Sejam bem vindos ao site sobre a Bíblia do ponto de vista místico e esotérico

Informações a respeito de cabala cristã, martinismo, arqueologia bíblica, interpretações, textos místicos e assuntos relacionados



sábado, 19 de agosto de 2017

Sobre a adesão com Deus, devoção mística, alegria, animais, oração, o justo que não cai, de acordo com Tzava'at Havirash e Baal Shem Tov


Sobre a adesão com Deus, devoção mística, alegria, animais, oração, o justo que não cai, de acordo com Tzava'at Havirash e Baal Shem Tov









“É árvore da vida para os que dela lançam mão, e bem-aventurado é todo aquele que a retém”. (Prov. 3:18)



“Porque sete vezes cai o justo, e se levanta; mas os ímpios são derribados pela calamidade”. (Prov. 24:16) - “Agachou-se, deitou-se como leão, e como leoa; quem o despertará? Benditos os que te abençoarem, e malditos os que te amaldiçoarem”. (Num. 24:9)



“Mas eu sou verme, e não homem; opróbrio dos homens e desprezado do povo.”. (Sal. 22:6)



“Quem guardar o mandamento não experimentará nenhum mal; e o coração do sábio discernirá o tempo e o juízo”. (Ecle. 8:5)



“Tenho posto o Senhor continuamente diante de mim; porquanto ele está à minha mão direita, não serei abalado”. (Sal. 16:8)



“Quando o Senhor teu Deus te houver introduzido na terra a que vais a fim de possuí-la, e tiver lançado fora de diante de ti muitas nações, a saber, os heteus, os girgaseus, os amorreus, os cananeus, os perizeus, os heveus e os jebuseus, sete nações mais numerosas e mais poderosas do que tu” (Deut. 7:1)



Resultado de imagem para oração de profeta



Nesse texto falaremos da adesão ao Criador (deveikut), bem como da devoção mística (kavaná), seja através da alegria de servir a Deus, seja através da oração ou mesmo estudo da Torá (parte da Bíblia), bem como ao tema do justo (tsadik) que não cai, com a luz da sabedoria do rabi Israel Baal Shem Tov (1700-1760), o mestre do bom nome, que era possuidor de nomes divinos para operar milagres, e que também deixou muitos ensinos, e um no pequeno livro chamado Tzava'at Havirash, que porém é de extensa sabedoria. Tudo isso de acordo com o que separamos da Bíblia e de justos (tsadikim) que serviram a Deus, e com lições presentes para nós todos que procuramos a adesão ao Criador. Faremos também apontamentos sobre a cabalá e sobre sefirot.



 Resultado de imagem para Israel Baal Shem Tov

Como um primeiro passo, falaremos que se precisa antes de tudo dominar a alma animal, ou a yetzer hará, a má inclinação, de modo a que não se veja no pecado e em sintonia com a árvore do conhecimento (do bem e do mal), o outro lado. Assim a figura do justo já não trem mais essa dificuldade, e mesmo que aparentemente caia 7 vezes, como lembra Provérbio 24:16, na verdade ele apenas é um leão que se abaixa para atacar e superar a dificuldade, como complementa Números 24:9, na lição do mestre. Pois o justo não é apenas aquele que paga as contas, mas sim um santo, um tsadik, que está constantemente ligado a Deus, em adesão (deveikut). E isso é o objetivo da Criação, conforme em seguida ensina cabalista atual:

Resultado de imagem para Bnei Baruch

Disse Rabi Michael Laitman: “O aspecto importante é ter em mente o nível que o homem precisa alcançar a fim de doar completamente e não receber nada para si mesmo. Neste caso a pessoa terá alcançado a completude, com um verdadeiro deveikut (ligação). Este é o objetivo da criação, e o homem foi criado só para isso”. (Um guia à sabedoria oculta da cabalá, p. 120) . Voltando ao Rab Baal Shem Tov, em muto isso se faria pela oração, e em pensamentos que não se desviassem do celestial e santo. Claro que isso sem afastar do estudo da Torá, que apesar de acusações, o mestre também achava importante, como ensina Provérbio 3:18, que ela, a Torá é uma árvore da vida. Isso se dá por superar o egoísmo, e pela cabalá em se despertar o ponto no coração, pela questão de saber quem é o Criador e de onde veio. Mas uma oração, na lição de Baal Shem Tov, com mística devoção, e alegria, não mortificação, mas alegria, constante, acaba por fortalecer essa adesão. Também ele faz um retorno a Deus, em teshuvá.

Resultado de imagem para Tzavaat Harivash

Sobre os animais, e outros seres, cada criatura serve a Deus de acordo com sua própria capacidade. Mesmo o verme citado no salmo mostra essa afirmação. Todos os criados adoram a Deus, conforme Midrash Perek Shivah, e mesmo a rã, conforme disse Yalkut Shimoni referente a Salmo 150. Mas continuando no tema de inferior e superior, assim se pode pensar nas nações, que se referem a atributos (sefirot) de mal e impureza, que são os 7 midot, atributos emotivos de impureza dessas sefirot (que são puras): Chesed, Guevurah, Tiferet, Netzach, Hod, Yessod e Malchut), e se refere a outro lado, a sitra achara. Apesar que a nação Girgaseus não é referida, uma vez a Malchut, pois essa sefira é apenas um filtro para as primeiras seis. Isso conforme Deuteronômio 7:1. E a oração eleva além disso, das nações que seriam de desejos mais ligados ao egoísmo, e que não deixa se chegar a adesão (deveikut). Assim se pode até mesmo meditar nas letras hebraicas, que iluminam e brilham, e que há núcleo espiritual nas letras da Torá, que não são retratos de sons apenas, mas sim núcleo espiritual da luz de Ein Sof.


Fontes:

-Santa Bíblia, edição João Ferreira de Almeida, em ebook Microsoft reader

-Tzava'at Havirash, de Baal Shem Tov, em http://www.chabad.org

-Um Guia à Sabedoria Oculta da Cabalá, de Micheal Laitman, Laitman Kabbalah Editora

2 comentários:

  1. "[...] Assim se pode até mesmo meditar nas letras hebraicas, que iluminam e brilham, e que há núcleo espiritual nas letras da Torá..."
    São com essas palavras, que gera em mim um sentimento cada vez maior em aprender e aprofundar mais sobre o assunto, alinhando-o a alguns estudos bíblicos já adquiridos. Parabéns pelo texto, como sempre, impecável! Tudo aquilo que nos aproxima mais do Criador, é maravilhoso e impagável. Você nos transmite isso muito bem!

    ResponderExcluir