Sejam bem vindos ao site sobre a Bíblia do ponto de vista místico e esotérico

Informações a respeito de cabala cristã, martinismo, arqueologia bíblica, interpretações, textos místicos e assuntos relacionados



quinta-feira, 29 de maio de 2014

Aspectos místicos nos estudos bíblicos


Aspectos místicos nos estudos bíblicos


Então houve guerra no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão. E o dragão e os seus anjos batalhavam, mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou no céu”. (Revelação 12:7)



viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram”. (Gênesis 6:2)



Ao dizer isso, voltou-se para trás, e viu a Jesus ali em pé, mas não sabia que era Jesus”. (João 20:14)



Abriram-se-lhes então os olhos, e o reconheceram; nisto ele desapareceu de diante deles”. (Lucas 24:31)





Já vimos vários pontos em que notamos estudos bíblicos com certa tendência mística. Isso de modo algum constitui heresia ou quebra de dogma, mas sim ensinamento elevado que reflete uma tradição oral. Já tratei de tradições judaicas, evangélicas, católicas, martinistas, cabalistas, teosóficas e tantas outras, a fim de mostrar que a Bíblia tem uma profundidade hermenêutica, e que relatos como relativos a anjos, queda, carruagem de Deus e outros têm fundamento. Nesse artigo falo de ensinamentos dos Testemunha de Jeová, haja vista ler algum material a respeito, pesando com o que já vi em outras tradições cristãs.

De interesse é a abordagem altamente interpretativa das obras da Sociedade Torre de Vigia, que vão além do texto literal. Informações raras sobre profecias e sobre a queda dos anjos, bem como sobre a constituição do corpo de anjos e daquele que será usado após ressurreição, bem como sobre o livro Revelação. De início percebi que o autor fala que Jesus é o Arcanjo Miguel, e que assim se trata dele ressuscitado. Já li em tradições cabalistas que me pareceu ser Jesus um anjo chamado Metatron. Fato é que no cristianismo primitivo muitos achavam que Jesus (Yehoshua) era um anjo, ou até mais. O Metatron é o “anjo da face”, e ele poderia ver Deus face a face, uma vez que notamos na Bíblia relatos de profetas que assim não podiam se portar. Já Miguel (ou Micael), é um arcanjo de grande importância, em especial em operações teúrgicas. Vemos ele retratado vencendo Satanás, ou ferindo um Dragão. Dragões ou Bestas são retratados no livro de Revelação.
 
 

Sobre a queda dos anjos e de Lúcifer, já vimos em várias tradições o evento, mas sem achar o nome escrito na Bíblia, e sabendo que isso vinha em uma tradição oral. Nos Evangelhos ditos apócrifos, existe mais detalhado o evento e sabemos que então se trata de uma fonte verdadeira. E a guerra no céu entre anjos teria acontecido em 1945, segundo o autor de livro “Poderá viver para sempre no paraíso na Terra”. Isso porque em Daniel se profetizar sete tempos numa árvore simbólica. Já tratei desses sete tempos em meu livro Comentários a Bíblia e outros, e os mesmos pensei se referir a um tempo bem mais considerável. Contudo o ano tem sua importância por vermos nesse a Primeira Guerra Mundial, e por mais alguns anos. Os anjos poderiam estar influenciando o temperamento das pessoas do mundo. Contudo mostra o saber místico por trás desse chave sétupla.
 
 

Também que os anjos namoraram as mulheres, e não gigantes. Esses anjos mesmo tendo corpo espiritual, de certa forma se materializaram. Assim ocorreu com Jesus após ressurreição, o qual já não possuía o mesmo corpo. Isso me lembra certa doutrina mística que fala de Jesus ter voltado em um “corpo vital”, e assim não sujeito a tantas necessidades, como o corpo carnal. De qualquer forma é uma nova natureza. E que se reveste de eternidade. Os anjos então construíram para si corpos carnais, a fim de aqui no mundo para tomar mulheres por esposas. Os filhos dessa relação se tornaram gigantes. Diz que esses no dilúvio não se afogaram, e que retornaram ao céu em corpo espiritual (p. 95). Mas Jesus parece ter usado de um corpo diferente para aparecer após a ressurreição a Apóstolos e a Madalena, e por isso da dúvida de Tomé, não por sua falta de fé. Por tudo isso, com essa visão mística se começa a desvelar o texto, antes obscuro e misterioso.

2 comentários:

  1. Para quem ja conhece, os seres: baal;deus; senhor; iesus; iezeus; jesus; YOHWAH; YOHWAHSHUA e o mais resente maitreya. Fica dufícil entender qual a intenção de texto. Ou mesmo, quem é quem (?), por traz de tanta meia palavra (falar sem ferir, aos já mortos) !!!...

    ResponderExcluir
  2. Para quem ja conhece, os seres: baal;deus; senhor; iesus; iezeus; jesus; YOHWAH; YOHWAHSHUA e o mais resente maitreya. Fica dufícil entender qual a intenção de texto. Ou mesmo, quem é quem (?), por traz de tanta meia palavra (falar sem ferir, aos já mortos) !!!...

    ResponderExcluir