metade de um tempo. E quando tiverem acabado de despedaçar o poder do povo santo, cumprir-se-ão todas estas coisas”. (Dan. 12:7)




Resultado de imagem para Juizo Final


Sempre quando se ouve sobre temas como pentecostes, Apocalipse, Daniel, bem como detalhes citados nesses livros santos, se busca um ponto de vista a fim de explicar as profecias. Procura-se datas, ataca-se outras igrejas cristãs, inventa-se absurdos. Assim foi e ainda está sendo em muitos lugares. Por falta de conhecimento, ou melhor, por falta de gnose, assim o fazem. Acha-se que as Escrituras apenas se referem-se a governos do passado, ou apenas a um aspecto moral e social, quando se esquece o aspecto individual e espiritual. E mesmo quando se procura um foco espiritual, se o faz por causa de dificuldades profanas e coisas do mundo, procurando justificar alguma melhora com milagre de igreja x ou y, e no sentido de se ampliar a arrecadação de dízimo e pensar apenas no dinheiro. Inventam-se datas, anticristos, confusões. Mas passemos esses detalhes, e busquemos o sentido profundo da Sagrada Escritura.



O primeiro acontecimento ou experiência mística importante é o Pentecostes. Citado em Atos, leva a se pensar no que ele se refere no sentido de línguas de fogo, e como o Espírito Santo ali esteve presente, com alguma manifestação. Mas será que isso se refere apenas a um acontecimento prodigioso? Ou revela algo em nós mesmos que ainda não desenvolvemos? Será que possessões em supostos “testemunhos”, espíritos inferiores se manifestando em igrejas, seriam manifestações semelhantes a ali descritas? A situação de se falar em línguas... E esse fogo, o que é esse fogo? Vejamos. Pentecostes é kundalini, o fogo ali descrito dela e está sobre a cabeça de cada apóstolo. O fogo da castidade e da energia sexual. É o fogo do Espírito Santo. Pois pentecostes veio após o gólgota, assim este gólgota é uma alta iniciação.

 
 
Resultado de imagem para Apocalipse

Sobre os dois ou três que se unem em nome de Jesus, parece que isso é usado de forma muitas vezes superficial. Não se trata de em qualquer festa, reunião, ou mesmo grupo se unir e falar no nome, mas de situações especiais. Assim como a Presença Divina, segundo judeus, ocorre em um grupo de 10 pessoas ou mais. Duas pessoas organizando algo, mesmo falando de Jesus, não seria o caso. Uma situação que pode servir é a ceia, a semelhança da que fez o mestre, e a missa. A missa guarda mais mistérios do que entendemos e também ocorrem muitos milagres pela eucaristia, o que revel a possibilidade dessa presença de Cristo. Mas em grupos que mentem, “shows de fé”, ilusionismos, testemunhos exagerados e demais ilusões, certamente não atraem Cristo, mas sim o demônio. É vaidade, é avareza, tudo por dinheiro. O mesmo se diga de músicas impróprias cantadas por sacerdotes e religiosos, e danças profanas em situações sagradas.

 
 
Resultado de imagem para Apocalipse

Já temas do Apocalipse e fatos relacionados ao Salvador, como a coroa de espinhos, a segunda morte etc, rendem ainda mais confusão. Interpretações literais não parecem ser o caso, uma vez que importa mais um sentido espiritual e atemporal. A vinda do messias é algo que promete uma grande transformação. Mas certamente isso tem características místicas. Mas essa coroa se refere ao sétimo chacra, ou centro/roda de energia, que está no topo da cabeça, e é a coroa dos santos, quando o fogo criador sai pela cabeça do iniciado. E Jesus foi o maior iniciado de nossa Era. Já a segunda morte na sua maior concepção é a dos mortos-vivos, as almas separadas de seu Íntimo, e o livro da vida existe mesmo, ele está no astral, no akasha, onde nada foge. A segunda morte é a desintegração de personalidades perversas, do eu animal. Já de livro de Daniel se fala sobre tempos, do homem vestido de linho, e muitos tentam calcular e adivinhar um fim de mundo etc. Mas não há mistério, ele fala das Idades, que são a de ouro (tempo), prata e cobre (tempos) e, de ferro (metade).







Fontes:



Bíblia Sagrada, versão João Ferreira – ebook



Estudos gnósticos sobre a Bíblia Hebraica, Editoral Mória

























Nenhum comentário:

Postar um comentário