Sejam bem vindos ao site sobre a Bíblia do ponto de vista místico e esotérico

Informações a respeito de cabala cristã, martinismo, arqueologia bíblica, interpretações, textos místicos e assuntos relacionados



quinta-feira, 12 de junho de 2014

Sobre a veneração de imagens, Trindade, anjos antes do mundo, pecado na alma, pena após a morte e corpo espiritual em Agostinho de Hipona e cabala


Sobre a veneração de imagens, Trindade, anjos antes do mundo, pecado na alma, pena após a morte e corpo espiritual em Agostinho de Hipona e cabala




“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gên. 1:26)



“Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás” (Ex. 20:4-5)



“Naquela mesma noite, disse o Senhor a Gidão: Toma um dos bois de teu pai, a saber, o segundo boi de sete anos, e derriba o altar de Baal, que é de teu pai, e corta a asera que está ao pé dele”. (Juizes 6:25)



“Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório” (Êxo. 15:18)



A tradição cristã em muito se diferenciou da judaica, apesar de sua origem judaica. Parece que inseriu alguma mística no judaísmo, e assim interpretou a Torá ou a Lei de modo ousado, mas não foi contra a Lei e nem tirou a responsabilidade. Antes colocou responsabilidade, com a doutrina do inferno e purgatório, e ainda com a relevância que trouxe ao Filho, ou messias (Machiah), e ao Espírito Santo (Hayot ha Kodesh), que parece antes estarem mais em uma tradição oral. O meso se diga da concepção Tri-Una de Deus, chamada de Trindade, mas que ainda reconhece apenas um só Deus. Isso sem falar na veneração de imagens, mais como símbolos de fé, bem diferente da idolatria pagã, que colocava o ídolo como Deus. Ademais, o próprio IHVH (Deus) ordenou fazer querubins na arca da aliança, uma serpente no posto a Moisés e mais. Não sendo assim qualquer imagem que se referem os Dez Mandamentos, pois se o fosse não poderíamos ter fotografias. Ademais, a arqueologia bíblica descobriu gravuras e imagens construídas por cristãos primitivos, como um carneiro e peixes.
 
 
 

Lendo a Cidade de Deus de Agostinho de Hipona, percebemos essa tradição que nos foi herdada. Assim fala: “Nós, os cristãos, não cremos em Pedro, mas n'Aquele em quem Pedro acreditou; sendo deste modo que somos edificados pelas palavras de Pedro anunciadoras do Cristo" (A Cidade de Deus 8,54). e “A cidade celeste, ao contrário, conhece um só Deus, único a quem se deve o culto e a servidão, em grego chamada 'latreia' (adoração), e pensa com piedade fiel não ser devido senão a Deus” (A Cidade de Deus 19,17). A questão se concentra na noção de veneração, que é diferente da adoração. Veneramos uma imagem que leva até Deus, não a imagem em si. Senão cultuaríamos a arca da aliança, a arca de Noé e outras obras que Deus mandou fazer, e que ousamos reproduzir em “imagens”. Yehoshua (Jesus) na cruz se tornou o maior símbolo desse aspecto. Idolatria é ter um culto contrário a Deus, o que nas Escrituras se refere aos Baals, Asheras etc.

Sobre a Trindade, temos apenas a lembrança da importância do Machiach (Jesus) e do Espírito Santo, em trabalho junto a Elohim (Deus). Deus continua sendo único Deus. O Espírito Santo é o espírito do Pai e do Filho, segundo Agostinho. Isso explica o termo plural usado em Gênesis. A divisão trina está assim em imagem e semelhança no homem, pelo seu corpo triplo (nephesh, neshamá e ruach), bem como em sua anatomia (cabeça, tronco e membros). Isso ainda respeita a lei mística do triângulo, e nos leva a pensar no Grande Rosto a que se refere a kabalah, ou as três primeiras sephirot (Kether, Hokmá e Biná). Isso não faz de Deus mais que um, pois são emanações, e senão acusaríamos os cabalistas judeus de politeístas, o que não são.
 
 

 
 
Sobre os anjos anteriores ao mundo, fato é que provavelmente trabalharam e auxiliaram Elohim. Os anjo certamente já estavam antes com En Sof, esse aspecto ainda não compreendido ou oculto de Deus. Mas os mesmos anjos não são coeternos, e assim não devem ser cultuados nos lugar do Senhor. Sobre o pecado, muito se fala na tentação da carne. Mas o autor de Cidade de Deus se refere que o pecado vem da alma, o que talvez possamos entender no livre arbítrio e na razão humana. Seria muito fácil mesmo culpar a carne, e fugir de responsabilidades. Para isso há as penas após a morte, como no inferno (ou Gehena), e assim sofrendo o que ele chama de penas purgatórias. Mas nem todos que as passam sofrerão após Juízo Final. Claro que na ressurreição há uma nova natureza, o que passa a ser referido como corpo espiritual, apesar de Jesus ter se alimentado junto a seguidores (talmudim) após sua ressurreição. Fato é que Jesus poderia ter se materializado, como já comentamos. Mas esse corpo espiritual não sofrerá o mesmo que o carnal (atual), como prometido em livro do Apocalipse. Paulo já sabia, e comentava em suas cartas.




2 comentários:

  1. ficou cheio de misticismo, apesar de tentar tirar isso, ficou mistico demais

    ResponderExcluir
  2. Concordo. Vou me policiar. Mas essa a proposta do site. valeu e volte sempre

    ResponderExcluir