Sejam bem vindos ao site sobre a Bíblia do ponto de vista místico e esotérico

Informações a respeito de cabala cristã, martinismo, arqueologia bíblica, interpretações, textos místicos e assuntos relacionados



sábado, 15 de julho de 2017

A importância da assembleia, o egoismo que afasta de Deus e a energia do Messias, de acordo com a cabala


A importância da assembleia, o egoismo que afasta de Deus e a energia do Messias, de acordo com a cabala



Resultado de imagem para judeus saindo do Egito coluna de fogo





“Levanta-te, resplandece, porque é chegada a tua luz, e é nascida sobre ti a glória do Senhor”. (Isa. 60:1)



“Deus misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade; que usa de beneficência com milhares; que perdoa a iniquidade, a transgressão e o pecado; que de maneira alguma terá por inocente o culpado; que visita a iniquidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até a terceira e quarta geração”. (Ex. 34:6-7)



“Nenhum bastardo entrará na assembleia do Senhor; nem ainda a sua décima geração entrará na assembleia do Senhor”. (Deut. 23:2)



“Quanto à assembleia, haverá um mesmo estatuto para vós e para o estrangeiro que peregrinar convosco, estatuto perpétuo nas vossas gerações; como vós, assim será o peregrino perante o Senhor”. (Num. 15:15)







Vemos em nossa sociedade contemporânea cada vez mais o egoísmo dominar, e separações de toda a ordem. Assim surgem ideia que classificam as pessoas em rótulos, e excluem as pessoas. Isso mesmo em religiões ocorre, tristemente. Por outro lado, há aquele aspecto que resume a lei, chamado de “amor ao próximo”. Desse modo se caminha com o Messias e compreende o reino dos céu ou o mundo vindouro. Mas isso de modo se faz em cada um por si, mas em um coletivo, ou que na Bíblia se chama de assembleia (sem acento na nova ortografia...). Esse coletivo é formado basicamente de dez pessoas, e como se diz no Talmud, “onde estiverem dez, lá estará a Divindade”. O mesmo se diga de dois que conhecem a Torá, como disse Rab Yeshua. Mas isso não se restringe a apenas uma raça, povo, igreja ou religião. A cabala fala de uma conexão, onde se tem de buscar ao criador, e por isso Ele é chamado de BORE, no sentido de “venha e veja”. E isso também é o significado de Israel, ou yashar kel, que é essa busca por correção.


Resultado de imagem para assembleia em israel desenho

Como dizem os sábios: “quando um peca, todos sentem”. Nesse sentido que se lembra do capítulo 34 do Êxodo. Desta feita, somos responsáveis pelos outros, no que se chama Arvut. Deste modo, como se lembra, “todo o Israel é garante um do outro”. Deste modo, sem sentido quem pensa evoluir espiritualmente no egoísmo, ou apenas isoladamente, numa salvação sem incluir sua assembleia. E isso nada tem a ver com um país ou região do mundo, mas sim com um estado de busca de correção e pela luz do Criador. Pois todo aquele que desperta seu ponto no coração, assim buscando a conexão com BORE, também tem de buscar a conexão com o irmão, em “ama o próximo como a ti mesmo”, e isso em especial dentro de sua assembleia ou dupla que conheça a Torá. Essa lição fica também naqueles que estudam o Talmud, que fazem em dupla. Também quando um peca, são todos sim responsáveis, e mesmo porque todos formam aquele primeiro criado, chamado Adão (ha Rishom). Havia uma só alma. Logo, somos todos como um.


Imagem relacionada

Reforçando sobre a assembleia, é dela que se diz em especial do número 10, que é o número de de sefirot da cabala. Pois a Criação se deu através de dez verbos ou pronunciamentos, como se lembra ainda em livro cabalístico de Bahir e se nota no Gênesis. Pois na assembleia que se revela Shehiná, e também assim se pode lembrar de coluna de fumaça, fogo e outros milagres descritos na companhia do povo de Deus. Isso se deu na saída do Egito, ou seja, não de um país no passado, mas daquele Ego que hoje e sempre nos acompanha, e nos afasta da luz que reforma, da busca do Criador. Também o bastardo citado em Deuteronômio 23 não quer dizer o filho bastardo (do mundo), mas sim aquele que pelo Ego não se deixa entrar num grupo que busque o Criador, pelo seu ego. Pois há ali linguagem de ramos e raízes, e nada se fala desse mundo. E isso do ego se inclui separar a má inclinação (yetzer hará), que revela a alma animalesca e o contato com demônios do outro lado. Pois assim na assembleia o pecado de cada um revela alguma responsabilidade de todos. Pois como se disse, havia uma só alma, e assim o retorno em mundo de Atzilut (reino espiritual) se dá também em conjunto, para restaurar a quebra da alma de Adão. E assim o Messias com sua energia será recebido por todas as nações.






Um comentário:

  1. Isso mesmo, Mariano! Vejo a cada dia o egoísmo imperar dentro das religiões, separando assim as pessoas com rótulos. É chegada a hora de compreendermos isso e amar o nosso semelhante como a nós mesmo... Mais uma vez, parabéns pelo artigo e por reforçar verdades encobertas.

    ResponderExcluir