Sejam bem vindos ao site sobre a Bíblia do ponto de vista místico e esotérico

Informações a respeito de cabala cristã, martinismo, arqueologia bíblica, interpretações, textos místicos e assuntos relacionados



quinta-feira, 5 de março de 2015

A VIDA QUE VOLTA E AS GERAÇÕES


A VIDA QUE VOLTA E AS GERAÇÕES


Resultado de imagem para vida e alma na bíblia


“porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam”. (Exo. 20:5 – Almeida)



sobre terceira e quarta gerações dos que me aborrecem” (idem, Bíblia Hebraica)



“A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos simples” (Sal. 19:7 – Almeida)



“A Torá do Eterno é perfeita e reconforta a alma” (idem – Bíblia Hebraica)



“A lei de Iahvéh é perfeita, faz a vida voltar” (idem, Bíblia de Jerusalém)



Resultado de imagem para vida e alma na bíblia



Vemos que na Bíblia termos muitos são interpretados e nem sempre as traduções são fiéis ao original. Mesmo porque não se fala apenas da diferença de línguas, mas também de uma diferença cultural e histórica, antropológica. Ao ler um estudo sobre traduções bíblicas, de Severino Celestino da Silva, percebe-se essa diferença de traduções. Mas em alguns versículos se torna fundamental não se alterar muito, e talvez pela tradução muitas vezes vir do grego, da versão dos 70, acaba que uma confusão existe. Umas dessas palavras misteriosas se refere ao que se traduz por alma ou sopro, e que na verdade é o Espírito Santo, ou mesmo a alma que revive. Um mistério que surge também é de judaísmo acreditar na reencarnação, e aqui nesses versículos pode levar a pensar nisso. Mesmo que se entenda por ressurreição, fato é que os versículos citados acima nos fazem pensar em alguma forma de imortalidade ou pluralidade de vidas, independente da forma como se realiza.
 
 
 
Resultado de imagem para vida e alma na bíblia

Por exemplo, se pensarmos em gerações, se pode dar exemplos como as gerações de Adão, as de Caim, de Sete e assim por diante. Quando se lê o êxodo 20:5, se percebe que se visitar a iniquidade sobre as gerações, e não até as gerações, é em muito uma doutrina de responsabilidade dessa alma, que acaba por retornar, em forma de gilgul, e repete os mesmos erros, ou não se arrepende, ou retorna ao Senhor. Esse termo traduzido por arrependimento, e ainda pior, por “refrigério”, “reconforto”, que nada tem a ver com hebraico “mshibat”, que seria um retorno, no caso, retorno da alma. Também se traduz “até” quando na verdade é “sobre”. Até não se trata do significado do hebraico al (sobre). Teria de ser “ad”, pra traduzir-se por até. Também se traduz o reconfortou ou refrigério, mas o sentido é de retorno (palavra hebraica shuv). Não poderiam mesmo filhos inocentes pagar pela iniquidade dos pais, uma vez que o Messias operou essa obra de nos Salvar e perdoar pecados. Cabe não mais pecarmos para frente, e encontrar a metanoia, ou a transformação moral (que é mais que arrependimento).
 
Resultado de imagem para vida e alma na bíblia

Já o termo Torá se traduz de forma errônea como apenas “Lei”. Essa revelação que é a Torá, é um modo que o Senhor fez a Criação, e ainda continua. A Torá se torna o fundamentos de todas as coisas, e na verdade é um poder ainda invisível e cósmico. Também o que se traduz por vida, muitas vezes significa mais espírito ou alma, com termos nepheshe ou ruach. Logo, o Salmo 19:7 quer dizer muito mais que um reconforto da alma, mas sim a própria salvação da alma, para que essa possa novamente reviver. Esse processo se dá de acordo com o que disse o cabalista Shmuel Lemle, através das reencarnações (doutrina judaica de gilgul) até se atingir um estado em que se possa ressuscitar. Assim, para que o espírito volte, que se cumpre a Torá. Muitos sofrem para passar por esse processo, e estes têm a sua iniquidade visitada pelo Senhor. E pelo messias Ieshuah (Jesus) que encontramos esse caminho, cumprindo a revelação do Senhor, nosso Pai Celestial.

Um comentário: