Sejam bem vindos ao site sobre a Bíblia do ponto de vista místico e esotérico

Informações a respeito de cabala cristã, martinismo, arqueologia bíblica, interpretações, textos místicos e assuntos relacionados



domingo, 6 de agosto de 2017

Sobre a Torre de Babel, Nimrod, ego e o Criador, de acordo com a cabalá


Sobre a Torre de Babel, Nimrod, ego e o Criador, de acordo com a cabalá







“Disseram mais: Eia, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo cume toque no céu, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra. Então desceu o Senhor para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam; e disse: Eis que o povo é um e todos têm uma só língua; e isto é o que começam a fazer; agora não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer Eia, desçamos, e confundamos ali a sua linguagem, para que não entenda um a língua do outro. Assim o Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade”. (Gen. 11:4-9)




Resultado de imagem para torre de babel



Essa história se passou há 4000 anos. Para a construção da Torre na Babilônia não havia nenhuma pedra, então as pessoas queimaram a argila e fizeram tijolos para tal fim. E segundo o Midrash, ou a Torá oral, Babilônia conhecia o dilúvio, e assim se desejou fazer uma cidade em um lugar alto e nela com uma torre, como Nimrod propôs ao povo. Mas do mesmo povo há quem pensou que seria injusto Deus tratar diferente as pessoas do alto e de baixo, e se essa torre os salvaria ou não de um novo dilúvio. Na torre as escadas do leste eram usadas para cargas, enquanto as do oeste para pessoas inferiores. Mas por fim, houve tanta desconexão entre as pessoas, que uma não entendia a língua da outra.


Resultado de imagem para torre de babel


Disse Laitman: “Neste novo grau o ego é o rei, e seu nome é "Nimrod", da palavra, Meridah, ou seja, rebelião. 'E assim, as pessoas coroaram Nimrod para ser seu rei. E uma vez que todos eles se estabeleceram na Babilônia, Nimrod, essencialmente, tornou-se rei de toda a população da Terra'. Nimrod é uma força egoísta nova e poderosa que governa todo o ego. E é contra esta força que você deve lutar agora” (p. 117).


Resultado de imagem para torre de babel

 
Cada subida na espiritualidade é precedida por uma descida. O ego é assim Nimrod e seu povo. A torre está dentro de nós. Mas o progresso sem conexão como Criador está fadado a ruína. Nos dias atuais trabalhamos muito e até construímos, mas temos uma sociedade afundada em drogas e depressão. Divórcios colocam as famílias em ruínas. De certo modo vivemos pior do que os homens da caverna, segundo Laitman.



Resultado de imagem para bnei baruch


E isso revela mais um truque do ego, que também se mostrou no faraó do Egito. Na Torre, mesmo pessoas que caiam mortas não tinham importância. O ego acaba por fazer se esquecer de amar o próximo como a si mesmo. Mesmo Abraão aos seus quarenta e oito anos passou perto da torre e se opôs a sua construção, entendendo que esta não pode substituir o Criador. Abraão foi o primeiro cabalista. Desse modo que se pode dizer: puça o Abraão em você. Assim se encontra o ponto no coração, ou quando se questiona de onde vieram todas as coisas. O fenômeno de recusar a se corrigir é o que se denomina de construção de torre de Babel. O ego deve assim ruir, assim como caiu a torre. Mas justo depois, e mesmo por lá que surge a sabedoria da cabalá, e que vem se abrindo e superando mitos a que foi envolta.







Fonte



- Santa Bíblia. Versão João Ferreira de Almeida, ebook Microsoft Reader



- LAITMAN, Michael. Os Segredos do Livro Eterno: o significado das histórias do pentateuco. Laitman Kabbalah Publishers. 2014








2 comentários: