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domingo, 2 de julho de 2017

Sobre a integridade de rei Dário/Ciro, sobre a cadela de Belsazar, o julgamento anual do povo judeu e as hostes celestes segundo Talmud


Sobre a integridade de rei Dário/Ciro, sobre a cadela de Belsazar, o julgamento anual do povo judeu e as hostes celestes segundo Talmud




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“Sucedeu, pois, que no ano quatrocentos e oitenta depois de saírem os filhos de Israel da terra do Egito, no quarto ano do reinado de Salomão sobre Israel, no mês de zive, que é o segundo mês, começou-se a edificar a casa do Senhor”. (I Reis 6:1)



“Também edificou o átrio interior de três ordens de pedras lavradas e de uma ordem de vigas de cedro”. (I Reis 6:36)



“Então Arão, o sacerdote, subiu ao monte Hor, conforme o mandado do Senhor, e ali morreu no quadragésimo ano depois da saída dos filhos de Israel da terra do Egito, no quinto mês, no primeiro dia do mês”. Num 33:38



“E tu, Belsazar, que és seu filho, não humilhaste o teu coração, ainda que soubeste tudo isso; porém te elevaste contra o Senhor do céu; pois foram trazidos a tua presença os vasos da casa dele, e tu, os teus grandes, as tua mulheres (Shegál) e as tuas concubinas, bebestes vinho neles; além disso, deste louvores aos deuses de prata, de ouro, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra, que não vêem, não ouvem, nem sabem; mas a Deus, em cuja mão está a tua vida, e de quem são todos os teus caminhos, a ele não glorificaste” (Dan 5:22-23) – Talmud – Rosh Rashaná 1 – 4A



“Filhas de reis estão entre as tuas ilustres donzelas; à tua mão direita está a rainha (Shegál), ornada de ouro de Ofir”. (Sal 45:9) - Talmud – Rosh Rashaná 1 – 4A



“Então cessou a obra da casa de Deus, que estava em Jerusalém, ficando interrompida até o segundo ano do reinado de Dario, rei da Pérsia”. (Esdras 4:24)



“Assim os anciãos dos judeus iam edificando e prosperando pela profecia de Ageu o profeta e de Zacarias, filho de Ido. Edificaram e acabaram a casa de acordo com o mandado do Deus de Israel, e de acordo com o decreto de Ciro, e de Dario, e de Artaxerxes, rei da Pérsia. E acabou-se esta casa no terceiro dia do mês de Adar, no sexto ano do reinado do rei Dario”. (Esdras 6:14-15)



“terra de que o Senhor teu Deus toma cuidado; os olhos do Senhor teu Deus estão sobre ela continuamente, desde o princípio até o fim do ano” (Deut 11:12)



“Assim foram acabados os céus e a terra, com todo o seu exército (as suas hostes)”. (Gen 2:1)


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Mais uma vez nos deparamos com a leitura da Bíblia explicada pelo Talmud, livro de tradição judaica com lições dos sábios, e encontramos certos detalhes especiais. Uma discussão em determinada parte é se as datas dos acontecimentos bíblicos são exatos no calendário, e assim se discute entre alguns acontecimentos estarem no mês de Nissan ou de Tishrei. Isso toma um foco no rei Dário, que foi importante a construção do templo, de princípio achado íntegro, mas depois degradado, ou a palavra mais exata bíblica, “fermentado”. Outro detalhe interessante é sobre o termo mulheres ou rainha desse rei, ou de outros reis, que usa um termo chamado Shegál, depois explicado. Também o rei Ciro pode levar a essa discussão, e seu nome mesmo (Coresh) significa íntegro (Casher). Mas o rei Dário (Dariavesh) foi quem permitiu após certo tempo a construção do templo, de modo que alguns sábios o acharam íntegro. Pois para os íntegros se usa o mês de Nissan, e já para os idólatras, outra mês para o ano novo. Ainda falei aqui do julgamento anual dos judeus, pelo Senhor, e das hostes citadas em Gênesis, que se referem a uma perfeita forma. Logo as vigas de cedro citadas em Reis revelam esse detalhe.



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Sobre o rei Dário, o problema foi as restrições que ele fez na construção do templo e não apenas ter misturado madeira na construção, mas de o fazer no fundamento do templo, o que o deixou vulnerável, e por isso o rei não foi mais considerado íntegro. Mas outros dizem que rei Dário nunca teria sido íntegro, mas por outro lado se confirma sua integridade por seu reinado ser contato com o mês de Nissan, como se fosse um rei judeu. Também Salomão na construção do templo teria misturado madeira na construção, mas não em seu fundamento e sem oferecer risco a sua estrutura.
 
 



Já em Deuteronômio 11:12 se fala em um julgamento anual de Deus, e assim há um detalhe não comemorado em que tempo do ano acontece isso. Rashi fala que isso ocorre no primeiro dia do mês Tishrei, onde o Todo Poderoso decide tudo o que acontecerá a todos os seres do mundo ao longo do ano inteiro, até o próximo Tishrei. Logo quem apenas espera um juízo final e antes disso acha que Deus está distante, basta relembrar esse capítulo da Bíblia e começar a repensar sua conduta e fé. Logo, desde o início do ano é é proferido o julgamento do que ocorrerá no final. Já no que se refere a Criação, se discute se a mesma ocorreu no mesmo mês de Tishrei. Pois se escreve que que a terra se cubra de vegetação e as plantas produzindo sementes e árvores de frutos. Assim sábios entendem que a Criação ocorreu já formada, pronta. Isso se prova pelo termo “suas hostes”, em Gênesis 2:1, onde em vez de se ler tsevaan (as suas hostes), se leia tsivionam (as suas características e formas). Assim com formas já perfeitas e acabadas. Todas as obras da Criação foram criadas assim crescidas.
 
 
 
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Em algumas partes da Bíblia se usa a palavra hebraica Shegál, que estranhamente se refere não a algo espiritual, mas a relação sexual, e a um certo termo um tanto controvertido, que significa “cadela”. No que se refere a rei Belsasar, há a rainha assim identificada com o mesmo termo, e assim os sábios se perguntam se uma cadela estava ao seu lado e poderia tomar vinho, além de ataques mais severos a expressão, em tom sexual. Mas o ensinamento que vem é que assim como a cadela é para os idólatras, a Torá é para os judeus. Logo a importância do espiritual parece ser o foco de judeus, enquanto de idólatras o caso de mulheres e sexo, no termo controvertido “cadela”. Também o livro de Ezequiel tem algumas expressões de ataque nesse sentido, assim como outros que se referem a povos estrangeiros, na Bíblia.









Fontes



Talmud bavli – Rosh Rashaná, editora Lubavitch



Bìblia Sagrada versão João Ferreira de Almeida, ebook Microsoft reader



Bíblia Hebraica – Editora Sefer








2 comentários:

  1. ���������� Essas interpretações e detalhes que você escreve são muito interessantes.

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  2. Muito bom e ´´e essa a intenção. Obrigado por ler e comentar, e farei um livro em novembro com esse material. bj

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